Power vence em Houston, Dixon termina em segundo e assume liderança da Indy

A 18ª etapa da temporada 2013 da Fórmula Indy, disputada neste domingo (6), em Houston (EUA) foi vencida pelo piloto Will Power, que largou da nona posição do grid. O piloto Scott Dixon ficou em segundo lugar, seguido por James Hinchcliffe em terceiro.

O resultado colocou Dixon na ponta da tabela e levou a decisão do campeonato para a etapa de Fontana (EUA), marcada para o dia 19 de outubro.

Helio Castroneves, que liderava o campeonato e largou da pole-position, enfrentou problemas no câmbio de seu Penske e depois de ficar várias voltas parado, terminou a corrida na 23ª posição. Tony Kanaan, que largou em 11º, Bateu no muro, abandonou a prova e ficou com a 24ª posição.

Após duas tentativas a largada foi autorizada e o pole-position, Helio Castroneves conseguiu segurar a ponta, seguido por Scott Dixon em segundo e Simon Pagenaud em terceiro. Mais atrás, Tony Kanaan, que largou em 11º, conseguiu sair bem e pulou para a nona posição.

Largada é dada após duas tentativas

Ainda na primeira volta, Tristan Vautier e Graham Rahal foram empurrados por Simona De Silvestro e pararam na barreira de pneus. Vautier conseguiu voltar para a pista, mas Rahal ficou preso, o que causou a primeira bandeira amarela da prova.

Na relargada, dada na sétima volta, Helinho acelera forte e mantém a liderança com Dixon colado em seu Penske. Pouco depois, Will Power partiu para o ataque e tomou a terceira posição de Pagenaud. Tony Kanaan continuava ganhando posições e subia para oitavo.

Na 10ª volta Helinho, mais uma vez, sofreu problemas no câmbio de seu carro e parou na pista, causando a segunda bandeira amarela da corrida. Na prova de sábado (5), Castroneves também teve problemas no câmbio de seu Penske e terminou a prova na 18ª posição.

A exemplo do que aconteceu na primeira corrida da rodada dupla de Houston, os mecânicos conseguiram arrumar seu carro e devolvê-lo para a pista na 46ª volta. O problema com o piloto de Ribeirão Preto (SP) deu de presente a liderança para Scott Dixon, que segurou a ponta após a relargada, dada na 17ª volta.

Helinho enfrenta problemas no câmbio

Mais atrás, quem fazia uma boa corrida era Tony Kanaan, que seguia ultrapassando adversários e na 20ª volta já era sétimo colocado.

Na 29ª volta, Luca Filippi escapou em uma curva, ficou preso na barreira de pneus e causou a terceira bandeira amarela. Enquanto isso, Dixon e Power pararam juntos no pit e na saída protagonizaram uma disputa por posição, mas Dixon conseguiu sair mais forte e ficar na frente do piloto da Penske.

Pouco antes da relargada, que foi autorizada na 33ª volta quem enfrentou problemas de câmbio foi o atual campeão da categoria, Ryan Hunter-Reay, que começou a perder rendimento e teve de parar nos pits. Após alguns reparos Hunter-Reay voltou à pista.

Um pouco mais tarde, Tony Kanaan, que fazia boa corrida e ocupava a 11ª posição, escapou da pista, bateu no muro, abandonou sua penúltima corrida pela KV Racing e provocou a quarta bandeira amarela. Kanaan deixará a equipe de Jimmy Vasser e correrá pela Ganassi, a partir da temporada 2014.

Tony bate no muro e abandona prova

Logo após a relargada, dada na 40ª volta, Will Power partiu para o ataque e conseguiu tomar a ponta de Scott Dixon, que passou da condição de perseguido a perseguidor. A essa altura, quem fazia uma ótima corrida era Sebastian Saavedra, que largou em 24º e ocupava a terceira posição.

Um pouco mais atrás, Ernesto Viso, que na segunda corrida de Houston fez sua 100ª largada na Indy, também fazia uma boa prova e depois de largar em 12º, a 40 voltas para o final ocupava a sexta posição.

Na 59ª volta James Hinchcliffe, que na prova de sábado nem largou, pois deixou seu carro apagar e foi atingido por Ed Carpenter, ocupava a terceira posição, nove segundos atrás do líder Will Power.

Três voltas mais tarde, Power e Dixon fizeram suas paradas ao mesmo tempo e de novo o que se viu foi uma briga por posições entre o australiano da Penske e o neozelandês da Ganassi. Quem se deu melhor foi Power, que conseguiu sair na frente e manter a liderança.

Pouco depois, quando faltavam 28 voltas para o final, a bandeira amarela voltou a tremular, desta vez por causa de uma escapada de Ed Carpenter, que após ter seu carro religado voltou para a prova.

Logo após a relargada, dada a 23 voltas do final, pedaços do carro de Josef Newgarden que caíram na pista causaram a sétima bandeira amarela da corrida. Três voltas mais tarde a relargada foi autorizada e Power disparou na frente, seguido de perto por Dixon.

A essa altura, Helio Castroneves já conseguia descontar as voltas que estava atrás de Tony Kanaan e passava da 24ª para 23ª posição. Pouco depois, quando faltavam 17 voltas para o fim da corrida, Marco Andretti foi tocado por Josef Newgarden, rodou na pista e causou a oitava bandeira amarela.

Faltando 13 voltas para o final a relargada foi autorizada e Power disparou na ponta com Dixon colado em segundo e Hinchcliffe em terceiro. O que se viu a partir daí foi um ataque implacável de Dixon sobre Power.

Na última volta um forte acidente assustou os espectadores no circuito de Houston. Dario Franchitti tocou a traseira de Takuma Sato, decolou e se chocou contra a grade de proteção. Ernesto Viso, que vinha logo atrás, conseguiu desviar de Franchitti, mas bateu no carro de Takuma O piloto da Ganassi foi socorrido pela equipe de resgate do circuito de Houston e encaminhado consciente para o Memorial Hermann Hospital para ser examinado.

As investidas de Dixon não deram resultado e Power acabou levando a vitória, seguido por James Hinchcliffe em terceiro. Justin Wilson, segundo colocado na corrida de sábado ficou em quarto e Sebastien Bourdais fecharam o top-5.

Veja como terminou a segunda prova do fim de semana em Houston:

1º Will Power (AUS/Penske-Chevrolet)2º Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda)
3º James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet)
4º Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda)
5º Sebastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet)
6º Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda)
7º Oriol Servià (ESP/Panther-Chevrolet)
8º Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda)
9º Mike Conway (ING/Dale Coyne-Honda)
10º Simona De Silvestro (SUI/KV-Chevrolet)
11º Tristan Vautier (FRA/Schmidt-Peterson Honda)
12º Sebastian Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet)
13º Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda)
14º Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda)
15º Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda)
16º Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet)
17º James Jakes (ING/RLL-Honda)
18º Graham Rahal (EUA/RLL-Honda)
19º Luca Filippi (ITA/BHA-Honda)
20º Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet)
21º Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet)
22º Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet)
23º Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) 
24º Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet)

==> Fonte: Band

==> Foto: Chris Owens / IndyCar

0 comments:

Postar um comentário