Paulo Alberto, na MX2, e Adam Chatfield, na MX1, são campeões da temporada 2013

Senador Canedo (GO) - A final da temporada 2013 do Campeonato Brasileiro de Motocross, realizada neste fim de semana (9 e 10), em Senador Canedo (GO) foi eletrizante. Mais de 25 mil pessoas compareceram à pista para ver o português Paulo Alberto, da Equipe Honda Mobil de Motocross, levar o título da categoria MX2, além de fazer dobradinha com o companheiro de equipe Thales Vilardi, que venceu as duas corridas do dia. O inglês Adam Chatfield, piloto Honda da Vulcano Ipiranga IMS, foi o campeão da MX1. O grande destaque deste domingo foi o piloto da casa, Wellington Garcia, também da Equipe Honda Mobil, que fechou o dia com uma grande vitória na principal categoria e agitou o público presente.
 
Paulo Alberto, que andou com a CRF-250R, apenas administrou a vantagem de 18 pontos e completou a primeira bateria da MX2 em quarto. Na segunda corrida, o português de 23 anos ficou em terceiro, o suficiente para garantir o segundo título do ano, já que ele venceu por antecipação o Arena Cross. "Estou muito feliz e com a sensação de dever cumprido. Foi uma temporada maravilhosa e, que sem dúvida, conquistada com o trabalho de toda a equipe", diz. Thales Vilardi fez a sua parte, venceu brilhantemente as duas corridas. "Não deu para levar o campeonato desta vez, mas estou muito contente pelo meu resultado aqui em Goiás e pelas conquistas da Honda", ressalta.
 
A situação de Adam Chatfield era a mais difícil da competição. Mesmo líder da categoria, o inglês teve que andar forte para não se distanciar dos adversários. Com um segundo e terceiro lugares, Adam, que está no Brasil há três anos, conquista pela primeira vez o campeonato nacional. "É um peso que sai das minhas costas. A pressão era muita e ainda bem que tudo deu certo. Gosto bastante de correr em terras brasileiras e espero que possa continuar", comenta o inglês, que utiliza a CRF-450R.
 
Com muita emoção e lágrimas no rosto, o goiano Wellington Garcia estava em êxtase no pódio. A vitória na última bateria foi resultado de muita força de vontade e determinação. "Usei todas as minhas forças para fazer essa última corrida a melhor de 2013. Eu precisava retribuir todo o carinho que o público de Goiás tem por mim", agradece o piloto da casa, que terminou o campeonato em quarto, seguido do também piloto Honda Joaquim Rodrigues. 
 
RESUMO DAS CORRIDAS
 
1ª bateria MX2 - Largada tranquila para os pilotos Honda para evitar qualquer tipo de confusão. Thales Vilardi saiu na terceira posição e Paulo Alberto, na sexta. Ainda no fim da primeira volta, Thales assumiu a liderança da corrida. Cauteloso, Paulo foi aos poucos conquistando posições, fazendo voltas mais rápidas e terminou em quarto lugar.
 
2ª bateria MX2 - Mais um bom começo de prova para a Honda. Thales Vilardi largou na frente e disparou na tentativa de ainda conseguir o título. Mas não dependia só dele. Mesmo com uma vantagem de mais de 15 segundos para o segundo colocado, Thales garantiu o vice-campeonato. Paulo Alberto novamente aproveitou da regularidade durante o campeonato e concluiu a corrida na terceira posição, mais que suficiente para levar o título da competição.
 
1ª bateria MX1 - Adam Chatfield administrou a vantagem na primeira bateria da MX1. O inglês começou a prova em terceiro. Quem largou na frente foi o goiano Wellington Garcia, que fez a alegria da galera com grandes pegas com o espanhol Carlos Campano, que acabou levando a primeira corrida do dia. Adam terminou em terceiro e manteve uma diferença de oito pontos para Campano, que assumiu a segunda colocação na classificação geral. Jorge Balbi, que também brigava pelo título, sofreu uma queda e deixou a bateria.

2ª bateria MX1 - Emoção na última corrida da temporada 2013. Adam saiu em segundo com o espanhol Carlos Campano na frente. Junto com Wellington Garcia, os três andaram colados o tempo todo. Na metade final da prova, Wellington ultrapassa Adam e Campano, assumindo a liderança da corrida para euforia do público goiano que impulsiona o piloto da casa para a vitória. O espanhol termina em segundo e o inglês em terceiro.

Júnior - Na corrida da Júnior, o satélite Honda Leonardo de Souza, da LS Racing, largou em quinto e subiu para a terceira colocação ainda no começo da bateria e foi assim até o final. Gabriel Della Flora, da Vulcano Ipiranga IMS, ficou em quinto. Enzo Lopes, que já tinha garantido o título da categoria no sábado, venceu a prova.
 
A Equipe Honda Mobil de Motocross tem o patrocínio da Pirelli e IMS, e co-patrocínio Vulcano, DRD e Oakley.
 
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO (CINCO PRIMEIROS)
 
MX2
 
1º #211 Paulo Alberto - 351 pontos
2º #27 Thales Vilardi - 345 pontos
3º #2 Eduardo Lima - 288 pontos
4º #1 Hector Assunção - 252 pontos
5º #20 Anderson Cidade - 251 pontos
 
MX1
 
1º #407 Adam Chatfield - 329 pontos
2º #115 Carlos Campano - 323 pontos
3º #3 Jorge Balbi - 279 pontos
4º #21 Wellington Garcia - 273 pontos 
5º #108 Joaquim Rodrigues - 256 pontos
 
Júnior
 
1º #16 Enzo Lopes - 197 pontos
2º #199 Kioman Munhoz - 148 pontos
3º #45 Leonardo de Souza - 118 pontos
4º #143 Vinicius de Sá - 104 pontos
5º #101 Renato Paz - 102 pontos
 
 
RESULTADOS DA 8ª ETAPA - SENADOR CANEDO (GO)
 
1ª BATERIA DA MX2 (CINCO PRIMEIROS)
 
1º #27 Thales Vilardi
2º #20 Anderson Cidade
3º #116 Rafael Faria
4º #211 Paulo Alberto
5º #111 Gustavo Amaral
 
2ª BATERIA DA MX2 (CINCO PRIMEIROS)
 
1º #27 Thales Vilardi
2º #116 Rafael Faria
3º #211 Paulo Alberto
4º #20 Anderson Cidade
5º #2 Eduardo Lima
 
1ª BATERIA MX1 (CINCO PRIMEIROS)
 
1º #115 Carlos Campano
2º #407 Adam Chatfield
3º #21 Wellington Garcia
4º #108 Joaquim Rodrigues
5º #992 Jean Ramos
 
2ª BATERIA MX1 (CINCO PRIMEIROS)
 
1º #21 Wellington Garcia
2º #115 Carlos Campano
3º #407 Adam Chatfield
4º #101 Humberto Martin
5º #108 Joaquim Rodrigues
 
BATERIA JÚNIOR (CINCO PRIMEIROS)
 
1º #16 Enzo Lopes
2º #199 Kioman Muñoz
3º #45 Leonardo de Souza
4º #61 Frederico Molina
5º #919 Gabriel Della Flora

==> Foto: João Pires / Vipcomm

0 comments:

Postar um comentário