Detran realiza operação Segurança e Consciência

BRASÍLIA (1º/9/14) – Para complementar as ações educativas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal dá início, este mês, a um novo modelo de operação de fiscalização com o objetivo de diminuir o número de acidentes nas vias urbanas.

A peração Segurança e Consciência terá foco no combate às irregularidades de trânsito que comprometem a segurança de condutores, passageiros e pedestres, como utilizar o celular enquanto dirige, não utilizar cinto de segurança e não parar em faixa de pedestre.

O novo formato de fiscalização compreende dois tipos básicos de ações: Pontos de Controle e Fiscalização e Patrulhamento Ostensivo. Os pontos fixos de fiscalização, bem como as rotas de patrulhamento, são selecionados a partir dos dados estatísticos de acidentes fatais e com vítimas feridas.

Assim, as vias mais sensíveis de cada região do DF, as entradas e saídas das cidades e as proximidades de faixas de pedestres serão monitoradas pelas equipes de fiscalização, principalmente nos horários de grande fluxo de veículos - das 6h30 às 9h, das 11h às 15h e das 17h às 19h.

Fora dos horários de pico, haverá patrulhamento e abordagem de condutores infratores que colocam em risco a própria vida e a de outros usuários da via, entre 9h e 11h, 15h e 17h e entre 19h e 21h.

A meta do órgão é realizar, somente no mês de setembro, uma média de 1.440 ações em pontos fixos e outras 1.440 em patrulhamento, perfazendo um total de aproximadamente 6.000 horas de fiscalização com foco na segurança e consciência dos brasilienses.

Da Agência Brasília, com informações do Detran

==> Foto: Mary Leal / Arquivo

0 comments:

Postar um comentário