Espetáculos teatrais Um-Fausto e Chá de Fúrias participam do 1º #Fiart

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe entre os dias 16/01 e 19/01 o 1º Festival Internacional de Arte e Tecnologia: Reengenharia dos Sentidos (FIART). O FIART é uma iniciativa pioneira que surge a partir de uma parceria firmada entre os projetos II Simpósio de Arte e Tecnologia, 13° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: Prospectiva Poética (#12.ART), Festival Internacional de Inovação Multimídia (FIIM) e Global Game Jam. O festival tem como objetivo a difusão, estímulo e intercâmbio de produtos culturais transdisciplinares no campo da arte, ciência e tecnologia. 

O 1º. FIART - Festival Internacional de Arte e Tecnologia: Reengenharia dos Sentidos conta com a participação de artistas e cientistas locais, nacionais e internacionais de grande representação no campo. O evento tem como meta apresentar um panorama da produção criativa contemporânea que envolve os conhecimentos da arte, ciência e tecnologia através da experimentação de novas estéticas a partir da remixagem de diferentes linguagens artísticas e processos tecno-científicos. 

Desta forma, as linguagens artísticas tais como: artes cênicas, performance, instalação interativa, vídeo mapping, jogos eletrônicos, música e software art dialogarão com conhecimentos das tecnologias tais como assistivas, digitais e robóticas somadas aos campos científicos que incluem a biologia, neurociência e engenharia biomédica.

O evento dura quatro dias e será realizado em todos os espaços do Centro Cultural Banco do Brasil. O Festival é composto pela exposição Reengenharia dos Sentidos (que vai até dia 26 de janeiro), mostra de games, simpósio, oficinas, atividades formativas, apresentações artísticas de teatro, música e performance.
 
Com a iniciativa será criado um ambiente de experimentação em arte e tecnologia que acentua o hibridismo de linguagens, com destaque para as intervenções onde a imagem não seja um fim. O Festival Internacional de Arte e Tecnologia é um painel da produção contemporânea, que leva em consideração as novas pesquisas, os aplicativos e softwares que auxiliam todo o processo criativo voltado para as diversas linguagens artísticas.

Aplicativo - O aplicativo web #Fiart utiliza elementos e técnicas de jogos digitais com o objetivo de tornar o I Festival Internacional de Arte e Tecnologia mais lúdico e divertido. De forma interativa, o aplicativo #Fiart visa promover o engajamento do público nas diversas atividades programadas por meio da realização de Quests (missões), check-in nos diversos eventos, tais como apresentações artísticas, mesas redondas, exposições, atividades formativas, participação com dicas, comentários e produção de conhecimento na forma de elaboração de resenhas sobre o conteúdo dos eventos que serão realizados durante o #Fiart.

Trata-se de um aplicativo web para dispositivos móveis que permite o intercâmbio de informações por meio da publicação de dados em servidor de banco de dados na web. O webapp #Fiart permitirá a consulta ao programa do #Fiart e às evoluções e ranking dos jogadores nas atividades realizadas de forma lúdica e divertida. O aplicativo #Fiart será hospedado no site gameficar.com e acessado por meio de link na página do evento #Fiart.

No aplicativo cada jogador poderá acumular moedas ao participar de oficinas, exposições, performances, espetáculos e das mesas temáticas. Serão três tipos de moedas: bronze, prata e ouro, valendo respectivamente 10, 50 e 100 pontos. O participante do #Fiart que acumular mais pontos ganha uma bolsa de estudos no Curso do Jogos Digitais da UDF e um Ipad.

O 1º Festival Internacional de Arte e Tecnologia tem o patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) e da Petrobras.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 
ESPETÁCULOS 
 
Chá de Fúrias do grupo Teatro da Sacola de Brasília
Dias 16 e 17 de janeiro
Classificação etária: 18 anos
Horário: 21h
Local área externa ao lado do Pavilhão de vidro I

A cólera aguçada e sedenta das deusas Erínias é despertada por um crime em família. O assassinato da rainha Clitemnestra por seus filhos Orestes e Electra descortina um plano de vingança pelas Fúrias em uma perseguição implacável aos irmãos matricidas capitaneadas por sua mãe, a deusa Nix. Processo Narrativo de Mitologia Grega em Teatro-dança-performance, aliado a investigação em Butô, Viewpoints Sonoros, Body Mapping, Attack & Intervenção Urbana, Arte e Tecnologia em Pixelação e Sensores (Knect) Engenharia Corporal para Dança Vertical, Gastronomia, Poesia e  Musica Tecnológica Experimental , com base nas obras de Sartre, Ésquilo, Maiakóvski, Pina Bausch, Derek Jarman, Alejandro Jodorowsky, Fernando Carpaneda, Helio Oiticica, Ana C., Ozu e Mizoguchi.

Um-Fausto, direção Daniel Belquer/RJ
Dias 18 a 19 de janeiro
Classificação etária: 12 anosHorário: 20h no sábado e 19h no domingo
Local: Teatro 1
 
Um-Fausto é um projeto que realiza uma combinação entre artes visuais, arte sonora, performance, teatro e poesia. A partir da obra “Primeiro Fausto” de Fernando Pessoa, a estrutura do espetáculo traz a poesia como um elemento de diálogo e atrito com a corporalidade do ator e os elementos visuais e sonoros, fazendo uso também de avançados recursos de tecnologia digital, sensores e computação física.

Serviço
Festival Internacional de Arte e Tecnologia
16 a 19 de janeiro
Exposição Reengenharia dos sentidos
16 de janeiro a 26 de janeiro - Pavilhão de vidro
Visitação das 9h às 21h
 
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Informações: 3202-3277
 
Os eventos são gratuitos e tem classificação indicativa livre (exceto espetáculos teatrais).
As senhas para retirada dos ingressos podem ser retiradas com uma hora de antecedência na bilheteria.

0 comments:

Postar um comentário