Coleção Estudos Foucaultianos ganha novos volumes

Criada para abarcar livros que tratam de Política, Educação, Medicina, Sociologia, História, Literatura, Filosofia ou Estudos Culturais, a partir da ampla e multifacetada perspectiva desenvolvida por Michel Foucault, a Coleção Estudos Foucaultianos, da Autêntica Editora, ganha dois lançamentos: Inclusão e biopolítica', organizado por Elí T. Henn Fabris e Rejane Ramos Klein, e O mesmo e o outro – 50 anos de História da Loucura’, que conta com a organização de Salma Tannus Muchail, Márcio Alves da Fonseca e Alfredo Veiga-Neto, que é também coordenador da Coleção, integrada por 12 títulos.

Em Inclusão e biopolítica, as organizadoras apresentam uma coletânea de textos que refletem sobre as políticas e práticas da inclusão social e, mais especialmente, da inclusão educacional, sob a perspectiva da biopolítica, elaborada por Michel Foucault. Saindo do lugar-comum, as autoras deste livro se utilizam de diferentes abordagens e teorias sobre a inclusão educacional, que não fazem parte da corrente predominante dos discursos pedagógicos brasileiros, com o intuito de oferecer enfrentamentos teóricos no campo das Ciências Humanas, necessários ao que o cenário atual do país nos apresenta.

Já o livro O mesmo e o outro – 50 anos de História da Loucura celebra o cinquentenário de publicação de História da loucura na Idade Clássica, célebre livro de Foucault. Esta obra apresenta discussões acerca de variados temas relacionados ao livro de Foucault e das decorrências que suscita. Entre análises sobre o campo da medicina psiquiátrica, sobre as políticas e práticas da psiquiatria e sobre abordagens da loucura em diferentes âmbitos, os autores desta obra desdobram os pensamentos de Michel Foucault e investigam as contribuições deixadas pela obra do filósofo nas mais diversas áreas do saber.

Sobre os organizadores do Inclusão e biopolíticaElí Henn Fabris é doutora e mestre de Educação pela UFRGS. Integra a linha de pesquisa Formação de professores, Currículo e Práticas Pedagógicas (Unisinos) e coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/Unisinos). Rejane Ramos Klein possui doutorado e mestrado em Educação pela Unisinos; possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade. Coordena um Curso de Extensão na área da Inclusão; um Programa de Educação e Ação Social e um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Sobre os organizadores do O mesmo e o outro – Alfredo Veiga-Neto é doutor em Educação e professor titular do Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.  Para a Autêntica, dirige as coleções: Estudos foucaultianos; Pensadores & a educação; Temas & educação. Márcio Alves da Fonseca é doutor em direito pela USP e mestre em filosofia pela PUC-SP. É professor do Departamento de Filosofia da PUC-SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da PUC-SP. Salma Tannus Muchail é mestra e doutora em filosofia, professora emérita da PUC-SP e professora titular do Departamento de Filosofia da PUC-SP. Tradutora de livros de Michel Foucault publicados no Brasil e autora, entre outros, de Foucault, simplesmente (Loyola, 2004) e Foucault, mestre do cuidado (Loyola, 2011).
Título: Inclusão e biopolítica
Organizadores: Elí T. Henn Fabris e Rejane Ramos Klein
Número de páginas: 224
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 46,00
ISBN: 978-85-8217-142-4

TítuloO mesmo e o outro – 50 anos de História da Loucura
Organizadores: Salma Tannus Muchail,  Márcio Alves da Fonseca e Alfredo Veiga-Neto
Tradutora: Cristina Antunes
Número de páginas: 432
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 57,00}
ISBN: 978-85-8217-110-3 

0 comments:

Postar um comentário