Ao longo desses anos
de atividades do Teatro do Concreto, o grupo vem contribuindo com a renovação
da linguagem cênica na região, fortalecendo o teatro de grupo e influenciando
artistas, grupos e projetos de diversas áreas das artes cênicas. Uma trajetória
que acumula sete espetáculos e três publicações, que se destacaram na cena
regional e nacional e também fora do país, levando este coletivo de artistas a
ser reconhecido como um dos mais importantes grupos de teatro brasileiros.
Mostra da importância
do coletivo na produção teatral do Distrito Federal pode ser notada em recentes
publicações sobre a história do teatro brasiliense. Em livro de 2012, escrito
pelo jornalista Celso Araújo, que se
debruça sobre a produção teatral na capital brasileira, o grupo é apresentado
como “Uma das pesquisas mais em evidência de oito anos até os dias de hoje é o
trabalho do grupo Teatro do Concreto...”.
O pesquisador Glauber Coradesqui, em livro de 2013,
credita ao grupo importante participação na retomada do teatro de grupo, “(...)
o Teatro do Concreto, um dos principais responsáveis pela retomada, na segunda
metade dos anos 2000, do movimento de teatro de grupo no DF.” Em outra passagem
da mesma publicação, o Concreto é apontado como disseminador do modo de criação
colaborativa na cena local, “é presença fundamental na difusão dessa prática
colaborativa em Brasília”.
Entre os críticos que deram seus
depoimentos sobre o trabalho do Teatro do Concreto estão: Valmir Santos, colaborador da Revista Bravo!, que escreveu “Pela
inquietação formal e pela prospecção empenhada a cada abordagem, o Teatro do Concreto
vem inscrevendo uma história e uma linguagem consistentes na cena de Brasília,
retroalimentando pedagogias, práticas, poéticas e políticas com os pares
locais, de outros Estados e de outros países”. E Carlos Gil Zamora, da Revista Artez/Espanha, com
o comentario “Talento y
profesionalidad - Uno de los grupos que acumulan talento, rasgos rompedores, tanto
en su tratamiento espacial como en la dramaturgia, es el brasiliense Teatro do
Concreto…”.
Na imprensa, a
estética inventiva com que aborda assuntos relevantes na cena contemporânea e o
diálogo com o espaço urbano, marcas do coletivo brasiliense, foram temas da
série Teatro e Circunstância, realizada pela TV SESC em programa do crítico Sebastião Millaré, veiculada em rede
nacional. E conquistaram, ainda, outros importantes espaços na com a publicação
e veiculação de matérias em grandes veículos de circulação nacional como na TV
Globo, programas Fantástico e Bom Dia Brasil, e no Caderno de Opinião, do
jornal Correio Braziliense.
Extraordinário, o espetáculo
O processo de criação
que dá origem ao espetáculo Extraordinário
teve início em 2013 tendo como ponto de partida a história de Brasília,
percurso que revelou o tema “utopia e frustração” como disparador principal na
criação do novo trabalho. Uma aventura criativa que lançou ao grupo novos
desafios: acostumado a incursões em espaços
alternativos, nesta nova montagem, o se lança ao calor de uma sala de
espetáculos, de uma caixa cênica, e a uma relação diferenciada com o texto
teatral criado especialmente para o grupo. Nessa nova colaboração foi
convidado o dramaturgo mineiro Vinícius Souza, idealizador do projeto Janelas
de Dramaturgia, em Belo Horizonte, que tem se dedicado a explorar novos
procedimentos de criação dramatúrgica.
Sinopse:
Cinco
personagens são convocados para a cobertura de um evento extraordinário: a descoberta de um homem que habita um lugar nunca
antes visitado, ainda sem contato com nossa sociedade. Como ele vive nesse
outro lugar desconhecido? Como seria a cidade ideal? Como noticiar esta
descoberta? A situação inesperada cria um ambiente onde são revelados sonhos,
angústias, medos e desejos, dos mais íntimos aos coletivos. Em jogo, questões
sobre a complexa vida urbana, fragmentos de vidas, recortes de sonhos,
quadros de pós-modernidade. Um múltiplo olhar sobre o mundo contemporâneo e
"para aonde estamos indo...".
Exposição:
Concreto
Extraordinário conta com a
participação dos Irmãos Colagem,
trio de artistas, com formação acadêmica em artes plásticas pela UnB, que
trabalha com a criação de irreverentes colagens em grandes formatos. O trio, a
convite do curador Glauber Coradesqui,
cria uma intervenção inédita, nas áreas de acesso ao Teatro II do CCBB Brasília,
a partir de colagens com fotos do acervo do Teatro do Concreto e também imagens
de Brasília.
Felipe Cavalcante é designer, ilustrador e artista
plástico, já teve seu trabalho exposto no London
Design Festival e o TrimarchiDG,
na Argentina. Júlio Lapagesse tem como principal pesquisa poética
a colagem, utilizando objetos afetivos, como livros velhos e fotos antigas. Pedro Ivo Verçosa é artista plástico.
Apesar de ter como principal trabalho a pintura, sua pesquisa se estende a
diversas mídias como colagem, adesivo, desenho, fotografia e animação.
SERVIÇO:
Espetáculo:
Extraordinário
Local: Teatro II do CCBB
Brasília
Temporada: até 1º de junho
Dias e horários: De
quinta-feira a sábado, às 19h30, e domingo, às 18h.
Indicação: 14 anos
Ingressos: R$ 5,00
(meia) e R$ 10,00 (inteira)
Os ingressos começam a
ser vendidos dois domingos antes, às sessões da semana, e podem ser adquiridos
na bilheteria do CCBB de quarta a segunda, das 9h às 21h, pelo site www.ingressomais.com.br, ou pelo televendas 4003-2330, das 9h
às 21h, de segunda a segunda.
FICHA
TÉCNICA:
Direção
Geral: Francis Wilker
Co-direção: Ivone Oliveira
Dramaturgia:
Vinícius Souza
Elenco: Aline Seabra, Alonso Bento, Gleide
Firmino, Jhony Gomantos e Nei Cirqueira.
Direção
de Arte: Amanda
Cintra e Roberto Dagô
Design
de Som: Cesar
Lignelli
Iluminação:
Diego Borges
Produção
executiva: Tatiana
Carvalhedo
Curadoria
da exposição de fotos: Glauber
Coradesqui
Cenografia: Amanda Cintra e Roberto Dagô
Figurinos: Eduardo Barón
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