Lincoln Amaral lança Trilogia amazônica: Hipócrates, o xamã e o escriba

O biólogo e professor Lincoln Amaral tem se dedicado nos últimos anos à produção literária, em que mescla seus conhecimentos científicos à arte de (re)criar e narrar fatos. Se em Mímica no aquário predileto, sua aventura inicial, publicada pela EdUFSCar em 2011, ele adentrava no universo universitário e mesclava-o à memória da juventude, agora, neste novo romance, ele se lança à ficção de maneira mais plena. Em Trilogia amazônica: Hipócrates, o xamã e o escriba, também sob o selo da EdUFSCar, o autor cruza e tensiona tempos, lugares, vozes e ideologias.

O próprio título da obra já aponta seus caminhos. Um médico, um feiticeiro e um escritor correm com suas histórias paralelamente, para aos poucos se cruzarem na região da Amazônia brasileira, da década de 1960, para revelar o quão vasta e indevassável pode ser a natureza, independente da violência do homem.

O xamã da tribo Kaxinawá conta a primeira parte da história, junto a outros personagens da aldeia, sobre a ameaça de um estrangeiro que deseja roubar suas riquezas medicinais. Enquanto isso, um médico se forma, dividido entre servir a humanidade, a partir da herança que recebe de uma feiticeira conhecedora do dom de curar, e usar esse conhecimento para “subir na vida”. Concomitantemente, há a história de um guerrilheiro que acompanha os últimos dias de uma luta perdida, para expandir a revolução socialista na América Latina. Ele é o escriba que registra o fim sangrento da guerrilha. 

A dicotomia entre o que se denomina por “primitivo” e o que chama de “civilizado” constitui a chave que reúne as três histórias, mesmo antes do momento do enredo em que elas, de fato, se interpenetram. Com uma narrativa densa e apaixonada, Lincoln Amaral envolve o leitor no universo ficcional. Mas, após a leitura, é inevitável voltar à realidade com um novo olhar: o do senso de que o conhecimento, o avanço tecnológico, a industrialização, enfim, essa estranha maneira de ser chamada “progresso” deve urgentemente ser matizada.

Sobre o autor – Membro da Academia Sanjoanense de Letras, Lincoln Amaral é formado em Ciências Biológicas pela UFSCar, com mestrado em Melhoramento Genético pelo Instituto Agronômico de Campinas. Atua há mais de 20 anos como professor nos ensinos Fundamental, Médio e Superior na região de Campinas. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, onde exerce o cargo de coordenador dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Publicou pela EdUFSCar em 2011 o romance Mímica no aquário predileto

TítuloTrilogia amazônica: Hipócrates, o xamã e o escriba  
Autor: Lincoln Amaral
Número de páginas
: 222                                          
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 24,00
ISBN: 978-85-7600-339-7

0 comments:

Postar um comentário