Teste da internet sem fio começa este mês na área central de Brasília

BRASÍLIA (17/5/14) – Os testes no serviço gratuito da internet banda larga sem fio, na área central de Brasília, devem começar no final deste mês. A previsão é que, até 11 de junho, a Rodoviária do Plano Piloto, Estádio Nacional de Brasília, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Torre de TV, setores hoteleiros Sul e Norte e parte do Parque da Cidade recebam os sinais da rede wi-fi.

A instalação do sistema será feita em duas etapas. Uma delas, em fase final de implantação, contemplará o centro da capital e, a segunda fase, com previsão de início no segundo semestre, prevê a expansão gradativa em todo o Distrito Federal. A expectativa da Casa Civil do DF é que Ceilândia seja a primeira região administrativa a se beneficiar com o sistema.

"Estamos cumprindo uma determinação do governador Agnelo de levar internet gratuita à população. É um avanço muito importante na democratização do acesso às informações e serviços que a rede mundial de computadores oferece", destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.

O sistema permitirá o acesso a até 15 mil usuários simultâneos, com velocidade de conexão de 128Kbps por pessoa, número que deve dobrar até o final dada última etapa. Foram investidos até o momento R$ 18 milhões e ainda não existe uma previsão do valor total de investimento até o final do programa.

O contrato com a empresa vencedora do pregão foi assinado no último dia 13. O projeto é coordenado pela Casa Civil do DF e está sob a gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.

ÔNIBUS – Os usuários do transporte público também serão beneficiados com o serviço gratuito de internet sem fio. O sistema, já em funcionamento desde março, está disponível para os usuários da linha 108.5, da TCB, que faz o trajeto Rodoviária do Plano Piloto/Shopping Popular/Rodoviária/Esplanada dos Ministérios.

Além desses veículos, as linhas executivas da empresa que atendem o Aeroporto (linha 0.113) e o Sudoeste (linha 0.165) também disponibilizam os sinais wi-fi. De acordo com o DFTrans, o projeto de ampliação está em fase de estudo e ajustes estão sendo feitos para melhorar ainda mais o serviço até a Copa do Mundo.

Kelly Ikuma, da Agência Brasília

==> Foto: Lula Lopes / Arquivo

0 comments:

Postar um comentário