Bolsista garante mais um índice olímpico no cross country para Sochi 2014

Jaqueline Mourão está perto de representar pela quinta vez o Brasil em Jogos Olímpicos. A esquiadora garantiu, neste fim de semana, o índice técnico da prova de cross-country na disciplina do sprint - prova de curta distância -, ao somar 215.11 pontos FIS (Federação Internacional de Esqui, na sigla em inglês) durante a etapa da Copa do Mundo da modalidade, em Davos, na Suíça. Foi a melhor pontuação da brasileira na temporada, Jaqueline fica mais perto de disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, na Rússia.

“Eu me senti super bem, o percurso era perfeito pra mim, mas tinha uma pedra no meio do caminho. Digo, uma placa de gelo no meio do caminho. Eu pisei na placa e caí durante a prova e perdi preciosos segundos. Sei que tenho que ficar contente, pois vi que estou forte e que poderia ter um resultado fantástico”, compartilhou a atleta atendida pelo benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Para garantir o índice na prova sprint, os esquiadores deverão somar menos de 300 pontos na FIS. Jaqueline disputou quatro provas para somar os 215.11 pontos. A definição de qual atleta que vai representar o Brasil na Rússia será no dia 19 de janeiro de 2014.

A meta da brasileira é representar o país em disputar duas modalidades: cross-country e no biatlo de inverno. “Tenho muita esperança que conseguirei classificar nas duas modalidades. Poder representar o Brasil nestes esportes, provando que é possível para um país que não tem neve competir em alto nível é muito gratificante”, disse.

Jaqueline Mourão é a primeira mulher brasileira a se qualificar tanto para os Jogos Olímpicos de Verão quanto para o de Inverno. Até o momento, foram duas edições olímpicas de verão na prova de ciclismo de montanha (2004 e 2008) e duas edições de inverno no cross country (2006 e 2010).

O Brasil já tem cinco vagas garantidas para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em Sochi, na Rússia, entre os dias 7 e 23 de fevereiro do próximo ano. Além da vaga inédita na patinação artística, conquistada por Isadora Williams, o país tem participação assegurada no esqui alpino e no esqui cross-country, modalidades disputadas na neve. Porém, os nomes dos atletas que representarão o país nessas modalidades ainda não estão definidos.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte


==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário