Brasília, 12 de julho de 2014 – Para os brasilienses
e turistas que compareceram ao Mané Garrincha na tarde deste sábado (12/7), o
clima foi de harmonia e celebração das campanhas de Brasil e Holanda no
torneio. Segundo a FIFA, 68.034 torcedores acompanharam a despedida do Estádio
Nacional de Brasília na Copa do Mundo da FIFA™.
Em sete partidas, a arena brasiliense reuniu o segundo maior público acumulado da competição: foram 478.218 apaixonados por futebol nas arquibancadas. Jogadores da elite do futebol como Cristiano Ronaldo, Neymar, Van Persie e Higuaín balançaram as redes do Mané Garrincha, em lances de tirar o fôlego.
A arena brasiliense também registrou os maiores públicos da Seleção Brasileira no Mundial disputado em casa. Além dos 68.034 torcedores na partida de hoje, outros 69.112 lotaram as arquibancadas no jogo com Camarões, em 23 de junho, quando o Brasil se classificou para as oitavas de final.
Os sete jogos na capital federal foram marcados pela tranquilidade e pelo clima de festa, desde o acesso até a saída dos torcedores. O Estádio Nacional, o Fan Fest Brasília e monumentos como a Torre de TV e a Catedral receberam milhares de turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, e os moradores de Brasília deram um show de receptividade.
“Festa linda” – Mesmo com o resultado desfavorável no jogo de hoje, a torcida brasiliense seguiu incentivando a esquadra Canarinho. As olas e os gritos de “pentacampeão” percorreram toda a arena, além do eterno “Eu sou brasileiro / com muito orgulho / com muito amor”.
Felipe William, 30 anos, e Barbara Menezes, 23, aproveitaram bem a festa. O casal assistiu, no Mané, a Suíça x Equador, Colômbia x Costa do Marfim, Argentina x Bélgica e à disputa deste sábado. E gostou do que viu. “Achamos a festa linda. Brasília mostrou que pode receber eventos de primeiro mundo, que antes eram feitos apenas na Europa e nos Estados Unidos”, defendeu o servidor público.
O casal também aprovou a estrutura do Fan Fest Brasília, montado no Taguaparque pelo GDF em parceria com a FIFA e a Rede Globo. “Assistimos a Brasil x Chile no Fan Fest, e foi lindo. Conhecemos pessoas de outros países e participamos de um momento histórico”, elogiou Bárbara. “Estamos orgulhosos, e tristes pelo fim do evento. Queríamos mais Copa”, completou o marido.
Com a disputa de terceiro lugar, o novo Estádio Nacional chega à marca de 50 eventos. Desde a reinauguração, em maio de 2013, cerca de 1,3 milhão de pessoas visitaram a arena.
Fan Fest – No Taguaparque, a animação começou cedo. A psicopedagoga Reginete Dantas, 36, chegou no início da tarde e manteve a energia lá em cima – mesmo depois do revés em campo. “Nosso time é jovem, vamos garantir uma ótima preparação para 2018”, resumiu.
A festa continua no Fan Fest Brasília, com os sucessos do sertanejo romântico da dupla Maria Cecília e Rodolfo. A dupla passou pelo Fan Fest de Cuiabá e de Manaus, mas garante que tocar em Brasília tem um gostinho especial. “Já fizemos shows inesquecíveis aqui, no início da carreira, e queremos repetir esse sucesso”, declarou Rodolfo, pouco antes de subir ao palco.
Maria Cecília aproveitou para ressaltar o momento histórico para o país, materializado na Copa do Mundo 2014. “Estamos mostrando para todo o mundo o que temos de melhor, que é o carisma e a alegria do nosso povo. Fizemos uma festa linda até aqui e é esse legado que vamos deixar”, declarou.
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário