Que semana para Nico Rosberg! Em poucos dias, o alemão viu
sua seleção ganhar a Copa do Mundo, casou, renovou contrato com a Mercedes e,
para coroar, venceu de ponta a ponta o GP da Alemanha, ampliando sua liderança
na temporada 2014. Mas apesar da vitória de Nico diante de sua torcida, quem
roubou a cena no circuito de Hockenheim foi seu companheiro de equipe Lewis
Hamilton. Depois de bater no treino e ser punido com cinco posições no grid por
trocar o câmbio, o britânico fez uma corrida espetacular, saindo na 20ª
colocação para cruzar a linha de chegada na terceira colocação, logo atrás de
Valtteri Bottas, da Williams, uma das grandes revelações da temporada.
Massa capota na largada
Quem não teve um dia bom, mais uma vez, foi Felipe Massa.
Em mais um capítulo de um ano recheado de acidentes e de pouca sorte, o
brasileiro da Williams capotou logo na primeira curva ao se chocar com
Kevin Magnussen, da McLaren. Apesar do susto, Massa passa bem.
Sebastian
Vettel (RBR) cruzou em quarto lugar, seguido por Fernando Alonso
(Ferrari) e Daniel Ricciardo (RBR), que receberam a bandeira
quadriculada praticamente empatados.
As Force India de Nico Hulkenberg (7º) e Sergio Pérez (10º)
e as McLaren de Jenson Button (8º)e Magnussen (9º) completaram o top 10.
A Fórmula 1 volta já no próximo fim de semana com o GP da Hungria, válido pela 11ª temporada de 2014. A corrida no circuito de Hungaroring está marcada para as 9h (de Brasília) com transmissão ao vivo da TV Globo.
A corrida
Logo na largada, fim de prova para Massa. O brasileiro se chocou com
Kevin Magnussen, da McLaren, ao fazer a primeira curva do circuito de
Hockenheim e capotou. Com sua Williams bastante danificada, ele
abandonou. Já o jovem dinamarquês, apesar do choque, seguiu na corrida.
Rosberg
manteve a ponta, seguido por Bottas. Já Daniel Ricciardo, que largara
em quinto, saiu da pista para desviar do acidente de Massa e Magnussen e
acabou caindo para 12º. Quem se deu bem foi Vettel e Alonso, que
subiram para terceiro e quarto lugares, respectivamente. Começando em
20º, Hamilton ganhou quatro posições na largada e pulou para 16º.
A corrida foi interrompida brevemente para a retirada do carro de Massa.
Após a relargada, Nico começou a abrir na ponta. Lá de trás, Hamilton
rapidamente engolia o pelotão. Em dez voltas, o britânico já estava
colado na RBR de Ricciardo e da Ferrari de Raikkonen. Os três dividiram
uma curva, com direito a toque entre o finlandês, que acabou com um
pedaço da asa quebrada, e o britânico, que ganhou as duas posições na
manobra.
"Sanduíche" finlandês
Em seguida, alguns
pilotos começaram a fazer suas primeiras visitas aos boxes. Rosberg fez
seu pit e retornou na liderança. Com uma estratégia diferente, Hamilton
retardou sua parada e já aparecia na segunda posição. Bottas era o
terceiro. Logo atrás, Vettel, Alonso e Raikkonen – único dos três que
não havia parado – se engalfinhavam, com direito a sanduíche do
finlandês. No meio do grid, Kvyat se chocou com Pérez e rodou.
Com
pneus mais novos, Bottas facilmente deixou Hamilton para trás e assumiu
a segunda posição. Pelo rádio, a Mercedes falava para seu piloto não se
preocupar e manter a estratégia de corrida combinada.
Hamilton toca em Button
O britânico,
enfim, fez seu pitstop na volta 27 e retornou à pista na oitava posição.
Dois giros depois, o britânico deixou Ricciardo para trás e subiu para
sétimo. Ao tentar superar Button, porém, precipitou-se, tocou na McLaren
e perdeu parte da asa dianteira. Mesmo com o carro danificado, Lewis
seguiu escalando o pelotão. Passou o compatriota e, na sequência,
desbancou Hulkenberg para assumir a quinta posição.
Após a
segunda rodada de pit stops, a classificação era a seguinte: Nico
Rosberg liderava a prova com mais de 10s de vantagem sobre Bottas. Em
terceiro aparecia Alonso, seguido por Vettel. Sensação da prova,
Hamilton fechava o top 5, mesmo com duas paradas nos boxes.
STR pega fogo
Na 46ª volta, outro susto,
um vazamento de óleo provocou um incêndio na STR de Daniil Kvyat. As
labaredas tomaram rapidamente o carro e o jovem russo teve que sair
correndo do cockpit. Apesar do incidente, a corrida não precisou ser
paralisada, já que Kvyat parou em uma área de escape.
Vettel
fez sua terceira parada nos boxes, fazendo Hamilton subir para a quarta
colocação. Pouco depois, o britânico superou Alonso e subiu para
terceiro, atrás apenas de Rosberg e Bottas.
Sauber fica parada no meio da pista
Na
volta 50, Adrian Sutil rodou na entrada da reta principal. “Tem alguma
coisa errada com o carro”. A Sauber do alemão ficou parada no meio da
pista. Lewis correu para os boxes para mais um pitstop na esperança da
entrada de um safety car. Mas os fiscais conseguiram retirar a Sauber de
Sutil sem a necessidade da entrada do carro de segurança.
Apesar
da aposta frustrada, Hamilton ainda aparecia em quarto, a dez segundos
do terceiro colocado, Alonso. Sem a entrada do Safety Car, Rosberg
continuava liderando com tranquilidade, com quase 20 segundos de
vantagem para Bottas.
Com pneus muito desgastados, Alonso
precisou fazer sua terceira parada nos boxes, perdendo as posições para
Hamilton e Vettel, caindo para quinto. Depois, ainda foi surpreendido
por Ricciardo, indo para sexto. Os dois passaram então a protagonizar
uma bela disputa pela quinta posição, com o espanhol levando a melhor.
Mais
na frente, outra briga roubava a cena: Hamilton tentava dar o bote em
Bottas para assumir a segunda posição. Mas o finlandês mostrou uma
maturidade impressionante para um piloto de 24 anos, segurando o
britânico até a bandeirada. Rosberg passou pela linha de chegada 20
segundos antes, para uma vitória tranquila diante da torcida alemã.
Vettel completou em quarto, seguido por Alonso e Ricciardo e cruzaram a
linha quase empatados.
Resultado Final:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 67 voltas em 1h33m42s914
2) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 20s789
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 22s530
4) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) + 44s014
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 52s467
6) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) + 52s549
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 1m04s178
8) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) + 1m24s711
9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) - 1 volta
10) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) - 1 volta
11) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1 volta
12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - 1 volta
13) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) - 1 volta
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1 volta
15) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 1 volta
16) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 2 voltas
17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
18) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - 2 voltas
Abandonaram:
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 47 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 44 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 26 voltas
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 0 voltas
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Reuters
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