Intervenção 'Sem título (Cacos)', de Cecília Bona, na Funarte Brasília, visitação 06/12

O projeto Sem título (Cacos) propõe uma intervenção em escala arquitetônica na Marquise do edifício do Complexo Cultural Funarte em Brasília. A instalação site-specific possui formas pontiagudas, como cacos de vidro colorido gigantes, que invadem teto e o vão da Marquise, como se a tivessem perfurado numa chuva insólita desses objetos. O trabalho dialoga diretamente com a recente pesquisa artística de Cecília Bona, que investiga a luz e a percepção desse fenômeno dentro do campo das Artes Visuais. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise. A visitação é gratuita.
Cecília Bona é designer de produto por formação e passou a lidar com as necessidades do mercado, onde eram raras as oportunidades de criar livremente e inovar como nas Artes Visuais. Montou um ateliê, e o que mais gostava de produzir eram luminárias. Uma delas ficou entre as finalistas para o Prêmio Craft. A peça ganhou visibilidade, com um efeito de luz que sobressai o objeto. "Desde então, comecei a pesquisar a luz para entender o que é este fascínio ancestral, esta relação de encantamento. Enveredei-me pelas Artes Visuais, para abrir um campo de exploração mais amplo.", conta Cecília Bona, que desenvolveu uma pesquisa formal e conceitual ao longo do período de seu mestrado na Universidade de Brasília.

“Na instalação Cacos tenho a necessidade de colocar em prática o que estudo, dentro de possibilidades de escala com as quais ainda não havia trabalhado, com a luz do sol aliada ao desenho da Marquise e ao uso de um material que respondesse a essa iluminação." Completa a artista, que exalta o poder inquestionável que a luz exerce sobre todos: “Sua presença nos seduz e nos atrai. A luz transforma pequenos em grandes. Tal competência prontamente identificada e aplicada pelo engenho da humanidade na sociedade pós-industrial – em letreiros, outdoors, vitrines, um mais aceso e brilhante que o outro – contraditoriamente, levou o fascínio original da luz para longe de nós. O aparente domínio sobre ela e sua presença excessiva teriam anulado em grande parte seu encanto.”

A obra Sem título (Cacos) visa reativar a atenção do sujeito, enquanto observador, para a luz em toda a sua plenitude. É um trabalho de percepção, em que o sujeito poderá vivenciar uma experiência estética de impacto com a luz. A obra poderá ser vista tanto durante o dia quanto à noite. De dia, a luz do sol ao incidir sobre os fragmentos transparentes de acrílico projeta suas sombras coloridas no chão em contraste com a sombra completamente opaca projetada pela marquise de concreto. À noite, uma iluminação especial projeta um novo desenho de sombras e proporciona uma experiência que difere da vivenciada durante o dia.

O trabalho promove um diálogo direto com a arquitetura e o desenho modernista da Marquise do Complexo Cultural da Funarte. As linhas retas disciplinadas e categoricamente repetidas dos pilares são invadidas por diagonais inconstantes e de presença irregular desses grandes cacos.  As formas atravessadas no concreto reforçam uma aparente ideia de queda desses objetos, como se fizessem parte de um fenômeno natural.  O material transparente e de aparência frágil também contrasta com a brutalidade do concreto pesado e opaco.

“A obra possui uma quebra com as linhas retas da Marquise. A diagonal se contrapõe ao cartesianismo e modernismo de Brasília. Cacos que tem um acesso formal e uma ligação perceptiva, onde o espectador, ao circular através da obra, percebe como a luz altera o espaço e a si mesmo.” Convida Cecília Bona.

Sobre a artista:
Cecília Bona é Mestre em Artes Visuais na linha de Poéticas Contemporâneas (2013), pela Universidade de Brasília, onde também se formou como Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Projeto de Produto (2003) e habilitação em Programação Visual (2004). Fez pós-graduação em Design Estratégico (2008), em uma parceria entre o IESB e IED (Instituto Europeo de Design). Em 2009, foi finalista do prêmio CRAFT Design 2009, com a luminária cubo produzida manualmente em ateliê próprio. Em 2013, foi selecionada no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea para ocupação da Marquise com a instalação Cacos. Em 2012, seu trabalho foi selecionado para o Prêmio de Arte Contemporânea do Distrito Federal - Situações Brasília, com vídeo A Educação pela Indisciplina do grupo Entrebloco (Cecília Bona, Lina Frazão, Ricardo Theodoro e YanaTamayo). Em fevereiro de 2014, faz exposição individual na Galeria Espaço Piloto – UnB.

Serviço: Sem título (Cacos), de Cecília Bona
Abertura: 5 de dezembro (quinta-feira), às 19 horas
Visitação: De 6 de dezembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014
Horário: 9h às 21h (de segunda-feira a domingo)
Local: Marquise do Complexo Cultural Funarte Brasília
Endereço: Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções - Brasília – DF)
Informações: 
(61) 3322-2076 e 3322-2029

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário