NBB - Em noite de Meyinsse, Flamengo vence Mogi e conquista vaga na Final

O Flamengo está na Final da sexta edição do NBB. Na noite desta segunda-feira, a equipe carioca garantiu presença grande decisão do campeonato nacional ao bater o Mogi das Cruzes/Helbor, em pleno lotado ‘caldeirão’ Hugo Ramos, pelo placar de 79 a 71, e fechar a série semifinal em 3 a 1.

Com isso, o clube da Gávea chegou a sua quarta Final de NBB em seis edições, a segunda de maneira consecutiva. Os rubro-negros participaram das decisões das temporadas 2008/2009, 2009/2010 e 2012/2013, sagrando-se campeão na primeira e na última.

"Montamos um time para chegar mais longe possível. Sabíamos da dificuldade no começo, mas conquistamos o nosso objetivo. São coisas que ajudaram a gente a ganhar confiança e agora vamos para mais uma Final difícil. Mas já vimos que o fator casa nos ajudou muito. A expectativa é que a gente lote o ginásio mais uma vez e agora é aguardar o adversário da série entre Paulistano ou São José, que são dois times que trabalharam muito. Espero que seja uma linda festa do basquete brasileiro e que nós sejamos coroados com uma vitória", completou Neto.

Para sair vencedor na partida que decretou sua ida à disputa do título do NBB6, a equipe comandada pelo técnico José Neto contou com atuação primorosa do pivô norte-americano Jerome Meyinsse, que teve amplo domínio no garrafão adversário e encerrou a partida com expressivos 34 pontos em 41 tentados, aproveitamento de 82,9% nas finalizações.

"Mogi é um time brioso, que não chegou até a semifinal por acaso. Fazer o que o Jerome fez é muito difícil, ainda mais em um garrafão grande como o do Mogi. A gente sabia e até ele falou que poderia dar mais, melhorar o desempenho, e acho que ele deu até mais que o esperado (risos)", declarou o técnico rubro-negro, José Neto.

Pelo lado do Mogi, que se despede do NBB6 com a histórica quarta colocação e a vaga garantida na Liga Sul-Americana, outro pivô nascido nos Estados Unidos roubou a cena: Jeff Agba, autor de incríveis 20 pontos em 20 possíveis, número que culminaram no espetacular aproveitamento de 100%. Além dele, o armador Jefferson Campos, com 12 pontos, também fez boa partida.

"Duelamos de igual pra igual com eles, mas a hora que começa o jogo individual falta gasolina para nós. Não dá pra falar absolutamente nada ruim do time. Todo mundo deu o máximo que tem, todo mundo mesmo. Chegamos perto, conseguimos fazer com que o Flamengo desse seu máximo para nos vencer, e esse é o primeiro orgulho da minha equipe", disse o técnico do Mogi, o espanhol Paco García.

"Jogamos um playoff magnífico contra a melhor equipe da América fora a NBA. Tenho muito orgulho de ter competido quatro jogos contra eles. Temos que ter orgulho, pois mostramos que sabemos ganhar, e temos que ter orgulho também por mostrar que sabemos perder", completou o treinador.


São José e Paulistano fazem Jogo 4 nesta terça

Será um jogo decisivo. De um lado, o São José/Unimed precisa vencer de qualquer maneira para forçar a realização do quinto jogo da série semifinal. Do outro, o Paulistano/Unimed, que lidera a série por 2 a 1 e está a apenas um triunfo de selar sua ida inédita à Final do NBB. O crucial duelo acontece nesta terça-feira, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 21 horas, com transmissão ao vivo do SporTV.

"O próximo jogo passa a ser decisivo para nós. Precisamos fazer mais do que fizemos no último jogo. São José tem uma equipe de muita qualidade e precisamos ter atenção durante os 40 minutos, pois o jogo pode ir embora em duas ou três bolas, como quase foi no último. Precisamos fazer ainda melhor do que no Jogo 3", falou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.

Na última partida da série, o time da capital paulista mostrou toda sua força, aplicou uma incrível virada no último quarto, em que começou perdendo por dez pontos (60 a 50), e levou a melhor, mesmo fora de casa, pelo placar de 80 a 74. Com o resultado, os comandados de Gustavo De Conti tornaram a ficar em vantagem na série, por 2 a 1, e ficaram a um passo da decisão.

O São José, por sua vez, entrou em quadra desfalcado do armador dominicano Manny Quezada e do ala Alex Oliveira, ambos lesionados no Jogo 2 da série, realizado na capital paulista. Além disso, a equipe joseense ainda contou com atuação no sacrifício do pivô Caio Torres, que sofreu algumas pancadas durante o duelo e teve que jogar "baleado", sem estar 100%.

"Vamos tentar remendar e ver se teremos dez jogadores para a próxima partida. Mas isso faz parte, precisamos passar por isso. Em playoff uma equipe tem que vencer três jogos, faltam dois para nós e um para o Paulistano. Ainda não tem nada decidido", disse o técnico joseense, Luiz Augusto Zanon.

A equipe do Vale do Paraíba não jogou a toalha e quer contar novamente com o apoio de sua apaixonada torcida para conseguir a recuperação na série e forçar a realização do Jogo 5, que se necessário, acontecerá na sexta-feira (23/05), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 21 horas, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

"É muito difícil jogar e ainda ganhar em São José. A torcida deles é uma das melhores do país. Estão de parabéns. Mas vamos tentar vencer de novo aqui em São José. Não podemos levar a série para o quinto jogo. É loteria, mesmo sendo na nossa casa. A gente tem que pensar em vencer o próximo jogo de qualquer jeito", disse o ala/armador Pedro, peça fundamental na vitória do Paulistano no Jogo 3, com 16 pontos.

"Com certeza o ginásio estará lotado de novo e estaremos em casa de novo. Posso prometer que vamos dar o nosso máximo para tentar ganhar", comentou o pivô Caio Torres, do São José.

Confira o calendário de jogos das semifinais do NBB 2013/2014:

Flamengo (1º) 3 x 1 Mogi das Cruzes/Helbor (12º)
Jogo 1 - Flamengo 88 x 82 Mogi
Jogo 2 - Flamengo 65 x 69 Mogi
Jogo 3 - Mogi 78 x 80 Flamengo
Jogo 4 - Mogi 71 x 79 Flamengo

Semifinal 2
Paulistano Unimed (2º) 2 x 1 São José/Unimed (6º)

Jogo 1 - Paulistano 88 x 71 São José
Jogo 2 - Paulistano 78 x 83 São José
Jogo 3 - São José 74 x 80 Paulistano
Jogo 4 - 20/05 (terça-feira), às 21 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* - 23/05 (sexta-feira), às 21 horas - Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)

*Se necessário

==> Foto: João Pires / LNB

0 comments:

Postar um comentário