A
Scuderia Iveco está próxima de conquistar o seu primeiro título do
campeonato brasileiro de Fórmula Truck no próximo domingo, dia 8 de
dezembro, quando será disputada a 10ª e última etapa da Temporada 2013
em Brasília (DF), no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Após cinco
anos de participação na categoria, a equipe da fabricante já soma um
título sul-americano e agora está próxima de ser campeã nacional.
O piloto pernambucano Beto Monteiro é líder na classificação de pilotos, com 135 pontos, 16 à frente do segundo colocado. Apesar da vantagem, Monteiro revela que não fará uma corrida “conservadora”: “Irei correr para ganhar, para chegar em primeiro lugar. E toda a nossa equipe está focada com esse objetivo”, diz o condutor do Iveco Hi-Way de competição número 88.
A campanha de Monteiro no Brasileiro de Fórmula Truck registrou duas vitórias, um terceiro e dois quartos lugares. Matematicamente, o pernambucano depende de um terceiro lugar na corrida para ser campeão pela segunda vez (a primeira foi por outra equipe em 2004).
Para encarar esse desafio histórico da Scuderia, Beto comentou que a equipe fez uma revisão minuciosa do caminhão. “O circuito de Brasília sempre tem uma temperatura bem alta durante a corrida, e isso muitas vezes é determinante para o sucesso das equipes. Nosso caminhão Iveco Hi-Way de competição tem se mostrado sempre bem resistente, e não será diferente agora. Por isso, não vamos testar nenhuma configuração nova, e vamos manter tudo o que funcionou”, comenta o piloto.
Um dos destaques dos caminhões Iveco Hi-Way é o seu “coração”, o motor Cursor 13, da FPT Industrial. Produto de série nos caminhões pesados da Iveco, o engenho foi totalmente transformado para competir nas pistas. Sua potência foi elevada, e se nas estradas entrega ao redor de 560 cavalos, nas pistas a potência é elevada a 1.200 cavalos, podendo alcançar velocidades de até 250 km/h. Para suportar a alta temperatura atingida durante as provas, que pode ultrapassar os 40°, o sistema de refrigeração foi aprimorado e os pistões alterados de maneira a suportar o calor excessivo.
Valmir Benavides, o “Hisgué”, piloto do Hi-Way número 2, acredita que a Iveco conseguirá um bom desempenho em Brasília. “Particularmente, eu gosto muito do circuito, e sempre consegui bons resultados nele. Devido à consistência da nossa Scuderia nessa temporada, acredito que poderemos ter mais do que um Iveco no pódio”, diz “Hisgué”, referindo-se ao caminhão Iveco da equipe Dakar Motorsport, guiado pelo italiano Alex Caffi. Em julho, na prova de Interlagos, a marca conquistou um pódio triplo (Beto em primeiro, Caffi em terceiro e “Hisgué” em quarto).
A programação da 10ª etapa no Autódromo Internacional Nelson Piquet terá início na sexta-feira (06/12), com as duas primeiras sessões de treinos livres. O treino classificatório e Top Qualifying serão na tarde de sábado (07/12). E a corrida de domingo (08/12) será transmitida ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes, às 13h.
Iveco
Iveco,
uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma
completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões
fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos
especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road,
defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o
mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos
pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica
veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de
vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte
técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.
Para mais informações da Iveco, visite www.iveco.com.br
Para mais informações da CNH Industrial, visite: www.cnhindustrial.com
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário