Contos clássicos de terror adaptados para o leitor moderno

Histórias de fantasmas encantam e assustam gerações e gerações. Por mais tecnológica que seja a sociedade, os segredos do desconhecido permanecem e o mistério que cerca o pós-morte ainda faz as pessoas valorizarem seus rituais, crenças e medos ancestrais. É essa a atmosfera por trás de grandes obras dos mestres da ficção científica e dos contos de terror, resgatada por Claudio Blanc em Avantesmas: 13 histórias clássicas de fantasmas, lançamento da Autêntica Editora, ilustrada por Kako. Com linguagem adaptada para o público moderno, a obra aproxima os mestres da literatura fantástica do leitor de hoje, sem esquecer de convidá-lo a conhecer mais profundamente os escritos originais ao manter indícios do estilo de cada um.

Avantesmas, palavra do português arcaico que significa “fantasmas”, começa com “A aparição”, adaptação do original de Guy de Maupassant sobre um homem atormentado há mais de cinquenta anos por um fenômeno sobrenatural inexplicável. Segue com “O ladrão de corpos”, de Robert Louis Stevenson, escocês que se baseou em um caso lúgubre de desaparecimentos em série em seu país, em 1828, para escrever sobre as relações entre crime e cumplicidade. “Na catacumba”, de H. P. Lovecraft, resgata a história em que os personagens, envoltos em orgulho, sordidez e indiferença, protagonizam uma experiência macabra: ser enterrados vivos, à mercê da escuridão.

Há também espaço para a reflexão sobre a efemeridade da vida, tema de “A missa das sombras”, de Anatole France, retomado com um ar de suspense e desconfiança pelo protagonista de “Ligeia”, de Edgar Allan Poe. Em “Espíritos”, de Ivan Turgueniev, a discussão é sobre o amor – e se ele é realmente capaz de unir um fantasma a uma pessoa viva. “O funil de couro”, de Arthur Conan Doyle, traz  o clássico estilo de investigações para solucionar um mistério, dessa vez com uma pitada de ocultismo. Em “Um estranho episódio na vida de Schalken, o pintor”, Joseph Sheridan Le Fanu apresenta o contraste entre vida e morte, belo e disforme, por meio de quatro personagens que se cruzam, sendo que a história de um deles é envolta no desconhecido.

Referências à tradição celta e forças sobrenaturais evocadas para atormentar a vida de alguém aparecem na adaptação de “A maldição do fogo e das sombras”, de William Butler Yeats. Em “Lázaro”, de Leonid Andreiev, amargura e indiferença se materializam no protagonista, que, ao voltar dos mortos, subverte o curso natural da existência. A literatura oriental ganha espaço com “O rio das tristezas”, de Pu Songling, que versa sobre forças incompreensíveis atraídas ao mundo real pelas atitudes humanas. Finalmente, “O monge negro”, de Anton Tchekhov, e “A câmara atapetada”, de Walter Scott, fundem sobrenatural com realidade numa proporção em que a primeira tem decididamente um poder arrebatador sobre a segunda, tirando-lhe totalmente a racionalidade.

Ao unir uma linguagem acessível às histórias mais relevantes do gênero de horror, o livro faz o importante trabalho de juntar a modernidade com a literatura clássica, preservando temporalidades – o passado e o presente.

Sobre o autor – Claudio Blanc é jornalista, escritor, tradutor e editor. É autor de cerca de 600 artigos sobre história, ciência, filosofia e literatura, publicados em inúmeras revistas, tais como Discovery Magazine e Filosofia, Ciência & Vida. Traduziu 35 livros e tem também livros infanto-juvenis publicados, como Histórias sopradas no tempo e Os Celtas: de Lenda em Lenda Cruzando Fronteiras. Seus gêneros preferidos são os contos de fantasmas, folclóricos e literários. 

Sobre o ilustrador – Kako nasceu em São Paulo já desenhando livros, como ele mesmo diz. Nunca faltaram em sua casa lápis de cor, canetas e papéis. A cada viagem que fazia ganhava sempre um caderno de desenho novo, preenchido incessantemente. Hoje, quase 40 anos depois, continua com o mesmo sentimento e volta a ser moleque toda vez que tem a tarefa de ilustrar um novo livro.

TítuloAvantesmas: 13 histórias clássicas de fantasmas
Autor: Claudio Blanc
Ilustrador: Kako
Formato: 15,5 x 22 cm
Número de páginas: 208
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-8217-409-8
Indicação: a partir de 14 anos

0 comments:

Postar um comentário