Tem show do Patubatê no Fifa Fan Fest Brasília

Os instrumentos chamam a atenção pela simplicidade, mas impressionam pela qualidade sonora, variedade de afinações e ritmos que produzem nas mãos destes criativos e habilidosos percussionistas. Maracatu, samba, frevo, funk, baião, ijexá, carimbó e tantos outros... com a marcação firme de batidas eletrônicas, são alguns dos ritmos que dominam os shows performáticos do Grupo. Ritmos extraídos de instrumentos que têm como matéria prima metais, plásticos e madeira, encontrada em objetos jamais pensados para produzir música.

Como destaque do repertório, que o Grupo preparou para esta apresentação no Fifa Fan Fest, está o Hino Nacional Brasileiro executado com sucatas. Outros números que os artistas prepararam para animar os torcedores antes do início da partira estão: Dance Novo; Ó Eu com medo Dela!!!; Ijexá 110/220 Voltz; Tô Bolado; Samba House; MegaMix PATUBATÊ; Biri Tum Biri Naite; Rockabalde; Capoeira; e Junto ou Separado?.

DJ Raffa, Fred Magalhães, Fernando Mazoni, Gustavo Lavoura e Felipe Fiúza dominam o palco como grandes artistas que são, preocupados com a qualidade da música bem como com a atuação e performance. Todos os números são coreografados e com a manipulação dos instrumentos, que vão desde extintores de incêndio a grandes toneis de plástico, sem esquecer dos baldes de metal brilhoso e da esmerilhadeira, de serralheria, dão cor, brilho e movimento que deixam a plateia hipnotizada ou sem parar de dançar.

A ousadia destes músicos, que desenvolvem arte, entretenimento e consciência ambiental, ao fazerem uso de materiais descartáveis para compor música, extrapola as fronteiras de grandes palcos, se apresentando também em eventos corporativos e particulares. Destacando ainda, o PATUBATÊ tem como uma de suas ações, ser um fomentador cultural por meio de oficinas de criação de instrumentos, formação musical e de profissionalização de pessoas nas diferentes áreas de produção cultural. Atuando em periferias das capitais por onde se presenta, no Distrito Federal, bem como na sede de grandes empresas.

A versatilidade aliada a grande qualidade do Grupo, atrai a atenção dos grandes realizadores culturais do Brasil e do mundo. Dentre os principais eventos internacionais que já participaram, destacam-se o Rock in Rio Lisboa/PT e Madri/ES, em 2008, o Festival da Lusofonia na China em Macao e Taipa/CH, de 2011, Goal to Brazil em Nova Iorque/EUA, no ano de 2013, e na edição 2013 do Festival Mundial de Percussão, em Nova Déli/IN. E como principal turnê, a participação, desde 2006, do Programa de Difusão da Cultura Brasileira no Exterior do Ministério das Relações Exteriores em parceira com o Ministério da Cultura, por mais de 15 países.

Além de alçarem estes voos mais distantes, o PATUBATÊ já viajou por todos os Estados brasileiros, se apresentando em turnês solo ou em grandes Festivais, a convite de empresas e dos Governos Federal e Distrital. Dentre os principais eventos estão a Feira Nacional de Agricultura Familiar, no Rio de Janeiro/BR em 2010, o Red Bull X-Fighters, Edição Brasília/BR em 2010, a Rio + 20, a Conferência Global sobre Trabalho Infantil, realizada no ano de 2013 em Brasília, e a Fila Night Run de 2013, aquecendo os corredores em 10 cidades.

A performance do Grupo está registrada em três DVDs. O primeiro, “Ruído Sonoro”, de 2012, teve como cenário o Estádio Nacional Maná Garrincha ainda em obras, um registro inédito jamais pensado ou recriado por qualquer outra banda no mundo. O “RS02”, segundo DVD do Grupo, foi gravado no Teatro Newton Rossi, no Sesc da Ceilândia, Região Administrativa do DF, para uma plateia de crianças. O terceiro, ainda em fase de edição, foi gravado na Escola Classe da SQS 308, Super Quadra Residencial Modelo de Brasília, tendo como cenário um painel de Athos Bulcão, a arquitetura de Oscar Niemeyer e o paisagismo de Roberto Burle Marx, inseridos no planejamento urbanístico de Lúcio Costa.

Neste ano de 2014, o PATUBATÊ comemora seus primeiros 15 anos de trajetória. Uma história musical que teve início em 1999 em Brasília, influenciados pelo trabalho dos britânicos Stomp, dos americanos Blue Man Group e tendo como grande inspiração o virtuoso multi-instrumentista e criativo compositor brasileiro Hermeto Pascoal. Hoje, o Grupo tem uma identidade própria, ousando ir cada vez mais a fundo em suas pesquisas, na busca por novas sonoridades através de seus instrumentos únicos. Construindo um repertório de composições inéditas e de versões de músicas nacionais e internacionais.

SERVIÇO:
Local: Fifa Fan Fest, Taguaparque (Pistão Norte de Taguatinga)
Dia: 9 de julho, quarta-feira.
Horário: 15 horas.
Duração: 90 minutos.
Entrada franca.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.
Capacidade: 50 mil pessoas.

==> Foto: Ricardo Peixoto

0 comments:

Postar um comentário