As situações de
provocações dos estudantes aos funcionários, agressões físicas e verbais
entre colegas e total desinteresse para aprender são frequentes e
despertam variadas reações dos educadores. Há os que preferem ficar
indiferentes; outros só pensam na aposentadoria, em mudar de ocupação ou
em uma transferência a uma escola mais calma. Há ainda aqueles que buscam
com todo afinco resolver a situação apesar de não saber muito como e são
mais raros os que conseguem aplicar por si mesmo estratégias efetivas.
Independentemente da posição do leitor, as
psicólogas Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko
Pereira propõem um desafio: conhecer mais sobre o que vem a ser violência
na escola, suas causas e efeitos e o que pode ser feito para enfrentá-la e
preveni-la. Com este objetivo, lançam Violência Nota Zero –
como aprimorar as relações na escola, pela EdUFSCar, obra
que pode ajudar os educadores a descobrirem se as estratégias que já
utilizam são eficientes e que alterações podem potencializar suas
conquistas.
O livro é formado por capítulos com textos
teóricos que apresentam temas essenciais para uma intervenção adequada ao
enfrentamento da violência escolar: Direitos Humanos, Cultura de Paz,
desenvolvimento infantil, redes sociais e comportamento moral.
Adicionalmente, apresenta um conjunto de textos sobre como avaliar a
violência escolar e intervir nela, envolvendo alunos, pais e professores.
Tais intervenções foram pensadas a partir de experiências ao longo do
desenvolvimento da tese de doutorado da segunda autora, orientada pela
primeira, que elaborou e testou um programa denominado “Violência Nota
Zero”.
Sobre as autoras - Lúcia Cavalcanti de
Albuquerque Williams é professora Titular do Departamento de Psicologia da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordena o LAPREV
(Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) que faz pesquisa, ensino
e extensão quanto ao enfrentamento e prevenção da violência, notadamente a
violência intrafamiliar e a violência na escola. Possui Pós-Doutorado pela
Universidade de Toronto (Canadá), Doutorado em Psicologia Experimental
(USP/SP), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Manitoba (Canadá) e
Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (PUC-SP). Supervisiona alunos no Programa de Pós-Graduação em
Psicologia da UFSCar.
Ana Carina Stelko-Pereira é psicóloga
(UFPR), especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma),
mestre em Educação Especial (UFSCar) e doutora em Psicologia (UFSCar).
Realizou trabalhos teórico-práticos em relação ao enfrentamento da
violência contra a mulher, maus-tratos infantis, violência escolar e bullying no Laboratório de Análise e
Prevenção da Violência (LAPREV). É docente na Universidade Estadual do
Ceará.
Título: Violência
Nota Zero – como aprimorar as relações na
escola
Autoras: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko Pereira
Número de páginas: 244
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-7600-332-8
Autoras: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko Pereira
Número de páginas: 244
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-7600-332-8
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