Vela - Impecável, ‘Bimba’ vence a oitava regata e põe a mão no título da Copa Brasil de Vela

NITERÓI (RJ) - Campanha perfeita e uma das mãos no título. Ricardo ‘Bimba’ Winicki vem mostrando porquê é o número 1 do país com sobras. Depois das duas regatas disputadas na tarde desta sexta-feira, dia 10, na Baía de Guanabara, o carioca, vice-líder do ranking mundial, alcançou sua oitava vitória em oito provas na classe RS:X e manteve os 100% na competição. Bimba só perde o título da Copa Brasil de Vela Olímpica (Pré-Olímpico) se ficar no máximo em penúltimo lugar na ‘Medal Race’ (Regata da Medalha, da qual dez atletas vão participar), neste sábado, dia 11, e Albert Carvalho, vice-líder com 16 pontos perdidos, vencer a regata. Perto da conquista, Bimba evitar comemorar antes da hora aquele que pode ser o seu 18º em Pré-Olímpico, prefere exaltar o bom nível do campeonato e destacou o desempenho de dois adversários, seus principais rivais na semana, Albert Carvalho e Gabriel Bastos, ambos da escola Bimba Windsurf, de Búzios.
 

- Gabriel se mudou para Búzios há seis meses e está mostrando um crescimento muito grande. Albert é um grande atleta, um dos principais da classe nos últimos anos. Fico feliz de ver a evolução deles e mais feliz ainda de ter vencido as oito regatas. Conheço bem meus adversários, treinamos juntos todos os dias, mas acho que a minha experiência de 20 anos de Circuito Mundial fez a diferença. Agora é focar na Regata da Medalha e andar bem, tentar fechar bem a semana, com vitória e com esse título, começando bem a temporada 2014 - afirmou Bimba, representante do Brasil nas Olimpíadas de Londres-2012, Pequim-2008, Atenas-2004 e Sydney-2000.
 

Além de Gabriel e Albert, Felipe Beltran, atualmente em quarto lugar, também é da escola, e Leonardo Venturini, quinto colocado, é outra 'cria' do CT de Bimba. Ao todo, dos nove rivais de Bimba na Copa Brasil, oito treinam em Búzios.
 

- Isso mostra a força do trabalho que estamos fazendo lá. Fico satisfeito porque é uma recompensa ao sacrifício, ao esforço e à dedicação de todos ao longo desses anos.
 

Ainda este mês, o velejador segue para Miami (Estados Unidos), para a disputa da Semana de Vela americana. Em 2013, excelentes resultados como o quarto lugar no Campeonato Mundial de RS:X e a medalha de prata na Copa do Mundo de Qingdao (China). A Semana Brasileira de Vela reúne cerca de 300 atletas de dez categorias e tem como base a praia de São Francisco, em Niterói (RJ).

==> Foto: Kyra Mirsky / Divulgação

0 comments:

Postar um comentário