LIGA MUNDIAL: Brasil vence o Irã na primeira partida em São Paulo

Brasil e Irã se enfrentaram, nesta sexta-feira (06.06), no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), pela terceira etapa da Liga Mundial 2014 e o time da casa levou a melhor ao vencer por 3 sets a 2 (25/23, 28/30, 26/28, 25/23 e 15/13), em 2h38. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho recebe os iranianos para dois jogos que acontecem nesta última semana em que atua como anfitriã.

Nesta sexta, o central Sidão foi o maior pontuador do Brasil, com 16 acertos (dez de ataque, quatro de bloqueio e dois de saque). O oposto Wallace, que integrou o grupo brasileiro nesta semana, também contribuiu bem na pontuação, marcando 15 vezes, sendo todos de ataque. O maior pontuador do jogo foi o iraniano Mahmoudi, com 22 acertos.

O oposto Leandro Vissotto entrou durante o jogo e foi decisivo no fim da partida. O jogador sabe que a seleção brasileira ainda precisa evoluir, mas garante que já houve uma melhora em relação aos jogos anteriores.

"Nós não jogamos mal. Jogamos bem. O time deles atuou em alto nível. Cometemos alguns erros, como foi nos jogos anteriores, mas melhoramos. Foi um jogo igual, uma batalha a cada ponto. Não vai ter dia fácil para nós​", analisou Vissotto, que marcou 12 pontos (todos de ataque).

O ponteiro Murilo passou pela mesma situação nesta sexta-feira. Entrou ao longo da partida, já no quarto set, e ficou até o final. Após o confronto, o experiente jogador falou sobre o momento da seleção brasileira.

"A pré-temporada foi muito curta, mas foi assim para todos. Estamos lutando, correndo atrás. Está difícil para todo mundo. O Bernardo tem mexido bastante no time. O banco está ajudando muito, como foi aqui e contra a Polônia. Precisamos de um estalo que nos ajude a jogar mais tranquilo, para que o jogo flua normalmente. Falta um pouco de calma e de confiança. Essa vitória deu um pouco de tranquilidade para amanhã, mas não dá para relaxar", disse Murilo.

Responsável por um ponto de bloqueio em um momento importante da reta final do jogo, Murilo comentou que este é um ponto que ele procura sempre aperfeiçoar. "O bloqueio sempre foi um fundamento que eu gosto. Tenho feito pontos de bloqueio interessante. Fico feliz pelo bloqueio aparecer nos momentos importantes. Foi bom para motivar o time", concluiu Murilo.

Brasil e Irã voltam a se enfrentar neste sábado (07.06), novamente às 10h e no ginásio do Ibirapuera. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo.

Também ao lado da torcida, já nesta Liga Mundial, o time brasileiro perdeu três jogos - dois para a Itália, na primeira semana, e um para a Polônia, na segunda - e venceu os poloneses, por 3 sets a 0.

Brasil, Irã, Itália e Polônia estão no Grupo A da Liga Mundial, competição em que a seleção verde e amarela é a maior vencedora, com nove títulos.

O JOGO

O Brasil começou com uma novidade: o oposto Wallace como titular. O atacante se integrou esta semana ao grupo e, com ele em quadra, a equipe brasileira começou bem. No ponto de saque de Sidão, fez 6/3. Em grande combinação de jogada de Bruninho com Maurício, a seleção brasileira marcou 8/4. Os iranianos, então, buscaram e encostaram no placar em 11/10. A equipe da casa voltou a abrir e, com forte ataque de Lucão, fez 19/14, forçando o Irã a pedir tempo. Mais uma vez, o Irã não deixou o Brasil abrir e colou no marcador no final do set: 24/23. O oposto Wallace, então, resolveu e fechou o set para a seleção: 25/23.

A equipe da casa teve um bom início de segundo set e logo fez 3/1. O Brasil ainda teve o dobro de pontos no primeiro tempo técnico: 8/4. Porém, o time visitante correu atrás e chegou ao empate em oito pontos. O jogo passou a ser mais equilibrado. Com Sidão, a seleção brasileira colocou dois de vantagem (14/12). A diferença seguiu em torno disso, sempre com a vantagem para o time de Bernardinho (18/16). Sem desistir do jogo, e bem no bloqueio, o Irã fez o placar ficar ainda mais apertado e empatou o set em 23/23. Os iranianos passaram a frente em 24/23 e Bernardinho pediu tempo. Em 25/25, Lipe entrou no saque e dificultou o ataque adversário. Mas, nos lances seguintes, o Irã voltou a pontuar e fez 28/27. Em um bom saque, o time visitante fechou em 30/28.

Embalados, os iranianos voltaram para o jogo no comando do placar (6/4). Com dois bons saques de Maurício Borges, o Brasil chegou ao empate em 6/6. E foi no bloqueio de Sidão que a seleção brasileira passou à frente: 8/7. No ace de Bruninho, o time do Brasil esteve em dois de vantagem (11/9). O jogo se manteve igual e os times empataram novamente em 17/17. Já na reta final do set foi a vez do Irã passar dois à frente e comandar o marcador em 21/19. O Brasil reagiu e, no bloqueio individual de Maurício, deixou tudo igual: 21/21. Em mais um final muito disputado, o Irã venceu por 28/26.

Após mais um bom início de set do adversário (5/3), Bernardinho colocou o ponteiro Murilo em quadra. O Irã seguiu bem em quadra e fez 7/3. Apoiado pela torcida, o Brasil passou a pontuar, buscou e deixou tudo igual: 9/9. Em grande bola colocada por Sidão na quadra adversária, a seleção brasileira fez 13/12. A parcial se manteve no mesmo ritmo, com uma pequena vantagem a favor do Brasil (17/16). No ace de Lucão, a equipe da casa fez 20/17. Quando os iranianos se aproximaram (23/21), Bernardinho pediu tempo. O Brasil voltou melhor e, com Vissotto, fechou o set em 25/23.

O set decisivo começou disputado, com as equipes trocando pontos. O Brasil colocou vantagem em 4/2 e o Irã empatou em 4/4. Com Sidão bem no ataque, o time da casa fez 7/6, mas o Irã conseguiu virar o placar na troca de quadra (8/7). A parcial seguiu equilibrada, melhor para os iranianos, que fizeram 11/10 já na reta final. Com ponto de saque, o time adversário ainda fez 13/11. Neste momento, Bernardinho pediu tempo e parou o jogo. Com Vissotto pontuando bem, o Brasil empatou em 13/13. No bloqueio, fez 14/13 e, depois, novamente com Vissotto, 15/13.

EQUIPES

BRASIL - Bruno, Wallace, Sidão, Lucão, Lucarelli e Maurício Borges. Líbero - Mário Jr.
Entraram - Rapha, Vissotto, Lipe, Murilo
Técnico: Bernardinho

IRÃ - Mahmoudi, Faezi, Marouflakrani, Ghaemi, Mousavi e Ebadipour. Líbero - Alizadeh
Entraram - Mahdavi, Ghafour, Tashakori
Técnico: Slobodan Kovac

GALERIA DE FOTOS
http://www.cbv.com.br/v1/imprensa/abrir.asp?id=2032

==> Foto: Alexandre Arruda / CBV

0 comments:

Postar um comentário