A instabilidade do tempo em Silverstone deixou o treino classificatório
para o GP da Inglaterra totalmente imprevisível. Tão imprevisível que já
no Q1, as tradicionais e Williams e Ferrari erraram feio, fazendo com
que Felipe Massa, Valtteri Bottas, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen
caíssem fora precocemente, enquanto a modesta Marussia avançou bem
colocada para o Q2. E as surpresas seguiram até depois de o cronômetro
zerar. Nos instantes finais da superpole, as condições da pista tinham
piorado, e tudo levava a crer que Lewis Hamilton
conquistaria uma tranquila pole position diante de sua torcida, com o
tempo de 1m39s232. Só que em um pequeno intervalo de
tempo, a expectativa pela pole virou uma tremenda frustração para o
inglês, que achou que ninguém bateria sua marca e abortou sua última
tentativa. O britânico não contava e que a chuva cessasse e a pista
secou repentinamente, o fazendo despencar para
sexto. O primeiro a superá-lo foi Sebastian Vettel. O alemão da RBR
virava 2s5
mais lento, mas pegou um asfalto perfeito no último setor e pulou para a
ponta
com 1m37s386. Mas logo a seguir, o líder do Mundial, Nico Rosberg, acabou com a
graça do tetracampeão ao cravar
1m35s766, assegurando sua quarta pole position do ano.
Nesse vai e vem da chuva, Williams e Ferrari foram as equipes que
mais se enrolaram.
Ainda no Q1, os times confiaram demais nos dados da previsão
meteorológica, demoraram a mandar seus pilotos para a pista e, quando
mandaram,
viram a chuva apertar. Com isso Massa, Bottas, Alonso
e Raikkonen foram eliminados logo na primeira parte da classificação.
Pelo menos, com
as punições a Max Chilton e Esteban Gutiérrez, o quarteto subiu duas
posições: o finlandês largará em 15º, o brasileiro em 16º, seguido pelo
espanhol da
Ferrari e pelo “Homem de Gelo”.
Com quatro fortes
carros fora da briga, o grid ficou bastante misturado. Jenson Button -
que corre com um capacete rosa em homenagem ao pai, falecido em janeiro -
acabou sendo o melhor britânico do grid, em terceiro. Atrás dele
aparecem Nico Hulkenberg (Force India), Kevin Magnussen (McLaren),
Sergio Pérez (Force India) e Hamilton. Já Daniel Ricciardo (RBR), Daniil
Kvyat (STR) e Jean-Eric Vergne (STR) não aproveitaram a melhora nas
condições de pista no fim do Q3, sequer saíram dos boxes e fecharam o
top 10.
Williams e Ferrari vacilam no Q1
Com uma chuva fina caindo, assim que o Q1 começou, a maioria
dos pilotos foi para a pista com pneus intermediários. A chuva deu uma trégua
nos minutos finais e quem colocou os pneus para a pista seca primeiro subiu
para a ponta da tabela, como Rosberg, Kvyat e Hamilton, além da surpreendente dupla
da Marussia – Bianchi passou em quarto e Chilton, em quinto. A Williams e a
Ferrari vacilaram, confiaram demais nos dados da previsão meteorológica e perderam
a janela com a pista seca. Quando mandaram seus pilotos à pista com pneus slick,
viram a chuva apertar novamente. Com isso, Bottas, Massa, Alonso e Raikkonen
foram eliminados, junto com os pilotos da Caterham, Marcus Ericsson e Kamui
Kobayashi. A RBR foi outra a se enrolar e por pouco Ricciardo e Vettel também
não caíram.
Gutiérrez bate no Q2
Com chuva em determinados setores do circuito, os pilotos
foram para o Q2 com pneus intermediários. Vettel chegou a fazer a melhor marca,
mas os comissários comprovaram a rigidez prometida com quem excedesse os
limites da pista e deletaram o tempo do alemão. Assim como no Q1, a pista
voltou a secar e os tempos caíram vertiginosamente. Hamilton e Rosberg voaram
baixo e se classificaram para o Q3 nas duas primeiras posições. Também
avançaram: Vettel, Button, Kvyat, Hulkenberg, Pérez, Magnussen, Vergne e
Ricciardo. Caíram fora as duplas de Lotus, Marussia e Sauber, com destaques
negativos para Esteban Gutiérrez, que perdeu o controle do carro ao tocar na
linha branca ao lado da zebra e bateu no muro, e para Pastor Maldonado, que
teve problema em seu carro.
Fim imprevisível no Q3
Os pilotos foram para o Q3 com pneus slick, mas em alguns
trechos do circuito, a chuva caía e tornava a pista traiçoeira. Pérez foi o
primeiro a marcar tempo no Q3, com 1m40s457. Hamilton veio logo a seguir e subiu para
primeiro com 1m39s232. Rosberg anotou 1m39s426 e subiu para segundo. Vettel foi
o único dos dez a não sair para a pista na primeira metade do Q3.
As condições da pista não eram boas e o tetracampeão cruzou
a segunda parcial 2s5 acima do melhor tempo. Mas a pista secou
surpreendentemente após o cronômetro zerar e o alemão descontou 3s5 e pulou
para a ponta. Só que Rosberg ainda estava completando sua volta rápida e tirou
o doce da boca do piloto da RBR. Quem se deu mal com isso foi Hamilton, que abortou
sua última tentativa e despencou de primeiro para sexto.
Confira o grid de largada para o GP da Inglaterra:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m35s766
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m37s386 +1s620
3) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m38s200 +2s434
4) Nico Hulkenberg (ALE/Force india-Mercedes) 1m38s329 +2s563
5) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1m38s417 +2s651
6) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m39s232 +3s466
7) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 1m40s457 +4s691
8) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) 1m40s606 +4s840
9) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 1m40s707 +4s941
10) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 1m40s855 +5s089
11) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1m38s496
12) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 1m38s709
13) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 1m44s018
14) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) sem tempo
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m45s318
16) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m45s695
17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 1m39s800*
18) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m45s935
19) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 1m46s684
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 1m49s421
21) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 1m49s625
22) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1m40s912**
* Max Chilton fez o 13º tempo, mas foi punido com cinco posições o grid por ter trocado a caixa de câmbio sob as regras do parque fechado
** Esteban Gutiérrez fez o 14º tempo, mas foi punido com dez posições o grid por ter sido liberado dos boxes de maneira insegura no GP da Áustria
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m37s386 +1s620
3) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m38s200 +2s434
4) Nico Hulkenberg (ALE/Force india-Mercedes) 1m38s329 +2s563
5) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1m38s417 +2s651
6) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m39s232 +3s466
7) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 1m40s457 +4s691
8) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) 1m40s606 +4s840
9) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 1m40s707 +4s941
10) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 1m40s855 +5s089
11) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1m38s496
12) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 1m38s709
13) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 1m44s018
14) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) sem tempo
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m45s318
16) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m45s695
17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 1m39s800*
18) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m45s935
19) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 1m46s684
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 1m49s421
21) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 1m49s625
22) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1m40s912**
* Max Chilton fez o 13º tempo, mas foi punido com cinco posições o grid por ter trocado a caixa de câmbio sob as regras do parque fechado
** Esteban Gutiérrez fez o 14º tempo, mas foi punido com dez posições o grid por ter sido liberado dos boxes de maneira insegura no GP da Áustria
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Divulgação
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