NBB - Com final dramático, Flamengo bate Mogi e abre 2 a 1 na semifinal

Foi um jogão. Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo fizeram uma grande partida na noite deste sábado, no Ginásio Hugo Ramos, na região metropolitana de São Paulo. Durante todos os 40 minutos, as equipes protagonizaram um duelo equilibrado e repleto de alternâncias no placar. E para vencer o time carioca contou com um herói improvável: Cristiano Felício. O jovem pivô, de 22 anos, foi o responsável pelo arremesso que decretou a dramática vitória rubro-negra, pelo placar de 80 a 78.

O heroico triunfo diante de um ginásio completamente tomado pela barulhenta torcida mogiana deixou os atuais campeões em vantagem na série semifinal do NBB 2013/2014. Com 2 a 1 de frente, os cariocas estão a um jogo de garantir a passagem à Final do maior campeonato de basquete do país e poderão atingir tal feito na quarta partida da série, que será realizada na próxima segunda-feira, às 19 horas (de Brasília), novamente no Hugo Ramos, com transmissão ao vivo do SporTV.

A atuação de Felício não se resumiu apenas ao arremesso salvador. O jogador saiu do banco de reservas apenas no final do terceiro quarto, mas marcou 12 pontos e foi peça-chave para o sucesso do Flamengo. Enquanto isso, o ala Marquinhos teve um grande desempenho e foi o cestinha da partida, com 27 pontos, sendo 21 deles oriundos de sete tiros de três pontos certeiros. Outro atleta que teve grande participação na vitória flamenguista foi o armador Laprovittola, autor de 14 pontos e nove assistências.

"A equipe me dá muita confiança a cada partida e hoje eu fui muito feliz. Mas não foi só a última bola que foi importante. A equipe soube aproveitar cada detalhe da partida e isso fez a diferença no final", disse o herói Felício.

Pelo lado do Mogi, os destaques ficaram por conta do pivô Daniel Alemão, responsável por um duplo-duplo de 18 pontos e dez rebotes, e do ala Marcus Toledo, que marcou 16 pontos. Com a derrota, a equipe do técnico Paco García viu sua série de sete triunfos seguidos em casa ser quebrada e agora precisará vencer o quarto jogo para seguir vivo na série.

"Falhamos um pouco na nossa tarefa de dominar os rebotes defensivos. Demos muito segunda chance ao time adversário. Nós até conseguimos jogar na frente por boa parte do último quarto, mas infelizmente acabamos deixando eles virarem o jogo", declarou o armador mogiano Gustavinho.

São José e Paulistano fazem Jogo 3 neste domingo:

Neste domingo (18/05), São José/Unimed e Paulistano/Unimed estarão frente a frente para decidir quem ficará em vantagem na série semifinal do NBB. Após dois jogos na capital paulista e uma vitória para cada lado, a disputa por uma vaga na decisão ruma para o Vale do Paraíba, onde as equipes se enfrentarão, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 16 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Os dois primeiros jogos da série contaram com grande público no Ginásio Antonio Prado Jr, casa do Paulistano, tanto da torcida local quanto a joseense. No Jogo 1, melhor para os donos da casa, por 88 a 71. Já na segunda partida, a ‘Águia do Vale’ ditou o ritmo, mandou no duelo e empatou o confronto semifinal ao levar a melhor, por 83 a 78.

"Os dois times têm muita qualidade. É uma grande bobeira achar que isso aqui vai terminar em 3 a 0. Nós temos toda a capacidade de ir lá e ganhar, assim como eles tiveram para ganhar na nossa casa. Mas para isso temos que minimizar os pontos fortes deles, como o chute de 3, os contra-ataques, e o Caio Torres, que um grande desafogo no ataque deles", analisou o pivô Mineiro, do Paulistano.

Mas se depender do retrospecto do São José como mandante em partidas das Finais, o Paulistano terá muita dificuldade para sair coma vitória. Em toda história, a equipe joseense nunca foi derrotada em casa em jogos válidos por semifinais do NBB - foram cinco partidas, com cinco triunfos. Além disso, a ‘Águia do Vale’ não sabe o que é perder um duelo de playoff do NBB no Ginásio Lineu de Moura há 15 jogos. A última derrota foi nas quartas do NBB3, para o Vivo/Franca, por 86 a 79, no dia 24 de abril de 2011.

Outro fator que apimenta ainda mais a partida deste domingo é a importância dos Jogos 3 nas classificações para a Final na história do NBB. Nove das dez equipes que venceram o terceiro duelo de suas respectivas séries semifinais se classificaram à grande decisão do NBB. O único time que foi à decisão sendo derrotado no terceiro jogo do confronto foi o Brasília no NBB3, que venceu a série contra o Pinheiros por 3 a 1.

"A gente tem que pensar jogo a jogo. Vamos jogar em casa, mas o Paulistano merece todo o nosso respeito. Vamos continuar fazendo como fizemos no Jogo 2, com defesa forte. Estaremos jogando em casa, perto da família, perto da nossa torcida, onde estamos acostumados a jogar. Com certeza iremos melhores para esse jogo", comentou o ala/pivô e capitão do São José, Jefferson William, autor de um duplo-duplo de 18 pontos e 11 rebotes no Jogo 2.

Confira o calendário de jogos das semifinais do NBB 2013/2014:

Flamengo (1º) 2 x 1 Mogi das Cruzes/Helbor (12º)
Jogo 1 - Flamengo 88 x 82 Mogi
Jogo 2 - Flamengo 65 x 69 Mogi
Jogo 3 - Mogi 78 x 80 Flamengo
Jogo 4 - 19/05 (segunda-feira), às 19 horas - Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (transmissão do SporTV)
Jogo 5* - 24/05 (sábado), às 17 horas - Arena HSBC, no Rio de Janeiro (transmissão do SporTV)

Semifinal 2
Paulistano Unimed (2º) 1 x 1 São José/Unimed (6º)

Jogo 1 - Paulistano 88 x 71 São José
Jogo 2 - Paulistano 78 x 83 São José
Jogo 3 - 18/05 (domingo), às 16 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 4 - 20/05 (terça-feira), às 21 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* - 23/05 (sexta-feira), às 21 horas - Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)

*Se necessário

==> Foto: Luiz Pires / LNB

0 comments:

Postar um comentário