Uni Duni Ler Todas as Letras - Festival Itinerante de Leitura chega a sua última etapa

O Festival Itinerante de Leitura Uni Duni Ler - Todas as Letras chega a sua última etapa.  Depois de uma bem-sucedida maratona de eventos desde agosto deste ano, o projeto se prepara para mais uma etapa, nos dias 25 e 26 de novembro e 09 de dezembro. 

Criado e coordenado pela escritora Alessandra Roscoe, indicada ao Prêmio Jabuti de Literatura este ano, categoria infantil, com o livro “Caixinhas de Guardar o Tempo”, o Festival Itinerante de Leitura junta a experiência do clube de bebês leitores Uni Duni Ler, que estimula a leitura como brincadeira, com práticas da oficina Caixinha de Guardar o Tempo, que trabalha histórias infantis como resgate de memória com idosos e pacientes de Alzheimer. 

Nesta última jornada, o projeto vai itinerar pelas regiões administrativas do Guará, Taguatinga e faz sua a última apresentação no Plano Piloto, no Teatro da Escola Parque 308 Sul.  No primeiro dia de atividades (25),  a Oficina do Livro ao palco com as escritoras: Alessandra Roscoe, Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves,  e a apresentação do show Contos, Cantos e Encantos. Também será encenado o  espetáculo Deu Rato na Biblioteca, com os personagens Racumim e Racutia. 

No dia 26,  com leitura pública com idosos de Taguatinga no Jardim Botânico.  Um grupo de avós e avôs que não conhece o local será presenteado com um chá literário cheio de histórias. Muitos nunca saíram de sua região. Para o chá, o festival ganhou apoio do SESI Taguatinga que vai levar o grupo todo de ônibus para o passeio. 

E no dia 09 de dezembro, grande encerramento do projeto com o Show de Histórias e Cantigas comandado por Alessandra Roscoe, no Teatro da Escola Parque da 308 sul às 14h.

O Festival Itinerante de Leitura Uni Duni Ler Todas as Letras é gratuito e tem patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal). O projeto tem apoio do Meliá Hotel, do Restaurante Dom Romano, de Vivi e Luiz Fotos, da Administração Regional de Brasília, da cia teatral para bebês La Casa Incierta (Espanha) e dos Roedores de Livros. 

CONVIDADOS

Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira (Projeto Reinventando a Biblioteca) 
Desde que dois ratos passaram a morar na biblioteca da Escola Classe 18, em Taguatinga, no Distrito Federal, o dia-a-dia de alunos e professores nunca mais foi o mesmo. Há dez anos, Racumim e sua mãe Racutia fazem a alegria dos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, ao mesmo tempo em que colaboram para estimular o interesse pela leitura. 

Os dois são personagens criados pelas professoras Maria Célia Madureira Silva e Raquel Gonçalves Ferreira, em 1999, dentro do projeto Reinventando a Biblioteca. Juntas, as duas pedagogas com experiência em alfabetização criaram dez histórias, sempre baseadas nas necessidades da escola. Caracterizadas, elas encenam as aventuras dos ratinhos em um antigo banheiro que foi transformado em sala de leitura, proporcionando momentos de encantamento aos estudantes. 

Logo que criaram os personagens, as professoras fizeram 30 apresentações em uma semana, para todas as turmas da escola que têm na leitura um dos eixos de seu programa pedagógico. Como o retorno foi muito positivo, o que era para ser apenas temporário, virou permanente. “Foi muito mágico. Contagiou toda a escola”, relembra Raquel. Atualmente, elas ainda encontram tempo para realizar apresentações em outras escolas e em feiras de livros. E ministram, no momento, um curso para 70 professores do Distrito Federal, promovido pela Secretaria de Educação. 

As aventuras dos ratinhos deram origem a três livros. Dois já foram lançados: O Rato Adormecido e Deu Rato na Biblioteca. O terceiro – Os Amores de Racutia – será lançado na Feira do Livro deste ano, em Brasília. Elas pretendem lançar toda a coleção de histórias, para que o trabalho realizado fique registrado e possa ser utilizado por outras pessoas, mesmo depois que elas não estejam mais trabalhando. Afinal, faltam apenas dois meses para a aposentadoria de Maria Célia e Raquel já tem 25 anos de magistério.

Além do Reinventando a Biblioteca, elas têm muitos outros projetos. O Concurso de Literatura, por exemplo, dá prêmios em dinheiro às melhores obras criadas pelos estudantes. Já o Recreio Artístico foi concebido para que os alunos pudessem ter espaço para mostrar suas habilidades, como dança, teatro, poesia, e lutas marciais.

A biblioteca tem um cronograma para o atendimento das turmas. Às quintas-feiras é realizado o chamado Dia Livre, quando os alunos têm o direito de ir à biblioteca sozinhos e escolherem o livro que bem entenderem. “Nesse dia, 80% dos estudantes vêm à biblioteca, diz Raquel.”

Outra criação das duas professoras é a carteirinha de sócio da biblioteca, para que os alunos possam levar livros para casa. Eles podem pegar obras tanto para eles quanto para seus pais ou irmãos – funcionam como captadores de leitores. Como a biblioteca recebe doações de livros, tanto dos alunos quanto da comunidade, seu acervo triplicou e chega, atualmente, a mais de 30 mil volumes. (fonte portal do professor)

Informações: unidunilertodasasletras.worpress.com 

Videos Racumim e Racutia 

http://www.youtube.com/watch?v=B71ttSLmq8c (Visualização) - institucional 

http://www.youtube.com/watch?v=_CRjyhchEYU (Visualização) - tvsupren 

COORDENADORA

Alessandra Roscoe 
Alessandra Roscoe é jornalista, escritora, mãe de três filhos e uma das finalistas ao Prêmio Jabuti de Literatura, categoria infantil, com o livro “Caixinhas de Guardar o Tempo” (editora Gaivota). Desde 2007, comanda o blog Contos, cantos e encantos (contoscantoseencantos.blogspot.com), dedicado à literatura e à arte voltadas para a infância. Alessandra é também mediadora de leituras e coordena projetos que incentivam desde a leitura para o ventre, com casais "grávidos", até a busca da reconstrução da memória a partir das histórias com idosos pacientes de Alzheimer. Entusiasta da leitura para bebês, a escritora coordena ainda oficinas de leitura sensorial com crianças de zero a seis anos de idade e um clube de leitura para bebês, o Uni Duni Ler, que incentiva o prazer das leituras partilhadas, do brincar de ler. 

UNI DUNI LER TODAS AS LETRAS - TERCEIRA ETAPA 
Dias 25 e 26 de novembro e 09 de dezembro. Festival itinerante de leitura passando por três regiões administrativas do Distrito Federal. Leituras públicas para crianças e idosos, oficinas e espetáculo cênico-musical. Todos os eventos são gratuitos. Acesso livre. Classificação indicativa livre. 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 25/11 - das 15h00 às 18h00 
Escola Classe 08 do Guará
Oficina do Livro ao palco com as escritoras: Alessandra Roscoe, Maria Célia Madureira e Raquel Gonçlaves, apresentação do show Contos, cantos e encantos
Espetáculo cênico-literário: Deu rato na Biblioteca. 

Dia 26/11 - das 14h às 16h 
Jardim Botânico de Brasília 
Chá com Leitura pública para idosos de Taguatinga um grupo de avós e avôs que não conhece o local será presenteado com um chá literário cheio de histórias. Muitos nunca saíram de Taguatinga. Para o chá o FIL ganhou apoio do SESI de Taguatinga que vai levar o grupo todo de ônibus para o passeio! 

Dia 09/12 - das 14h às 16h 
Show de Histórias e Cantigas com Alessandra Roscoe 
Teatro da Escola Parque da 308 sul 

==> Foto: Roberta Souza

0 comments:

Postar um comentário