A educação é um campo em constante
transformação. É nesse espírito que a obra Conselho
escolar e diversidade: por uma escola mais democrática,
organizada pelas educadoras Maria Cecília Luiz e Renata Maria Moschen
Nascente, lançamento da EdUFSCar, vem para dar subsídios à compreensão do
desafio da democratização da escola, que tem como um dos seus princípios
básicos o acolhimento da diversidade, abrangendo os campos cultural,
étnico, de gênero e de necessidades especiais e tendo como protagonista o
conselho escolar – espaço e tempo privilegiados desse processo.
Pesquisadores, docentes e discentes da
Universidade Federal de São Carlos e de outras instituições federais e
estaduais se reuniram para compreender as bases teóricas e as possíveis
abordagens que permitem à escola acolher a diversidade, rompendo
preconceitos e reconhecendo e aceitando o outro, perspectiva que, na visão
desses estudiosos, deve ser fomentada no conselho escolar.
A obra se divide em duas partes. A
primeira, Inclusão e diversidade nos conselhos escolares: cultura,
gênero, necessidades especiais e direitos humanos, enfoca as
múltiplas relações entre diversidade e conselho escolar com vistas a uma
escola mais democrática; já a segunda, Conselhos escolares e
democratização: funcionamento, participação, formação e trabalho
coletivo, trata das especificidades do conselho escolar, suas
conquistas e perspectivas.
Os capítulos trazem contribuições do ponto
de vista teórico e prático. Os aportes teóricos explicitados, trabalhados
e refletidos têm o potencial de abastecer novas pesquisas acerca dos temas
centrais – diversidade e conselho escolar – como também outras que
estabeleçam uma interlocução com eles. “Organizar esta coletânea foi, ao
mesmo tempo, uma tarefa fascinante e desafiadora”, contam Maria Cecília e
Renata. “Fascinante pela relevância das temáticas abordadas para a
democratização da escola de educação básica, que objetiva a qualidade
social dos processos de ensino e aprendizagem nela engendrados, e também
para o desenvolvimento da pesquisa nesse campo; desafiadora no sentido de
abrigar, em uma mesma obra, uma diversidade muito grande de aportes
teóricos, de pesquisas empíricas, enfim, de olhares para a prática
educacional”, relatam. Entretanto, tanto as organizadoras como os demais
autores da obra concordam: há ainda muito que ser feito para o
aprimoramento desses conselhos como instância de democratização da escola
e, por extensão, da sociedade.
Sobre as organizadoras -
Maria Cecília Luiz, graduada em Pedagogia pela Universidade
Federal de São Carlos (1987), com mestrado em Educação pela Universidade
Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Educação Escolar pela
Faculdade de Ciências e Letras - Unesp de Araraquara (2004), é professora
adjunta da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.
Renata Maria Moschen Nascente tem graduação
em História pela UNESP - Franca (1986) e mestrado (2000) e doutorado
(2004) em Educação Escolar pela UNESP - Araraquara. É professora do
Departamento de Educação da Universidade Federal de São
Carlos.
Título: Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática
Organizadoras: Maria Cecília Luiz e Renata Maria Moschen Nascente
Número de páginas: 280
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 30,00
ISBN: 978-85-7600-340-3
0 comments:
Postar um comentário