A Mostra Triangulações inaugura, em Brasília, no dia 03 de outubro, um circuito de artes visuais que convida o público a admirar a diversidade e o ecletismo, já que promove o acesso a novas obras produzidas fora do eixo Rio-SP. A exposição reúne o trabalho de artistas em atividade no Distrito Federal, Bahia e Pernambuco. Com curadoria geral de Alejandra Muñoz e regional de Marília Panitz Silveira, ela traz peças de 49 profissionais de variadas gerações, sendo 20 baianos, 20 do DF e nove pernambucanos. Triangulações fica em cartaz no Museu Nacional até o dia 19 de outubro.
A proposta evidencia a
riqueza da produção, tanto de talentos consagrados da arte contemporânea,
quanto de promessas que estão despontando neste cenário. "A Mostra Triangulações foi pensada para
fomentar a difusão e o intercâmbio de olhares entre obras e universos com
perfis e problemas próprios, mas com demandas e anseios comuns para o debate
artístico contemporâneo”, observa a coordenadora geral do projeto, Eneida
Sanches.
A montagem da exposição foi
idealizada para criar diálogos e confrontos de apreciação com leitura em cinco
eixos possíveis. A mostra impulsiona a troca de experiências entre os artistas
envolvidos e, é claro, presenteia o público ávido a conhecer cores, formas e
expressões de expoentes de cada localidade. “A intenção é fortalecer a arte,
aproximá-la do público, dar visibilidade nacional aos artistas regionais”,
reforça Marília Panitz, curadora do DF.
O mais interessante, de
acordo com ela, é que, ao mesmo tempo em que apaga fronteiras, a exposição
lança questionamentos. “Até que ponto o que é produzido nas diferentes cidades,
reflete em linguagens e expressões realmente distintas neste mundo em que a
circulação de ideias é cada dia mais acelerada? Ainda temos mesmo um
regionalismo tão aflorado assim?”, indaga.
Depois da capital do País, a
Mostra Triangulações estará em cartaz
em Recife, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, de 7 a 24 de novembro.
Para fechar o circuito 2013, segue para Salvador, onde fica de 12 de dezembro a
06 de janeiro de 2014 no Museu Carlos Costa Pinto e Galeria Paulo Darzé. A
produção executiva é da Empresa Livre.
Eixos
Intimo
Eu -
neste grupo, questões sobre erotismo, desejos e repressões são apresentados ora
de modo ambíguo, conjugando aspectos lúdicos e perversos, ora misturando
repertórios bizarros e abjetos com o cotidiano irrelevante.
Sagrados
& Profanos - este elenco abrange dimensões éticas da
existência humana, desde a gramática de rituais religiosos conhecidos às raízes
familiares mais introspectivas e menos acessíveis.
Topografias
Inefáveis - aqui são apresentados trabalhos que exploram
o potencial da imagem como discussão de materialidades físicas intangíveis e
espacialidades inacessíveis ao domínio empírico.
Anti-Fábulas
-
compreende uma série de peças que, partindo de recursos gráficos e narrativos
conhecidos e muitas vezes oriundos de linguagens como HQs, cinema e literatura,
resultam em imagens que subvertem a aparência e a significação esperadas.
(A)Caso
(Re)Corrente - são exploradas possibilidades de
ambiguidade, instabilidade e aleatoriedade como operações da arte
contemporânea, propondo paradoxos como chave lógica para a fruição.
A
proposta
Triangulações é
fruto do bem sucedido projeto baiano Circuito
Das Artes, uma mostra de arte contemporânea realizada há oito anos em
Salvador. Em 2013 o evento compreendeu exposições artísticas em sete
instituições culturais, com coordenação geral de Eneida Sanches. As três
últimas edições foram patrocinadas pela Secretaria de Cultura do Estado da
Bahia, por meio do Fundo de Cultura. A Mostra
Triangulações surgiu da necessidade de ampliar horizontes e fazer um
intercâmbio com outros Estados, trazendo a Bahia como vértice de um triângulo
entre três unidades federativas. O DF inaugura o circuito que compreende Bahia
e Pernambuco.
Curadores
Alejandra
Hernández Muñoz, curadora geral. Uruguaia, residente em
Salvador desde 1992, é arquiteta, mestre em Desenho Urbano e doutoranda em
Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia
(FAU/UFBA). Foi professora de Historia e Teoria da Arquitetura na mesma
instituição entre 1998 e 2001 e, desde 2002, é professora de História da Arte
do quadro docente efetivo da Escola de Belas Artes (EBA/UFBA), responsável pela
disciplina de Historia da Arte Contemporânea. Exerce várias atividades
relacionadas às Artes e Arquitetura, produzindo textos de história e crítica, e
participando de júris e comitês de seleção. Atualmente integra a equipe
curatorial do Programa Rumos Artes Visuais 2011-2013 do Instituto Itaú
Cultural, coordenada pelo curador Agnaldo Farias. Desde 2003, desenvolve
curadoria de diversas exposições de arte realizadas em Salvador, Recife, Belém
e São Paulo.
Marília
Panitz Silveira, curadora do Distrito Federal. Nasceu em São
Leopoldo, RS. Vive e trabalha em Brasília. Mestre em Arte Contemporânea: teoria
e história da arte, pela Universidade de Brasília, trabalha como professora
desde 1980. É professora da Secretaria de Educação do DF desde 1983. Ensinou na
Universidade de Brasília, pelo convênio SEEDF/FUB entre 1999 e 2011. De 1990 a
1996, dirigiu o Museu Vivo da Memória Candanga. Desde 1994, atua como
pesquisadora e coordenadora de programas educativos em exposições. Em 1997,
atuou como assessora dos projetos de artes visuais da Secretaria de Cultura do
Distrito Federal, entre eles o Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal.
Em 1998, dirigiu o Museu de Arte de Brasília, onde coordenou o Prêmio Brasília
de Artes Visuais 98 e o Programa de Bolsas de Pesquisa MAB/MinC para jovens
artistas. A partir de 1999, passou a publicar artigos sobre artistas de
Brasília em jornais e catálogos. Em 2001, passou e desenvolver propostas de
curadoria. Desde 2000, coordena o Programa educativo do CCBB- Brasília.
Eneida
Sanches, coordenadora geral. Formada em arquitetura e urbanismo
pela Universidade Federal da Bahia é criadora do Circuito das Artes,
participando ativamente em todas as edições. Foi coordenadora da Galeria ACBEU,
em Salvador, Bahia de 2002 a 2009. Como artista plástica, teve obras publicadas
em importantes livros de arte, recebeu prêmios, como o concurso de melhores
práticas da Caixa Econômica Federal, em 2001, Menção especial na Bienal do Recôncavo
e XVI Salão Nacional Do Museu De Arte Moderna Da Bahia. Teve sua obra
representada em exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior,
além de ter obras em coleções do Caribbean Cultural Center - NY – EUA,
Smithsonian Institute - Washington – EUA, IY Art Center – Londres – Inglaterra,
Museum for African Art – New York – EUA, Museu de Arte Moderna da Bahia e
Afrika Museum - Berg em Daal – Holanda.
SERVIÇO:
BRASILIA
Quando: 03 a 19 de
outubro de 2013
Onde: Museu Nacional
da República
Horário de visitação:
de terça-feira a domingo, das 9h
à
s 18h30
Mais informações:
http://circuitodasartes.art.br/espacos-da-mostra/
Indicação: livre
RECIFE
Quando: 06 a 24 de
novembro de 2013
Onde: Museu de Arte
Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM
SALVADOR
Quando: 12 de
dezembro a 06 de janeiro de 2014
Onde: Museu de Arte
Moderna da Bahia – MAM
==> Foto:Divulgação
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