AUDÁCIA CONCRETA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, a partir desta terça-feira (20) até 13 de julho, a exposição Audácia Concreta: As Colagens de Luiz Sacilotto. Inédita em Brasília, a exposição reúne colagens, serigrafias e estudos que contam a trajetória do artista paulista.

Conhecido por suas linhas exatas e ângulos rígidos, Luiz Sacilotto começou sua carreira trabalhando como desenhista e projetista de esquadrias metálicas para indústrias da região do ABC Paulista, onde morava. Paralelamente, desenvolveu sua carreira de artista. Sua primeira fase, a figurativa, teve início nos anos 1940. Logo em seguida passou a se dedicar ao expressionismo.  Em 1952, participou da exposição Ruptura, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), que deu início ao movimento concretista brasileiro, estilo que o consagrou. Participou de seis Bienais de São Paulo (1951, 53, 55, 57, 61 e 67), da Bienal de Veneza, em 1952, da Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo em 1956 e no Rio de Janeiro em 1957. Expôs também na Konkrete Kunst (exposição nacional de arte concreta em Zurique) em 1960, organizada por Max Bill em diversas galerias. 

A exposição já passou por São Paulo e reúne 20 colagens, 11 serigrafias e cinco estudos que traçam um panorama da obra do autor e retratam suas técnicas e processo criativo. “Os estudos foram encontrados na casa de um dos filhos do Sacilotto, o Valter. Tivemos que restaurá-los porque eram estudos mesmo, não foram pensados para serem expostos. Mas achamos importante mostrar que embora a arte concreta seja muito baseada na matemática ele tinha a vivência de ateliê, de experimentar, de fazer e refazer”, afirma Fernanda Lopes, curadora da mostra.  

Durante a exposição, também será exibido um documentário produzido pelo SESC TV sobre a vida de Sacilotto, um dos últimos registros do artista vivo. Sacilotto morreu em 2003, aos 79 anos.

Serviço:
Audácia Concreta: As colagens de Luiz Sacilotto
Local: CAIXA Cultural Brasília | Galerias Piccola I e II
Endereço: SBS, quadra 4, lotes 3/4, anexo à matriz da CAIXA
Abertura: 20 de maio às 19h
Visitação: 21 de maio a 13 de julho, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Entrada Franca

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário