O que é ensinado quando se ensina Língua Portuguesa? Com que objetivo é
avaliada a aprendizagem dos estudantes? Como é ensinada a Língua
Portuguesa? Partindo do princípio de que o currículo implica mais do que
prescrições presentes em documentos oficiais, o livro Ensino
de Língua Portuguesa na educação básica: reflexões sobre o
currículo, organizado por Telma Ferraz Leal e Lívia
Suassuna, lançamento da Autêntica Editora, discute essas três dimensões na
educação básica brasileira.
Escrita a muitas mãos por pesquisadores que participaram do V Seminário
de Estudos em Educação e Linguagem, promovido pelo Centro de Estudos em
Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE), a
obra é dividida em oito capítulos e tem como foco a discussão sobre o
currículo e o ensino de Língua Portuguesa na educação básica.
Os autores de cada capítulo mobilizam questões que evidenciam as
interseções e interdependências entre os conceitos de currículo, ensino e
avaliação. O livro representa o esforço de pesquisadores de diferentes
universidades brasileiras no sentido de discutir o ensino de português
como língua materna no contexto atual, buscando entender tendências,
conflitos e apontar possibilidades para um trabalho que favoreça cada vez
mais a aprendizagem nas escolas brasileiras.
Ensino de Língua Portuguesa na educação básica: reflexões sobre o
currículo faz parte da Coleção Língua Portuguesa na Escola, que visa
auxiliar professores nos diferentes eixos, ampliando suas práticas de
ensino para uma melhor formação de alunos, com completo domínio da língua
e da escrita. Organizada por especialistas das mais diversas áreas da
educação e das letras, a coleção já conta com os títulos: Ler
e escrever na educação infantil, O
fazer cotidiano na sala de aula, Ensino
de gramática e A
oralidade na escola.
Sobre as organizadoras – Telma Ferraz Leal é doutora
em Psicologia e professora do curso de graduação em Pedagogia e do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE). É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem
(CEEL/UFPE) e desenvolve pesquisas sobre alfabetização e ensino da Língua
Portuguesa. Tem participado, como coordenadora, professora e orientadora,
de cursos de formação para professores das redes públicas de ensino em
diferentes estados brasileiros.
Lívia Suassuna é formada em Letras com habilitação em Português pela
Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Língua Portuguesa
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em
Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é
membro do conselho editorial da revista Leitura: teoria & prática e
professora associada da UFPE.
Título: Ensino
de Língua Portuguesa na educação básica: reflexões sobre o
currículo
Organizadoras: Telma Ferraz Leal e Lívia Suassuna
Número de páginas: 208
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-8217-377-0
Coleção: Língua Portuguesa na Escola
Organizadoras: Telma Ferraz Leal e Lívia Suassuna
Número de páginas: 208
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-8217-377-0
Coleção: Língua Portuguesa na Escola
![](http://starcopos.com.br/esportecultura/dalton.png)
![](http://starcopos.com.br/esportecultura/linha_autor.png)
0 comments:
Postar um comentário