Estreia de Ayrton Senna na F1 completa 30 anos

Pouco mais de uma semana depois de se assinalar o 54º aniversário do nascimento de Ayrton Senna, completaram 30 anos da estreia do brasileiro na Fórmula 1. Foi no seu país, Brasil, que Senna estreou na categoria-rainha, na agora demolida pista de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. O dia 25 de março de 1984 marcava o começo do campeonato mundial daquele ano.
 
Uma estreia decepcionante. Correndo em Jacarepaguá, largou em 16º e abandonou na nona volta, com problemas no turbo. Foi o início de uma série de maus resultados no Brasil, só quebrada com a vitória heroica de 91.

Na prova seguinte, Kyalami, foi sexto colocado. Repetiu a dose em Spa. Não correu em Imola após uma queda de braço entre a Toleman e a Pirelli. Em Paul Ricard, o turbo quebrou de novo. Mas então veio Mônaco, e o mundo ficou boquiaberto...

E se é verdade que Senna tinha uma talento sobrenatural, também é que estreou na equipe certa na hora certa.

Em 84, a Toleman era um time ajeitadinho. Tinha uma história consistente no automobilismo, Rory Byrne como projetista e um bom pacote de patrocínio.

A base era muito boa. Tanto que, em 86, a Toleman foi comprada pela Benetton. Equipe que virou Renault e que hoje é a Lotus. 

 ==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário