Sementes do Amanhã leva educação ambiental a escolas públicas do Distrito Federal

Despertar a consciência ambiental nas novas gerações para que se responsabilizem pelo cuidado com o planeta. Esse é o desafio do projeto Sementes do Amanhã, patrocinado pelo Fundo de Apoio a Cultura (FAC), do Governo do Distrito Federal.

A caravana de educação ecológica percorre escolas públicas de seis regiões do DF - Sobradinho II, Varjão, Estrutural, Itapõa, Ceilândia e Vila Telebrasília - levando atividades lúdicas gratuitas a crianças de 7 a 11 anos. De 2 a 6 de junho, quando se comemora aSemana do Meio Ambiente, o projeto chega a Escola Classe Varjão do Torto.

Durante o período, as crianças se revezam em uma programação lúdica intensa, toda voltada a temas ambientais. Contação de histórias, cantigas de roda, oficinas de reciclagem, arte e criação e visita de campo ao espaço pedagógico Casa de Aprender,que tem a missão de educar crianças para a construção de uma conscientização ambiental.

Sementes do Amanhã nasceu inspirado na Cartinha da Terra, uma versão para crianças da Carta da Terra, declaração de princípios éticos fundamentais para a construçãode uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século XXI.

“Nosso objetivo é promover a conexão entre o meio ambiente, as crianças e a arte de forma interativa. Levar valores e atitudes para os pequenos multiplicadores de uma nova proposta de relação socioambiental”, explica Fabíolla Cerqueira, gestora do projeto. “ Utilizamos a Cartinha da Terra como suporte nas atividades e oficinas propostas, sempre procurando despertar nas crianças a responsabilidade pelo cuidado com o Planeta”, finaliza.

ATIVIDADES PROPOSTAS

Oficina de Cantigas de Roda
Proporcionar o resgate das brincadeiras antigas e cantigas de roda com temas no meio ambiente.Sensibilizar os participantes para a importância da cantiga de roda e do meio ambiente como suporte contínuo do profissional. Possibilitar ao educador novas práticas das brincadeiras cantadas e sua aplicação.

Oficina de Contação de Historias
Contar histórias para crianças é poder sorrir, gargalhar com as situações vividas pelos personagens, é através das histórias da literatura infantil, que as crianças descobrem outros lugares, outros tempos, outros jeitos de viver, de agir e de ser. A prática de trazer a contação de histórias para ambiente escolar permite a ampliação do processo de comunicação entre as crianças. No Sementes do Amanhã, trabalharemos com  autores brasileiros que tratam, explícita ou implicitamente, de alguns conceitos referentes à educaçãoambiental.

Oficina de reciclagem, arte e criação
Tem como objetivo trabalhar os princípios dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar e fazer com que os alunos repassem a seus familiares e a comunidade os valores que aprenderam na aula referente aos cuidados com o Meio Ambiente, assim como utilizar dos conhecimentos obtidos nas aulas durante toda a vida. 

Visita de Campo
Visita guiada ao espaço pedagógico “Casa de Aprender” localizado no Córrego do Urubu-Lago Norte, com o objetivo de integração escolar com as paisagens naturais e os sistemas agroecológicos na qual está inserida, trazendo a oportunidade de realizar um trabalho para a sensibilização ambiental. Contará com a participação de um instrutor e um monitor de apoio que irão percorrer as estações pedagógicas, trabalhando os conceitos relacionados a cada tema.

==> Foto: Lorena Duarte

0 comments:

Postar um comentário