Educador analisa políticas norte-americanas de formação docente e como afetam os países

Durante toda a história da educação, sempre houve debates, nos Estados Unidos, sobre maneiras mais eficazes de preparar professores para suas escolas públicas. Para discutir as novas tendências da formação docente, os rumos atuais e o que esperar do futuro nos Estados Unidos e no mundo, visto que as políticas norte-americanas são cada vez mais adotadas por diversos países, a Autêntica Editora lança Políticas de formação de professores nos Estados Unidos – Como e por que elas afetam vários países no mundo, do educador e pesquisador Kenneth M. Zeichner, com tradução de Cristina Antunes.

O livro apresenta uma lúcida análise sobre o que acontece hoje e o que poderá acontecer no futuro nos Estados Unidos e no mundo em relação à globalização das políticas de formação docente fomentadas na América do Norte. A obra aponta os problemas dos debates atuais em torno dessas tendências internacionais – algumas já em curso no Brasil – e reflete sobre as possibilidades de um novo modelo de formação de professores.

Kenneth Zeichner analisa a condição atual do magistério e da formação de professores nos Estados Unidos, as maneiras como o governo federal dos EUA promoveu mecanismos de responsabilização que se apoiam na ideia de uma “economia de mercado” e as formas pelas quais os interesses privados moldam ativamente as políticas e a legislação de formação de professores naquele país. O autor também questiona as chamadas “rotas alternativas”, cada vez mais utilizadas por educadores em busca de formação, como por exemplo o caso de profissionais preparados em programas de formação de professores fora das instituições de ensino superior.

Ao final, Zeichner propõe a criação de um modelo mais democrático para a formação docente, em que a responsabilidade é partilhada mais igualmente entre os docentes universitários, as equipes da escola e os membros da comunidade, e que substitua a ideia de formação de professores orientada para o mercado por uma outra focada na justiça social.

A obra integra a Coleção Docência, coordenada por Júlio Emílio Diniz-Pereira, que conta com quatro títulos que discutem o trabalho docente, a formação dos educadores e os processos de construção da identidade profissional docente.

Sobre o autor – Kenneth Zeichner é professor titular do Departamento de Currículo e Ensino da Universidade do Estado de Wisconsin, Madison, E.U.A., onde desenvolve trabalhos de pesquisa e ensino na área de formação docente, desenvolvimento profissional de professores e pesquisa-ação. Já orientou dezenas de teses e dissertações no campo da formação de educadores. Zeichner é autor de vários livros, muitos traduzidos para diferentes línguas, inclusive o português.

Título: Políticas de formação de professores nos Estados Unidos – Como e por que elas afetam vários países no mundo
Autor: Kenneth M. Zeichner 
Tradução: Cristina Antunes 
Coleção: Docência
Número de páginas: 240
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 57,00 
ISBN: 978-85-8217-103-5

0 comments:

Postar um comentário