Para enriquecer a aprendizagem sobre seres vivos, os alunos do 1º ano
do Ensino Fundamental da Escola Santi preparam um aquário para receber
pequenos peixes, que são acompanhados, observados e cuidados por elas
durante todo o estudo. Dessa forma, eles se envolvem diretamente no
processo e acompanham na prática as questões que estão sendo trabalhadas
nos livros.
De acordo com a professora Renata Melara, a base do estudo é o livro didático, utilizado como roteiro. “Nele encontramos tudo o que é preciso para montar e cuidar de um aquário, desde os materiais necessários e procedimentos para sua preparação, até os cuidados necessários com os peixes”, explica. “Os alunos ficam responsáveis pela alimentação diária dos peixes e conservação dos aquários.”
Como a base da metodologia científica é a investigação, as aulas contam com atividades e experimentos que oferecem condições para que as crianças observem, formulem hipóteses, resolvam situações-problema, desenvolvam experimentações e produzam registros, gerando um aprendizado consistente. “As crianças acompanham por meio da observação durante um semestre”, conta Renata.
Durante este estudo, os alunos conhecem sobre nutrição, reprodução e interdependência entre os seres vivos por meio da observação, discussão e atividades diversas elaboradas pelos professores. “Com o aquário podemos conversar sobre a diferença entre macho/fêmea, locomoção, reprodução, alimentação e crescimento dos filhotes, ou seja, características dos seres vivos”, diz a educadora do 1ª ano. Dessa forma, as crianças aprendem sobre a diversidade dos seres e suas relações com o local onde vivem, refletindo sobre a interferência que os fatores ambientais podem ter na manutenção da vida.
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário