PAULO SÉRGIO SANTOS & CAIO MÁRCIO NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Paulo Sergio começou suas atividades musicais ainda muito pequeno, tocando harmônica. Posteriormente, com 11 anos, veio a estudar teoria e solfejo e clarineta com Moisés Gomes, na Banda da Assembléia de Deus em Madureira, subúrbio da Central do Rio de Janeiro. Estudou no Instituto Villa-Lobos com José Botelho e na Universidade Federal do Rio de Janeiro com Jayoleno dos Santos. 

Paulo Sergio entrou para o Quinteto Villa-Lobos em 1975 e permanece nele até hoje. Já na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, atuou entre 1977 e 1885 como primeiro clarinetista. Paralelamente, trabalhou com importantes músicos de Choro como Joel Nascimento e o grupo da Camerata  Carioca. Nessa época foi indicado por Abel Ferreira como o seu sucessor, no programa do Fantástico, da Rede Globo. 

Paulo foi parceiro do violonista Raphael Rabello. Apresentado ao compositor Guinga pelo proprio Raphael, acabou também trabalhando com ele durante muitos anos, realizando grandes espetáculos dedicados à obra deste grande compositor, cinclusive uma apresentacao com a Orquestra Filarmonica de Los Angeles, no Disney Hall, e varias apresentações mundo afora.

Desenvolvendo atividades profissionais em areas distintas, Paulo Sergio acabou tocando em muitas das cidades Brasileiras, Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Venezuela, Peru, Colombia, Cuba, Guiana Francesa, Estados Unidos, Portugal, Franca, Italia, Espanha, Japao, Tunisia, Israel, Botswana, Mocambique, Quenia, entre outros países.

Recebeu prêmios importantes por suas gravações, tanto eruditas como populares. Ganhou três Premios Carlos Gomes de Musica nas categorias "Melhor Grupo Instrumental", com o Quinteto Villa-Lobos, e "Melhor Solista", com seu disco "Gargalhada". Recebeu três Premios Sharp com trabalhos de musica popular, inclusive seu primeiro CD solo, Segura Ele.

Também ganhou os dois principais premios cariocas de musica: o premio Caras e o Rival, com seu disco Gargalhada e seu trio, formado por seu filho Caio Marcio (violao) e Bolão (percussao). 

Paulo Sergio foi professor de clarineta e saxofone da Universidade do Rio de Janeiro. Atualmente tem se interessado por atividades relacionadas com arranjos e composição, e sob a orientação de Vittor Santos, realiza projetos comemorativos dos 50 anos de existência do Quinteto Villa-Lobos, com gravações em DVD e um cd com o compositor Guinga. Ano passado foi indicado ao Grammy Latino através do cd Rasgando Seda com o Quinteto Villa-Lobos e o Guinga. 

CAIO MÁRCIO 
O violonista Caio Márcio foi integrante do grupo Tira Poeira, com dois discos lançados pela gravadora Biscoito Fino (‘Tira Poeira’, de 2004, e ‘Feijoada Completa’, de 2008). Gravou também um Cd interpretando composições próprias, indicado ao Prêmio TIM Revelação de 2004. Tem uma atividade musical intensa e também se dedica a composição e arranjos.

Já tocou com Paulo Sérgio em importantes Festivais de Música nos Estados Unidos, Espanha, Portugal, dentre outros países.

Tocou com o grupo Tira Poeira no TIM Festival, edições de 2004 e 2009. Também com o grupo acompanhou alguns nomes expressivos da MPB, como Lenine, Beth Carvalho, Zélia Duncan, Francis Hime e Maria Bethânia.

As apresentações acontecem dias 30, 31 de Outubro e 01 de Novembro de 2013 – Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira) 

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos 

==> Foto: Silvana Marques

0 comments:

Postar um comentário