Para refletir sobre as crianças e as
infâncias do campo, é necessária uma abordagem que as apreenda em sua
complexidade. Como as crianças residentes em territórios rurais vivem,
brincam, estudam e compartilham experiências? O que elas nos dizem?
Partindo dessas perguntas, um grupo de pesquisadores produziu narrativas
sobre a experiência de ser criança nesses locais para Infâncias
do Campo, livro organizado por Isabel de Oliveira e
Silva, Ana Paula Soares da Silva e Aracy Alves Martins.
Este livro apresenta uma coletânea de
textos sobre a infância no campo, como as crianças vivem, brincam, estudam
e compartilham experiências. As narrativas presentes na obra reproduzem a
voz e os gestos das crianças, os conteúdos de suas falas, suas
reivindicações, seus encantamentos e desencantos com a vida e com os
aspectos do rural que vivenciam, as relações que estabelecem com os
adultos, com as instituições educacionais e com o entorno urbano de suas
comunidades.
De acordo com Maria Isabel Antunes-Rocha,
que assina o prefácio, Infâncias do Campo é uma obra tecida com,
para e sobre as crianças: “Alguns artigos mostram que as pesquisas
geradoras daquele conhecimento foram realizadas com a participação das
crianças no cotidiano de suas existências. Encontrei pesquisadores
acompanhando seus sujeitos na família, na escola, nos afazeres domésticos,
cuidando da casa e dos irmãos, no transporte escolar, nas brincadeiras,
nas reuniões e na escola. [...] Em muitos textos, é possível ver a relação
das crianças com o ambiente natural, mas é nas brincadeiras que podemos
focalizar mais o tema. Este é um dos pontos de ruptura deste livro. Nas
brincadeiras, as crianças estão nos rios, lidando com a terra, subindo em
árvores, correndo com os animais, lidando com ferramentas, pessoas e
situações que estão a sua volta”.
Voltado para a sensibilidade e a vivência
da criança, este livro contribui para a evidenciação da criança e das
diferentes experiências adquiridas nos territórios rurais e,
especialmente, para a construção de diálogos acadêmicos e políticos que
contribuam para as discussões sobre o tema. A obra integra a Coleção Caminhos
da Educação do Campo, coordenada por Maria Isabel Antunes-Rocha e
Aracy Alves Martins, que já possui seis títulos que divulgam e socializam
resultados de pesquisas, relato de práticas, modelos didáticos e ensaios
em torno de temas relevantes no contexto da construção de um projeto para
a Educação do Campo.
Sobre as organizadoras –
Isabel de Oliveira e Silva é doutora em Educação, professora do
curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade
de Educação da UFMG e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre
Infância e Educação Infantil da UFMG (NEPEI/UFMG).
Ana Paula Soares da Silva é
professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em
Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto,
Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa e extensão
Subjetividade, Educação e Infância nos Territórios Rurais e da Reforma
Agrária, vinculado ao Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano
e Educação Infantil (SEITERRA/CINDEDI-USP-RP).
Aracy Alves Martins é doutora em
Educação, professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG e
pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário do Centro de
Alfabetização, Leitura e Escrita (GPELL/Ceale/FaE/UFMG) e do Núcleo de
Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA).
Título: Infâncias do
Campo
Organizadoras: Isabel de Oliveira e Silva, Ana Paula Soares da Silva e Aracy Alves Martins
Número de páginas: 288
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-8217-155-4
Organizadoras: Isabel de Oliveira e Silva, Ana Paula Soares da Silva e Aracy Alves Martins
Número de páginas: 288
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-8217-155-4
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