Obra analisa
experiências de comunidades de aprendizagem no Brasil e na
Espanha
O mais tradicional prêmio literário do
país, o Jabuti, acaba de anunciar os três títulos vencedores em cada uma
das 27 categorias avaliadas nesta 55ª edição. Na categoria
Educação, em segundo lugar, está o livro Comunidades
de Aprendizagem: outra escola é possível, das educadoras Roseli
Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa, publicado em
2012 pela EdUFSCar.
Sobre o livro
Vem crescendo mundialmente a noção de que a
escola tem de se articular com a comunidade, bem como utilizar novas redes
de conhecimento e de comunicação para construir uma educação de máxima
qualidade para todos, em que a diversidade seja fonte de aprendizagem e
inspire respeito. Em Comunidades de Aprendizagem: outra escola é
possível, as educadoras Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini
Braga e Vanessa Gabass apresentam os resultados de suas pesquisas em
comunidades de aprendizagem da Espanha e do Brasil, com indicação dos
elementos favorecedores e os que são obstáculo, no contexto brasileiro,
para a transformação da escola em sentido mais democrático e dialógico,
que garanta a aprendizagem para todos os estudantes.
Comunidades de aprendizagem é um
modelo educativo comunitário, a partir do qual se compreende a escola como
instituição central da sociedade. A proposta foi elaborada pelo Centro
Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de
Desigualdades (Crea), da Universidade de Barcelona, Espanha, e desde 2003
vem sendo difundida no Brasil e em outros países da América Latina, pelo
Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), da Universidade
Federal de São Carlos.
Essa experiência, ao longo de mais de uma
década, é agora compartilhada nessa proposta de implantação de comunidades
de aprendizagem com a ampliação da participação de pessoas do bairro e da
cidade na vida da escola, intensificando e diversificando de maneira
metódica as interações entre diferentes agentes educativos. Trata-se de
uma proposta que propõe mudanças tanto na gestão da escola, como nos
processos de aprendizagem.
Sobre as autoras –
Roseli Rodrigues de Mello é professora do Departamento de Teorias
e Práticas Pedagógicas da Universidade de São Carlos (UFSCar). Pedagoga,
mestre e doutora em Educação, tem pós-doutorado no Centro Especial de
Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (Crea), da
Universidade de Barcelona, Espanha. Fabiana Martini Braga também
é professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar.
É mestre e doutora em Educação, com estágio doutoral no Crea, de
Barcelona. Vanessa Gabassa é professora da Faculdade de Educação
da Universidade Federal de Goiás. Pedagoga, com mestrado e doutorado em
Educação pela UFSCar, foi coordenadora do Programa Comunidades de
Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de São Carlos. As três
pesquisadoras integram o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa
(Niase), da UFSCar.
Título: Comunidades de aprendizagem: uma outra
escola é possível
Autoras: Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 176
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7600-261-12
Autoras: Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 176
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7600-261-12


0 comments:
Postar um comentário