Brasil na semifinal com uma rodada de antecipação no Mundial de Handebol de Areia

Recife (PE) - Os times masculino e feminino do Brasil só precisaram das duas primeiras partidas da segunda fase de grupos do VI Mundial de Handebol de Areia, realizado na Praia do Pina, no Recife (PE), para garantirem vagas na semifinal. Além dos pontos de bônus trazidos da primeira fase, por terem vencido todos os jogos, os brasileiros cumpriram com louvor a missão desta sexta-feira (25) para antecipar a classificação com duas vitórias em cada naipe.

Assim como havia acontecido pela manhã, as emoções à flor da pele se concentraram no jogo da Seleção Masculina. "Adrenalina pura", desabafou Jaime Torres, logo após a vitória por 2 sets a 1 sobre o Qatar. "Hoje foi um teste para cardíaco", completou o goleiro, referindo-se ao segundo jogo do dia decidido no shoot out.

E Jaime foi o grande nome do primeiro set. O jogo seguia bastante equilibrado até o nono minuto. Foi quando o Qatar teve a chance de empatar a partida em 22 a 22, mas o goleiro brasileiro fez uma grande defesa, abrindo a oportunidade do seu time ampliar a vantagem. No final: 25 a 22.

A história do segundo set foi parecida. Jogo parelho, lá e cá, até que, faltando dez segundos para o final, o Brasil desperdiçou a chance de passar à frente quando o placar marcava 22 a 22. O time árabe saiu para o ataque em alta velocidade e, em um tiro de longe, no último segundo, fez 23 a 22, forçando a decisão pelo shoot out.

Para colocar mais doses de drama à partida, o Brasil abriu a sequência perdendo a sua cobrança. Mas a Seleção tratou de colocar os nervos no lugar e converter as outras, e brilhou a estrela de Diogo Vieira, o Vareta, que forçou o erro do Qatar em duas cobranças. No final, com muita festa vinda da arquibancada, vitória brasileira por 7 a 6. "Depois que a gente perdeu o segundo set, a torcida nos trouxe de volta ao jogo. Foi incrível. Parecia futebol", comentou Jaime, ainda extasiado.

O técnico Antônio Guerra Peixe, bem mais sereno, também comemorou mais um resultado positivo conquistado na base da emoção. "O bacana desse jogo é isso. Tivemos mais uma partida muito difícil, contra um adversário que conhece bem a gente", analisou.

Para Guerra, o segundo set perdido nos últimos segundos fica como lição. "Jogamos em um nível de concentração absoluta e, em uma pequena bobagem que cometemos, sofremos aquele gol no final. Mundial é assim mesmo, não pode errar", concluiu.

Nos outros jogos do masculino, a Espanha derrotou a Sérvia por 2 a 0 e a Dinamarca, no shoot out, venceu a Croácia por 2 a 1.

Já as mulheres conduziram a segunda vitória desta sexta-feira (25) sem sofrer sustos. A partida contra a Ucrânia começou com muito equilíbrio e a constante igualdade no placar, que estava em 14 a 14, aos sete minutos. Daí em diante, a equipe adversária começou a desperdiçar ataques e o Brasil deslanchou, fechando em 24 a 16.

O segundo foi um pouco mais apertado e só definido quando faltavam trinta segundos para o final. As ucranianas foram ao ataque dispostas a empatar em 16 a 16, mas o pé salvador da goleira Jerusa Dias impediu. No final, 18 a 14 no placar e a segunda vitória do dia para as brasileiras.

"A defesa de Jerusa foi fundamental", exaltou a técnica Rossana Marques, que ressaltou também o fator emocional das suas jogadoras. "Elas estavam muito bem focadas e souberam se impor nos momentos decisivos", completou.

Os outros dois jogos do feminino terminaram com vitória da Hungria sobre a Noruega por 2 a 1, e a Espanha se recuperou da derrota para o Brasil ganhando da Itália por 2 a 0.

Confira os resultados e a programação dos jogos nos links:

Masculino: http://www.ihf.info/IHFCompetitions/BeachHandball/VIBEACHHANDBALLWORLDCHAMPIONSHIPSMen/FixturesandResults/tabid/6861/Default.aspx

Feminino: http://www.ihf.info/IHFCompetitions/BeachHandball/VIBEACHHANDBALLWORLDCHAMPIONSHIPSWomen/FixturesandResults/tabid/6931/Default.aspx

==> Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia

0 comments:

Postar um comentário