Torre de TV totalmente renovada - Show's com Elba Ramalho e Dhi Ribeiro

“Moro em Brasília há 46 anos e nunca vi isso aqui tão lindo. É importante valorizar o que é nosso, não apenas para os turistas, mas para que possamos nos orgulhar e trazer os nossos filhos”. Essa foi a declaração de dona Elenita Barbosa, 56 anos, ao visitar a Torre de TV na manhã deste sábado (7/6), com os filhos e dois netos.

Completamente reformado, um dos principais monumentos da cidade foi entregue hoje pelo governador Agnelo Queiroz, a cinco dias da Copa do Mundo da FIFA™. Os turistas que vierem à capital para os sete jogos no Estádio Mané Garrincha poderão admirar uma das mais belas vistas do Mirante, ou saborear um café no Mezanino. O funcionamento será todos os dias, das 9h às 20h.
O investimento na Torre de TV é um legado para a população do DF: em 47 anos de existência, essa foi a primeira grande reforma realizada no monumento. “Não é uma obra somente para a Copa, mas para Brasília, de forma permanente. Resgatar a área central da cidade ajuda a intensificar o turismo, um dos pilares da nossa economia, gerando emprego e oportunidades”, destacou o governador.
Outra atração reativada neste sábado, a Fonte Luminosa volta a encantar brasilienses e turistas diariamente, em três períodos: 7h às 9h,11h30 às14h30 e 17h às 22h. Para o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, essa é mais uma conquista para a capital do país: “Esse é um local que precisava ser resgatado, por se tratar de um dos principais cartões de visita da cidade”.
Melhorias – A acessibilidade foi um dos itens valorizados. Além da reforma completa do piso térreo e da troca dos três elevadores, foram instaladas duas escadas rolantes e dois elevadores para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Uma escadaria no centro também faz a ligação entre a Feira de Artesanato e a Torre. O investimento total foi de R$ 12 milhões.
Assim, ficou mais fácil acessar as 600 bancas, que funcionarão em horário especial durante o Mundial: diariamente, das 8h às 20h. Para auxiliar os visitantes, foi instalado um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Mezanino com atendimento em português, inglês, espanhol, francês, japonês e libras.  Entre os dias 12 de junho e 13 de julho, haverá distribuição de cartilhas bilíngues com o mapa da Feira e postos de atendimento para turistas.
No local, também está montada a exposição “Festa dos Estados – 48 anos de História com Brasília”, com fotos das diversas edições da festa típica. A visitação é gratuita e segue até o dia 20 de julho, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. No café disponível no Mezanino, produtos da agricultura familiar do DF e entorno (tem uma coooperativa com produtos artesanais de Formosa - GO) são vendidos, de terça a domingo, das 13h às 19h.
A mineira Emyli Vieira, 21 anos, gostou do que viu. “Ficou mais organizado, com mais cara de ponto turístico. Não vinha aqui há pelo menos cinco anos, e subir ao Mirante agora, com aquela vista incrível para o estádio, foi sensacional. Com as novas bicicletas, ficou ainda mais divertido visitar a Torre e outros monumentos”, disse a estudante, moradora de Brasília há 20 anos.
Confira os horários de funcionamento do Complexo da Torre de TV:
Mezanino e Mirante: de segunda a domingo, das 9h às 20h.
Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – instalado no Mezanino: de segunda a domingo, das 7h às 19h.
Café da Agricultura Familiar: de terça a domingo, das 13h às 19h.
Exposição Festa dos Estados – 48 anos de História com Brasília: de 7 de junho a 20 de julho, de terça a domingo, das 10h às 18h.
Feira de Artesanato: de segunda a domingo, das 8h às 20h. Durante o Mundial, os feirantes poderão estender o atendimento até 23h.
Fonte Luminosa da Torre de TV: de segunda a domingo, em três horários – das 7h às 9h, das 11h30 às 14h30 e das 17h às 22h.
Shows na área externa da Torre:
18 de junho – Elba Ramalho, a partir das 19h. Abertura com Balé Flor do Cerrado. Entrada franca.
20 de julho – encerramento da exposição “Festa dos Estados – 48 anos de História com Brasília”, com Dhi Ribeiro, a partir das 19h. Entrada franca.
==> Foto: Dênio Simões / GDF

0 comments:

Postar um comentário