Oswaldo Montenegro lança nesta sexta (1/11) seu segundo longa-metragem: “Solidões”

Premiado e elogiado pela crítica com “Léo e Bia”, seu primeiro longa-metragem, Oswaldo Montenegro lança “Solidões”, seu segundo filme, que conta com Vanessa Giacomo e o próprio Montenegro no elenco. 


“Solidões” entra em cartaz dia 1º de novembro em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília. Além dessas capitais, o filme vai rodar o país, sendo apresentado apenas um dia em cada cidade, com a presença de Montenegro conversando com o público após cada exibição. Essa agenda estará, sempre atualizada, no site: www.oswaldomontenegro.com.br/solidoes


Seria muito difícil apontar a principal qualidade que faz do filme “Solidões” uma obra tão especial. É um daqueles raros filmes que continuam conosco durante muito tempo, mesmo depois de termos deixado a sala de cinema. Talvez o motivo disso tudo resida no fato de Oswaldo Montenegro saber, como ninguém, despertar as emoções e sentimentos muitas vezes esquecidos dentro de nós, tanto através de sua música como de seu texto. 


Mostrando um profundo conhecimento da linguagem cinematográfica, a ponto de subverte-la com extrema coerência, Montenegro nos mostra os vários aspetos da solidão através de histórias muito bem costuradas e que jamais se tornam episódicas, graças à força de seu texto e a uma montagem brilhantemente caótica. Com uma bela fotografia capaz de retratar, com igual eficiência, ambientes intimistas e as paisagens mais exóticas do sertão, Oswaldo nos prova que técnica e emoção podem caminhar perfeitamente juntas, e nos presenteia com esse que é, sem dúvida alguma, um dos filmes mais originais dos últimos anos”, escreveu Paulo Fontenelle, premiado diretor dos filmes Loki e Dossiê Jango.


Realizado com recursos próprios e a Coprodução do Canal Brasil, “Solidões” vai do riso ao drama, do musical ao documentário, da comédia romântica à sátira cruel, em várias histórias que se ligam, se encontram. 


Vanessa Giacomo, além de narrar o filme, interpreta uma mulher que perde a memória e rejeita sua vida anterior se recusando, a partir daí, a ter contato físico ou emocional com qualquer ser humano. Oswaldo Montenegro, no papel do “demônio”, enfrenta sua solidão andando pelo mundo, morrendo de saudade de Deus.  Um diabo sádico, divertido, que sai por aí oferecendo infinitas possibilidades aos solitários, caso aceitem suas inusitadas condições e exigências. 


Há ainda muitos outros personagens, muitas outras solidões: o incrível “Palhaço Cocada”, de 95 anos, interpretando a si mesmo (o palhaço mais velho do Brasil) em momentos engraçados e dilacerantemente ternos. Uma mulher que, num bar, espera até de manhã por seu namorado, sem se convencer de que ele não vem. Um cantor que sai de Minas certo de fazer sucesso no Rio de Janeiro e vira músico de rua. Um sertanejo que abandona seu ninho achando que vai “ganhar o mundo” e ser feliz. Todos misturados à solidão de atores fazendo testes e tentando entrar para esse filme, num painel divertido e cruel, em que uma roda gigante gira em grande velocidade, mantendo todos absolutamente sós. 


As músicas de Oswaldo Montenegro permeiam e ligam esses episódios, como rios que vão desembocar num único final: a conclusão clara de que 90% das atividades humanas existem para diminuir ou suavizar a solidão e de que só o afeto pode trazer algum resultado.


“Solidões” foi rodado nas dunas de Arraial do Cabo (RJ), no cerrado de Brasília, no agreste de Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Piraí (RJ).


O filme é de uma plasticidade incrível, muito criativo, e a trilha musical é 10! Bom demais”. Roberto Menescal (músico, compositor, produtor). 


"Solidões, de fato, não é um filme comum”. Ricardo Diniz, site TERRA.


Frases sobre o filme “Solidões”. Por David Arrais (Crítico)

O posicionamento de contestação religiosa, com um senso exacerbado de ironia, está presente em grande parte da trilha sonora e em alguns diálogos preciosos”.


“A fotografia, em perfeita sintonia com a direção de arte, também merece destaque. A transição do preto e branco para o colorido depois que alguém tranca a porta de um cômodo é brilhante”.


“O diretor se mostra seguro ao passear por tantos gêneros dentro de uma mesma obra. Há passagens com teor erótico filmadas com a mesma competência de passagens mais simples”.


“Cada ator consegue aproveitar ao máximo o espaço que o roteiro cede a seus personagens. No entanto, merecem destaque maior Vanessa Giacomo, Kamila Pistori e Pedro Nercessian, com uma “menção honrosa” para Oswaldo Montenegro, que rouba a cena como o Diabo, em uma das melhores sequências do longa. (“Não me chame de senhor!”, ele fala em certo momento)”.


SERVIÇO: 
"Solidões", filme de Oswaldo Montenegro.
Com Vanessa Giacomo, Oswaldo Montenegro e grande elenco

Data: em cartaz a partir de 1º de novembro
* Rio de Janeiro: Espaço Itaú de Cinema
End: Praia de Botafogo, 316. Sala 4, às 18h.

* São Paulo: Espaço Itaú de Cinema
Shopping Frei Caneca, sala 5, 
End: (3º Piso) Rua Frei Caneca, 569 - Consolação São Paulo - SP, Inf.: (11) 3472-2368

* Curitiba: Espaço Itaú de Cinema
 Shopping Crystal. Sala 1, às 18h. 
End: (Piso L1) Rua Comendador Araújo, 731 - Batel

* Porto Alegre: Espaço Itaú de Cinema
Shopping Bourbon Country. Sala 8, às 18h.
End:  (2º piso) Av. Túlio de Rose, 80 - Passo da Areia

* Brasília: Espaço Itaú de Cinema
Shopping Cada Park. Sala 8, às 18h.
End:  (2º Piso) SGCV Sul Lote 22 - Guará

* Florianópolis: Cinespaço
Beiramar Shopping. Sala 5, às 18h. 
End:  (Nível 10) Rua Bocaiúva, 2468 - Centro Florianópolis - SC, Inf.: (48) 3333-8576

Data: estreia dia 1/11/13. Fica em cartaz durante o mês de novembro nessas capitais. 

* Esses horários são para a primeira semana. Pode haver alteração de horário nas outras semanas. 

“Solidões” em outras cidades: www.oswaldomontenegro.com.br/solidoes


Ficha técnica: 

Roteiro, Música e Direção: Oswaldo Montenegro

Empresa produtora: Oswaldo Montenegro Produções Artísticas

Coprodução: Canal Brasil

Supervisão de Fotografia: André Horta

Elenco:

Vanessa Giacomo, Oswaldo Montenegro, Pedro Nercessian, Eduardo Canto, Renato Luciano, Kamila Pistori, Palhaço Cocada, Madalena Salles, Gabriela Carneiro da Cunha, Renato Góes, Mayara Millane e grande elenco.

Supervisão de montagem: Pedro Gracindo

Edição: Gláucio Ayala e Oswaldo Montenegro

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário