Historiografia mineira ganha reforço com obras de e sobre Diogo de Vasconcelos

A Coleção Historiografia de Minas Gerais, da Autêntica Editora, coordenada pelos historiadores Mariza Guerra de Andrade e Francisco Eduardo de Andrade, se apresenta em duas séries: Universidade, constituída de trabalhos acadêmicos inovadores, que possibilitam a ampliação do panorama recente sobre os estudos históricos mineiros, e Alfarrábios, formada por obras, algumas desconhecidas no presente, cujas edições, há décadas, mostraram, de alguma forma, uma inovação historiográfica quanto aos temas, às abordagens ou aos usos das fontes e que estiveram na raiz das interpretações subsequentes. A coleção ganha agora reforço significativo com o lançamento duplo: História da Civilização Mineira: Bispado de Mariana, do pioneiro da historiografia mineira Diogo de Vasconcelos, e Diogo de Vasconcelos, o ofício do historiador, organizado por Adriana Romeiro e Marco Antonio Silveira, que se dedica à análise da obra do historiador.

Jornalista combativo e atuante em periódicos como A Província de Minas e o Jornal de Minas, Diogo de Vasconcelos (1843-1927) foi advogado, deputado, senador e agente executivo de Ouro Preto, além de ser um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Ainda que o Bispado de Mariana não seja a sua obra-prima, ela foi elaborada na tentativa de reconstituição da realidade a partir de consultas a variadas e amplas fontes documentais. O livro vem na sequência de importantes contribuições historiográficas de Diogo, no âmbito de seu projeto de conhecimento e análise do que denominou História da Civilização Mineira. O escrito traz informações sobre a vida religiosa das Minas Gerais e indicia os símbolos e valores culturais do passado que, enraizados na religião, condensam o sentido moral da sociedade.

Diogo de Vasconcelos, o ofício do historiador reúne estudos acadêmicos sobre esse escritor primordial da moderna historiografia do território mineiro. Neste primeiro livro a propor uma compreensão ampla do ofício que tornou Diogo famoso, “pretendeu-se refletir sobre o seu trabalho historiográfico, não para intentar sedimentações, conforme usos mais costumeiros, mas para inseri-lo no jogo polifônico de leitores diversos”, afirmam os organizadores.

Sobre os coordenadores e organizadores – Mariza Guerra de Andrade é historiadora, mestre em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela UFMG e autora do livro A educação exilada: Colégio do Caraça (Autêntica, 2000). Foi pesquisadora do Arquivo Público Mineiro, diretora do Serviço de Pesquisa e Informação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e é professora de Metodologia de História e de Pesquisa em cursos de especialização. Francisco Eduardo de Andrade é mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Adriana Romeiro é doutora em História Social da Cultura pela Unicamp e professora-associada do Departamento de História da UFMG. Marco Antonio Silveira é doutor em História Social pela USP e professor-adjunto do Departamento de História da UFOP. 

TítuloHistória da Civilização Mineira: Bispado de Mariana 
Autor: Diogo de Vasconcelos
Número de páginas: 184
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 44,00
ISBN: 978-85-8217-111-0

Título: Diogo de Vasconcelos, o ofício do historiador 
Organizadores: Adriana Romeiro e Marco Antonio Silveira
Número de páginas: 160
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-8217-114-1

0 comments:

Postar um comentário