Coletânea resgata narrativas sobre a vida e a educação de crianças que vivem no campo

Para refletir sobre as crianças e as infâncias do campo, é necessária uma abordagem que as apreenda em sua complexidade. Como as crianças residentes em territórios rurais vivem, brincam, estudam e compartilham experiências? O que elas nos dizem? Partindo dessas perguntas, um grupo de pesquisadores produziu narrativas sobre a experiência de ser criança nesses locais para Infâncias do Campo, livro organizado por Isabel de Oliveira e Silva, Ana Paula Soares da Silva e Aracy Alves Martins.

Este livro apresenta uma coletânea de textos sobre a infância no campo, como as crianças vivem, brincam, estudam e compartilham experiências. As narrativas presentes na obra reproduzem a voz e os gestos das crianças, os conteúdos de suas falas, suas reivindicações, seus encantamentos e desencantos com a vida e com os aspectos do rural que vivenciam, as relações que estabelecem com os adultos, com as instituições educacionais e com o entorno urbano de suas comunidades.

De acordo com Maria Isabel Antunes-Rocha, que assina o prefácio, Infâncias do Campo é uma obra tecida com, para e sobre as crianças: “Alguns artigos mostram que as pesquisas geradoras daquele conhecimento foram realizadas com a participação das crianças no cotidiano de suas existências. Encontrei pesquisadores acompanhando seus sujeitos na família, na escola, nos afazeres domésticos, cuidando da casa e dos irmãos, no transporte escolar, nas brincadeiras, nas reuniões e na escola. [...] Em muitos textos, é possível ver a relação das crianças com o ambiente natural, mas é nas brincadeiras que podemos focalizar mais o tema. Este é um dos pontos de ruptura deste livro. Nas brincadeiras, as crianças estão nos rios, lidando com a terra, subindo em árvores, correndo com os animais, lidando com ferramentas, pessoas e situações que estão a sua volta”.

Voltado para a sensibilidade e a vivência da criança, este livro contribui para a evidenciação da criança e das diferentes experiências adquiridas nos territórios rurais e, especialmente, para a construção de diálogos acadêmicos e políticos que contribuam para as discussões sobre o tema. A obra integra a Coleção Caminhos da Educação do Campo, coordenada por Maria Isabel Antunes-Rocha e Aracy Alves Martins, que já possui seis títulos que divulgam e socializam resultados de pesquisas, relato de práticas, modelos didáticos e ensaios em torno de temas relevantes no contexto da construção de um projeto para a Educação do Campo.

Sobre as organizadorasIsabel de Oliveira e Silva é doutora em Educação, professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil da UFMG (NEPEI/UFMG).

Ana Paula Soares da Silva é professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa e extensão Subjetividade, Educação e Infância nos Territórios Rurais e da Reforma Agrária, vinculado ao Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (SEITERRA/CINDEDI-USP-RP).

Aracy Alves Martins é doutora em Educação, professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (GPELL/Ceale/FaE/UFMG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA).

Título: Infâncias do Campo 
Organizadoras: Isabel de Oliveira e Silva, Ana Paula Soares da Silva e Aracy Alves Martins
Número de páginas: 288
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-8217-155-4

0 comments:

Postar um comentário