Brasília no espírito olímpico

Brasília, 5 de agosto de 2014 - A contagem regressiva já começou. Daqui a exatos dois anos, o Brasil receberá, pela primeira vez em sua história, os Jogos Olímpicos. Assim como ocorreu na Copa do Mundo, as atenções de todo o planeta estarão voltadas para o país. E Brasília, mais uma vez, estará em destaque, já que o Estádio Mané Garrincha foi escolhido como uma das sedes do maior evento esportivo do mundo.

Das 28 modalidades em disputa, Brasília receberá aquela que é a maior paixão dos brasileiros: o futebol. O Mané Garrincha será palco de jogos das equipes masculinas e femininas. Dona de cinco títulos da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira masculina vai tentar um feito inédito: conquistar a primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos. São Paulo (Itaquerão), Salvador (Fonte Nova) e Belo Horizonte (Mineirão), além do Rio de Janeiro (Maracanã), também sediarão partidas.

O ouro olímpico também é inédito para a Seleção Brasileira feminina, que foi prata duas vezes. Se depender de sorte, o Mané Garrincha é pé-quente para a meninas do Brasil. Em dezembro do ano passado, a equipe comandada por Marta venceu o Torneio Internacional de Futebol Feminino, disputado na arena brasiliense, com a participação das seleções do Canadá, Chile, Escócia, além do Brasil.

Turistas - Brasília tem tudo para repetir, durante os Jogos Olímpicos, o sucesso obtido como cidade-sede da Copa do Mundo. Durante a realização do Mundial, a capital federal pode mostrar aos 633 mil turistas nacionais e estrangeiros todos os seus atrativos e qualidades. O resultado, segundo pesquisas, foi uma aprovação perto da unanimidade: 93% dos visitantes mostraram-se satisfeitos com a cidade, enquanto 98% afirmaram que pretendem voltar para visitá-la. 

O secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, destaca que a oportunidade de receber parte dos Jogos Olímpicos irá promover impactos positivos na economia local, gerando mais empregos e renda para a população. E que o palco principal da competição, o estádio Mané Garrincha, está pronto. “As estruturas estão preparadas e, agora, o Distrito Federal irá colher os frutos disso ao longo dos anos”, analisa.

Agenda cheia – Com 15 grandes eventos já programados até 2019, Brasília está hoje atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro no ranking das cidades que mais captam atrações, segundo dados da Embratur.
O segmento esportivo destaca-se no calendário da capital: em 2015, o Autódromo Nelson Piquet é candidato a receber a etapa brasileira da F-Indy e da Moto GP de Velocidade. Em 2016, serão as Olimpíadas e, três anos depois, será a vez de sediar a Universíade, o maior evento esportivo universitário do mundo.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário