Delegação brasileira já está na Vila Olímpica dos Jogos da Juventude Nanquim 2014

O Time Brasil já se encontra na Vila Olímpica dos Jogos da Juventude Nanquim 2014. Os primeiros atletas do país que entraram na Vila foram do atletismo e da natação, nesta terça-feira (12.08). Ao todo, 25 jovens vieram de Macau, onde participaram de um período de aclimatação. Ainda nesta terça, desembarcam na cidade chinesa os atletas do tênis e da vela. A delegação brasileira ficará completa na quarta-feira (13.08), quando chegam os atletas que realizaram a aclimatação em Tóquio. O Brasil será representado por 97 atletas com idade entre 15 e 18 anos em 24 modalidades. Os Jogos Olímpicos da Juventude serão disputados entre os próximos dias 16 e 28.
 

A Vila Olímpica será a casa do Time Brasil até o dia 28 de agosto e a empolgação já toma conta dos jovens brasileiros em seus primeiros momentos como atletas olímpicos. “Eu achei que a proporção que os Jogos tomam na cidade é muito grande. Desde a hora em que saímos do aeroporto tem muitos cartazes espalhados sobre o evento. E a estrutura montada aqui na Vila é igual a dos Jogos Olímpicos dos adultos”, destacou Mirna Marques, do atletismo. A velocista de 17 anos, que correrá a prova dos 100m rasos, se impressionou também com a diversidade cultural encontrada na Vila Olímpica.
 

A grandiosidade da Vila Olímpica foi uma das primeiras impressões dos atletas na chegada a Nanquim. “É muito diferente do que eu imaginava. Não sabia que seria esta dimensão toda, então a sensação é inexplicável. Ver pessoas de outros países, de outros continentes, é uma coisa que vai trazer muita experiência positiva para a gente”, comentou o nadador Matheus Santana, recordista mundial júnior dos 100m livre.

Mesmo para quem já está acostumado ao ambiente olímpico, entrar em uma Vila Olímpica é uma sensação especial. É o caso da chefe da Missão brasileira, a medalhista olímpica Adriana Behar. “A estrutura da Vila é fantástica. Eu vejo no rosto de cada jovem exatamente a emoção e o sonho realizado de fazer parte de um grupo seleto de atletas. Tenho certeza de que para estes atletas será uma experiência que ficará marcada para a vida toda e uma excelente inspiração para continuarem lutando e se dedicando cada vez mais para poder ter de novo esta experiência, quem sabe, nos próximos Jogos Olímpicos de 2016, 2020 ou 2024”, afirmou Adriana.
 
Aclimatação em Tóquio
 

Também nesta terça chega ao fim o período de aclimatação do Time Brasil em Tóquio. Durante uma semana, 42 atletas de sete modalidades (esgrima, ginástica artística, handebol, lutas associadas, judô, levantamento de peso e vôlei de praia) treinaram no Centro Nacional de Treinamento Ajinomoto, um dos mais modernos do mundo, graças a um acordo de cooperação entre o Comitê Olímpico Brasileiro e o do Japão. O grupo sai de Tóquio na quarta pela manhã rumo a Nanquim.
 

A grande marca deste período de aclimatação em Tóquio foi o intercâmbio entre atletas brasileiros e japoneses. “Foi uma semana de treinamentos intensos e muitos aprendizados. Tenho certeza de que estes jovens atletas brasileiros levarão a experiência adquirida nesta aclimatação para o resto de suas promissoras carreiras. Gostaria, em nome do Comitê Olímpico Brasileiro, de agradecer ao Comitê Olímpico Japonês pela forma carinhosa como fomos recebidos em seu centro de treinamento e parabenizá-los pela excelente estrutura oferecida aos atletas”, disse Adriana Behar.

Fonte: COB
Ascom – Ministério do Esporte

==> Foto: Alexandre Castello Branco / COB

0 comments:

Postar um comentário