Natação paraolímpica ganha Centro de Referência em São Caetano do Sul

A seleção brasileira de natação paraolímpica está de mudança para São Caetano do Sul. Nove atletas da equipe vão passar a treinar na cidade paulista diariamente, onde contarão com um Centro de Referência da modalidade. Os nadadores selecionados foram Edênia Garcia, Susana Schnarndorf, Letícia Freitas, Roberto Alcalde, Talisson Glock, Vanilton Filho, Ítalo Pereira, Caio Amorim e Matheus Silva.

“Eles terão o que há de melhor no treinamento de natação, tanto com os profissionais quanto com tecnologia e equipamentos”, afirmou Leonardo Tomasello, novo técnico da seleção brasileira, contratado em janeiro de 2014. Além da nova comissão técnica, está prevista a chegada de um médico, um fisioterapeuta, um biomecânico e um nutricionista. Eles vão se juntar à equipe, que já conta com dois fisioterapeutas, um médico, um fisiologista, uma psicóloga e três enfermeiros.

Além dos nove nadadores selecionados, a expectativa do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) é de que outros atletas que integram a seleção principal também utilizem a estrutura em São Caetano do Sul. “Mais nadadores estarão constantemente na cidade para um período rotativo. Ou seja, passarão 15 dias seguidos seguindo a rotina do grupo inicial”, informou o diretor técnico Edilson Rocha.

O investimento no treinamento da seleção de natação é fundamental para o CPB cumprir a meta traçada para os Jogos do Rio de Janeiro 2016 de ficar entre os cinco melhores no quadro de medalhas.

“É uma modalidade que tem um papel importante para alcançarmos este objetivo. Estamos trabalhando firme para isso e alguns resultados já apareceram como o sexto lugar geral no Mundial de Montreal 2013, com diversos atletas jovens no pódio. Tenho certeza que o grupo está ficando cada vez melhor, com novos talentos sendo revelados a cada competição. Isso tudo faz parte da escalada rumo ao grupo dos cinco melhores em 2016”, declarou Andrew Parsons, presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

Fonte: CPB
Ascom – Ministério do Esporte

==> Foto: Washington Alves / CPB

0 comments:

Postar um comentário