Atletas do esqui aerials disputam fase decisiva da temporada em busca de vaga para Sochi 2014

A partir desta sexta-feira (10.01), a equipe brasileira de esqui aerials inicia a trajetória na parte mais importante da temporada e que pode definir a classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi. As atletas Lais Souza e Josi Santos são as primeiras do país na modalidade e participarão de três etapas da Copa do Mundo de Esqui Freestyle para tentar a sonhada vaga.

A primeira prova das brasileiras será a Copa do Mundo da modalidade, em Deer Valley, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (10.01). Em seguida, as atletas farão treinamento em Utah, onde Lais e Josi pretendem aprimorar os duplos, acrobacia que pode acrescentar mais pontos ao desempenho das brasileiras e valer a classificação olímpica. “Considero que, aos poucos, demos vários passos dentro desse novo esporte”, disse Lais, que já tem duas medalhas de bronze no aerials, conquistadas em Park City em dezembro. “Agora vamos aplicar na neve os duplos, que já executamos em piscina”, explica.

Na sequência, os destinos serão as etapas de Val St. Come, no Canadá, no dia 14 de janeiro; e de Lake Placid, nos Estados Unidos, no dia 18. A expectativa é que as duas atletas brasileiras conquistem pontos suficientes para brigar por dois lugares na lista olímpica. O período de classificação termina em 19 de janeiro, 18 dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Lais Souza e Josi Santos, que competiam na ginástica, iniciaram o período de treinamentos de acrobacias e esqui na neve no primeiro semestre de 2013 com o objetivo de tentar vaga inédita para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014. O projeto, que inclui o acompanhamento do técnico norte-americano Ryan Snow, faz parte do planejamento da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), que tem recursos de convênios com o Ministério do Esporte.

“Estou muito contente com o estágio de evolução das duas”, exalta o treinador Ryan Snow, já mirando a evolução nas acrobacias. “Agora, estou ansioso para o próximo passo. Elas estão preparadas para seguir em frente e competir nas Copas do Mundo”, disse.
 
Com informações da CBDN
Ascom – Ministério do Esporte

==> Foto: Divulgação / CBDN

0 comments:

Postar um comentário