Depois de circular por diversas escolas públicas de Ensino Médio com
resposta imediata por parte dos alunos que se preparam para os exames do
Programa de Avaliação Seriada (PAS), o espetáculo PAS(SEI) faz duas
apresentações aberta ao público nos dias 2 e 3 de novembro.
PAS(SEI) é uma peça montada
a partir das obras dramáticas indicadas pelo PAS 1, 2 e 3 da Universidade de
Brasília e é destinado aos alunos do ensino médio e pessoas interessadas no
tema. As obras inspiradoras são Antígona,
de Sófocles (PAS 1), Otelo, o
mouro de Veneza, de William Shakespeare (PAS 2), e Campeões do mundo, de Dias
Gomes (PAS 3).
Ela tem características dos teatros grego, elisabetano, épico e do
teatro moderno brasileiro. O objetivo da montagem é facilitar o acesso dos
estudantes ao conteúdo programático determinado no PAS e, por desdobramento,
aos conteúdos do ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio e dos vestibulares. A
proposta é complementar a ação pedagógica desenvolvida em sala de aula.
As obras dramáticas listadas no PAS abordam diversos assuntos que
envolvem aspectos existenciais, éticos e afetivos que são vistos no contexto da
adolescência, fase que traz uma série de transformações anatômicas,
fisiológicas e psicológicas com repercussão na forma de se perceber uma nova constituição
comportamental. Assim, o espetáculo PAS(SEI) propõe um “passeio” pelas obras com o
foco orientado para o diálogo com os jovens sobre a qualidade e o contexto das
relações na adolescência e das práticas cotidianas ligadas à sociedade.
Além das características fundamentais para o entendimento do conteúdo
programático das Artes Cênicas, o espetáculo tem uma encenaçãodirecionada para
o público juvenil e concebida a
partir de uma forma teatral aberta, uma(deletar
uma) forma poética que estabelece
o diálogo entre todos os envolvidos no jogo cênico (atores e público). Deste
modo, o aluno e o professor, o espectador participam
ativamente do espetáculo e dialogam com os atores durante o espetáculo,
tornando a experiência mais rica e estimulante.
Além das obras literárias, o espetáculo utiliza músicas que também fazem
parte das referências do PAS. Entre as canções estão composições de artistas
como Chico Buarque, Moreira da
Silva (deletar), GOG, Caetano Veloso, Racionais MCs e
Michael Jackson.
PAS(SEI) é dirigida por Márcio Menezes e tem no elenco os atores Abaetê Queiroz, Mateus Ferrari, André Reis, Juliana Drummond, Lívia Bennet, Tati Ramos e Edu Moraes. A produção é de Guilherme Angelim.
AS OBRAS
DRAMÁTICAS
Antígona
Antígona de Sófocles é referência para compreender o homem contemporâneo
a partir da tragédia grega que demarca o processo civilizatório do mundo
ocidental. O que era ser “cidadão” do século 5 a.C. e o que é ser cidadão do
século 21? Podemos perceber certo despertar para as questões que envolvem o
estar no mundo e ao mesmo tempo as questões que envolvem o si mesmo.
Portanto, a partir desta obra, pode-se mostrar que o homem contemporâneo
é plenamente responsável pelos seus próprios atos na interlocução com o outro e
na sua relação política com a cidade. Nas cenas de Antígona utiliza-se o
sistema coringa desenvolvido por Augusto Boal, onde os atores não têm papéis
fixos.
Otelo, o mouro de Veneza
Na montagem, Otelo, o
mouro de Veneza é ambientada na
Ceilândia e tem uma linguagem bastante atual que nos permite extrapolar os
conceitos a partir do conhecimento e da ignorância sobre fatos que nos dizem
respeito. Shakespeare, do mesmo modo que Machado de Assis, explora o universo
entre o mundo da aparência e o mundo oculto, e assim expõem as fraquezas
humanas. O que sabemos? O que ignoramos? É preciso conhecer todas as coisas?
Como é possível uma pessoa afetar a vida de outra a partir dos seus pontos
fracos? Como explorar a vulnerabilidade humana? Como recontar as velhas
histórias de amor e traição? Como podemos repensar a honra e a fidelidade nos
dias atuais? A obra Otelo é um convite a um mergulho no universo da psicologia
e do indivíduo.
Campeões do mundo
Nos anos 1960 e 1970 eclode no Brasil os anos de chumbo e junto com eles o teatro político brasileiro. Neste contexto, vários grupos teatrais resistiram e levantaram a voz contra a mão pesada dos militares: o Arena, o Oficina, o Opinião, entre outros. Em 1980, logo após a Anistia permitir a volta dos exilados políticos, o dramaturgo Dias Gomes fez um panorama dos anos da ditadura no nosso país. A partir de um fato, o sequestro de um embaixador, ele faz uma análise do comportamento político dos brasileiros. Neste caso, vale a pena fazer a reflexão sobre como o teatro pode ser um veículo de protesto e transformação cultural. A peça Campeões do mundo é uma obra que tem estrutura épica e apresenta a relação dos indivíduos com os poderes constituídos.
Serviço
PAS(SEI)
Dias 2 e 3 de
novembro
Centro Cultural
de Brasília (CCB) - Via L2 norte quadra 601- Ao lado do Serpro
Sábado, às 21h
Domingo, às 20h
Ingresso: R$30
(inteira) R$15 (meia)
Classificação
Indicativa: 14 anos
![](http://starcopos.com.br/esportecultura/dalton.png)
![](http://starcopos.com.br/esportecultura/linha_autor.png)
1 comments:
adoreeei!
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