Brasília a 30 dias da Copa: detalhes finais no aeroporto e na área turística

Palco de sete partidas da Copa do Mundo, a capital do país conduz os últimos ajustes para que a Matriz de Responsabilidades do evento seja integralmente cumprida e os torcedores, nacionais e estrangeiros, tenham uma experiência condizente com o megaevento.

O Estádio Nacional Mané Garrincha, reconstruído, ampliado e modernizado, foi inaugurado em 18 de maio de 2013. A arena multiuso tem capacidade para 72,8 mil espectadores e já sediou 40 eventos, sendo 29 jogos de futebol, incluindo a abertura da Copa das Confederações. Quase 780 mil pessoas já compareceram ao local. Ao lado da arena, uma subestação de energia abastece a arena e a zona central de Brasília.

No principal ponto de chegada à cidade, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, uma ampla reforma ficará como legado para a população. O Píer Sul do terminal foi entregue em 16 de abril. A sala tem dez novas pontes de embarque, esteiras rolantes, restaurantes e estabelecimentos comerciais. As obras no Píer Norte têm data marcada para finalização: 24 de maio.

Para sair e chegar ao aeroporto, a ampliação da DF-047, que liga o terminal ao centro de Brasília, foi entregue há uma semana. Entre as intervenções está a ampliação e restauração das duas pistas existentes, a reforma do Balão do Aeroporto – com a construção de um viaduto de acesso – e duas vias marginais.

Segurança e turismo

A área de segurança pública também recebeu investimentos que ficam para a capital federal. Um sistema de monitoramento permite acompanhar em tempo real áreas públicas em todas as regiões administrativas do DF. O Centro Integrado de Comando e Controle Regional vai coordenar e apoiar as ações durante a Copa. Será possível monitorar a área central de Brasília durante 24 horas por dia. Todas as ferramentas demandadas pelo megaevento ficarão como legado para o governo local.

Brasília conta ainda com dois Centros de Atendimento ao Turista móveis inaugurados recentemente e três Centros de Atendimento ao Turista fixos, todos em operação. Além disso, há 1.896 novas placas para a sinalização de vias e monumentos. A Fan Fest, exibição pública gratuita dos jogos em telões, será realizada no Taguapark, em Taguatinga. 
O asfalto do entorno mais próximo do estádio e as calçadas que ligam os setores hoteleiros do centro da cidade ao local estão sendo aprimorados. A obra prevê a recuperação do calçamento, rampas de acessibilidade e adequações pontuais e será concluída, segundo o GDF, em 15 dias.




Renato Freire, do Portal da Copa em Brasília

==> Foto: Getty Images

0 comments:

Postar um comentário