Meeting Internacional de Ginástica Rítmica define campeões do Conjunto Geral

O IV Meeting Internacional de Ginástica Rítmica, competição criada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e que faz parte do calendário oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG), teve início na manhã deste sábado (16). A primeira campeã desta edição foi a Rússia, que venceu no Conjunto Geral, seguida pela Espanha e Brasil. Na parte da tarde, a partir das 16h, o campeonato segue com as provas do Individual Geral, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, em Vitória (ES).

A Rússia, com 35,450 pontos - 17,500 nos cinco pares de maças e 17,950 nas três bolas e duas fitas -, ficou com o ouro. A prata foi da Espanha, com 34,300 - 17,550 nas maças e 16,750 na bola e fita. As brasileiras conquistaram 30,950 - 16,500 nas maças e 14,450 na bola e fita.

"As meninas estão preparadas e isso foi apresentado nos treinamentos e nas apresentações extras que fizeram durante os Brasileiros de Rítmica e de Artística, mas na hora ficaram ansiosas. A Rússia é a atual campeã Olímpica e a Espanha é atual campeã Mundial no conjunto de maças. Elas têm um ritmo muito intenso de competição, inclusive, estão vindo direto da Copa do Mundo da Bulgária e isso acaba pesando nesses momentos", analisou Camila Ferezin, técnica da Seleção Brasileira, que comanda as ginastas Beatriz Pomini, Eliane Sampaio, Francielly Machado, Gabrielle Silva, Isadora Magalhães e Mayra Gmach.

Francielly é capixaba de Vila Velha (ES) e contou que a experiência de competir em casa está sendo importante. "É uma emoção grande. O público passa para a gente uma energia muito positiva. Isso faz com que nossa responsabilidade aumente ainda mais", disse.

Para ela, que diz gostar bastante do arco, a equipe está no caminho certo para crescer cada vez mais nas competições. "Estamos trabalhando para chegar no topo e creio que conseguiremos. Nós temos treinado bastante e estamos com vontade de crescer e evoluir. Participar dessa competição com potências nos ajudará muito", destacou a jovem de 18 anos.

Os Conjuntos voltam a se apresentar pelas finais por aparelhos neste domingo (17). A programação tem início às 9h. As decisões terão transmissão, ao vivo, no programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

Antes disso, ainda hoje, a partir das 16h, serão as apresentações que valem medalhas pelo Individual Geral. A Seleção Brasileira Individual é formada por Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski, Emanuelle Lima e Natália Gáudio. Estão na disputa também Chile, Espanha, Portugal e Rússia.

Resultados finais

Conjunto Geral
1º Rússia, com 35,450
2º Espanha, com 34,300
3º Brasil, com 30,950

Lista de participantes

Brasil

Seleção Individual: Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski, Emanuelle Lima e Natália Gáudio
Técnica: Anita Klemann

Seleção de Conjunto: Beatriz Pomini, Eliane Sampaio, Francielly Machado, Gabrielle Silva, Isadora Magalhães e Mayra Gmach
Técnica: Camila Ferezin
Coreógrafa: Bruna Martins

Chefe de delegação: Cristina Vital
Árbitras: Célia Santos, Gizela Batista, Maria da Conceição Costa e Monika Queiroz

Chile

Seleção Individual: Ignacia Baeza, Sofia Aguirre e Valeska Gonzalez
Técnica: Katerina Ivanova
Chefe de delegação: Jorge Castro
Árbitra: Zulema Monroy

Espanha

Seleção Individual: Natália Garcia
Técnica: Sara Martinez

Seleção de Conjunto: Alejandra Flores, Artemi Castro, Elena Benaches, Lourdes de Mora e Sandra Navarro
Técnica: Anna Baranova

Chefe de delegação: Anna Baranova
Árbitra: Maria Rico

Portugal

Seleção Individual: Maria Canilhas
Chefe de delegação: Ana Lúcia Ferreira

Rússia

Seleção Individual: Aleksandra Soldatova

Seleção de Conjunto: Aleksandra Semenova, Anastasia Makisimova, Anastasia Tatareva, Daria Avtonomova, Diana Borisova e Maria Tolkacheva
Técnica: Tatiana Sargaeva

Chefe de delegação: Tatiana Sergaeva
Árbitra: Natalyia Orlova

Programação

Sábado (16)
16h às 18h: Competição Individual
18h15: Cerimônia de premiação Individual - Individual Geral

Domingo (17)
9h às 9h20: Final Individual - arco
9h20 às 9h40: Final Individual - bola
9h45 às 10h: Cerimônia de premiação Individual - arco e bola
10h às 10h15: Final Conjunto - cinco pares de maças
10h30 às 10h45: Final Conjunto - três bolas e duas fitas
10h45 às 11h: Cerimônia de premiação Conjunto - cinco pares de maças e três bolas e duas fitas
11h às 11h20: Final Individual - maças
11h20 às 11h40: Final Individual - fita
11h45 às 12h: Cerimônia de premiação Individual - maças e fita

Serviço
IV Meeting de Ginástica Rítmica
Data: 15 a 17 de agosto
Local: Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, localizado na Rua Dário Lourenço de Souza, S/N, Bairro Mário Cypreste, Vitória (ES)
Entrada gratuita

==> Foto: Ricardo Bufolin / CBG

0 comments:

Postar um comentário