Nas últimas três semanas o Cinema na Calçada propôs uma viagem de norte a sul do Brasil por meio do cinema. Para a última exibição do projeto, é a vez do Estado goiano ser homenageado, por meio da Mostra Goiás, nesta quinta-feira, às 19h30, na porta do Grande Hotel. Realizado pela produtora goiana Panaceia Filmes, o Cinema na Calçada conta com o patrocínio dos Correios e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Goiânia, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Em sua terceira edição, o Cinema na Calçada tem a proposta de levar cultura, sustentabilidade e democratização audiovisual através de mostras temáticas de cinema. A rua torna-se espaço para exibição de filmes, contribuindo na formação e sensibilização do público para o curta-metragem, formato de filme que cresce cada vez mais em todos os cantos do País.
Para a última exibição do projeto, o cinema de Goiás promove um intercambio cultural com o Brasil. Trata-se de seis curtas-metragens escolhidos a dedo pela produtora audiovisual Maria Abdalla: Atrás da História (ou no Coração do Filme), de Jarleo Barbosa; Ainda que se Movam os Trens, de Marcela Borela, Vinícius Berger e Henrique Borela; Carrossel, de Rafael de Almeida; A Vida de Cada Um, de Vasconcelos Neto; Nostalgia, de Pedro Novaes; e Viagem na Chuva, de Wesley Rodrigues.
Os filmes já passaram por outros festivais de todo o País e são destaques na produção do Estado. De acordo com a curadora, Goiás vive atualmente um momento singular para o cinema. “O panorama audiovisual alcançou nos últimos anos um número bastante expressivo de produções e segue em ritmo acelerado. O resultado são obras cada vez mais ricas e diversificadas. Nesse cenário é visível a dominação dos curtas-metragens, que ultimamente tem apresentado uma qualidade pontual, refletindo diretamente na circulação destes filmes nas telas dos festivais nacionais e até mesmo internacionais.”
Paraíba, Paraná e Amazonas foram os três estados homenageados pelo Cinema na Calçada ao longo do mês de setembro. Com filmes das respectivas regiões, as produções foram escolhidas por curadores do próprio lugar de origem. De acordo com a coordenadora geral do projeto, Larissa Fernandes, o Cinema na Calçada levanta discussões sobre acesso e ocupação do centro da cidade e propõe ações visando à consciência sustentável e o respeito ao meio ambiente, com a doação de sementes e mudas de plantas para o público.
“Nas últimas semanas, a rua tornou-se um espaço múltiplo para a exibição de filmes, contribuindo na formação e sensibilização do público para o cinema nacional, que cresce cada vez mais em todos os cantos do País. O Cinema na Calçada agrega história, por apoiar-se no Grande Hotel, símbolo de Goiânia, e, além disso, na democratização e do acesso à cultura e arte. Ocupar o Setor Central foi um dos caminhos alcançados ao longo desta terceira edição do projeto”, conta Larissa.
CIDADE DE SENTIR E DE VIVER
Além das mostras, o Cinema na Calçada conta ainda com a exposição fotográfica Cidade de Ver. Cidade de Sentir. Cidade de Viver. Trata-se de um trabalho realizado pela Panaceia em parceira com A Deriva Fotográfica do Bem, expedição fotográfica pelo centro da cidade, em que se reúnem diversos fotógrafos que realizam resgate da memória e da vida na região central da capital goiana. A exposição fica até o final do mês no Grande Hotel, das 9h às 17h.
E a terceira edição do Cinema na Calçada vai muito além do Grande Hotel. Três escolas da rede pública de Goiânia receberam em agosto atividades com o intuito de promover um contato único dos alunos com a produção audiovisual, através da realização de oficinas de Animação em StopMotion. Os filmes realizados pelos estudantes também foram exibidos para toda a comunidade, junto a outros filmes, na Mostra Cinema na Escola.
ANOTE
CINEMA NA CALÇADA
Mostra Goiás
Exposição: Cidade de Ver. Cidade de Viver. Cidade de Sentir
Data: 25 de setembro
Horário: 19h30
Local: Grande Hotel
Entrada Franca
==> Foto: Divulgação
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário