Visão faz campanha de saúde ocular gratuita para idosos (30/09 A 03/10)

O dia do idoso é comemorado em 1º de outubro. Com a proximidade da data, ganham luz questões ligadas à saúde na terceira idade, especialmente à saúde dos olhos, que tende a se debilitar com o avanço da idade. Nessa fase da vida, os problemas de visão mais comuns são a Degeneração Macular, Presbiopia, Catarata e o Glaucoma. Há também a preocupação com a Retinopatia Diabética, que ameaça os portadores de diabete mellitus tipo 1.

Para todas essas doenças, cujos sintomas e consequências prejudicam a qualidade de vida do idoso, há tratamento. E é pensando em resgatar essa qualidade de vida que o Visão Institutos Oftalmológicos realiza a campanha Visão Itinerante voltada à terceira idade,  de 30/09 a 03/10. O projeto contemplará essa comunidade com check-ups oftalmológicos express e bate-papo com médicos,  no Sesc de Taguatinga .

O objetivo é evitar que a população seja pega de surpresa. Todas essas doenças podem ser prevenidas e tratadas.  O quanto antes diagnosticadas, melhores e maiores são as chances de bons resultados dos tratamentos. Por isso, a informação é o melhor remédio”, declara o diretor do grupo e coordenador João Luiz Pacini Costa.
Saiba mais
A Degeneração Macular resulta em uma perda de visão no centro do campo visual por danos na retina. Torna difícil ou impossível de ler ou reconhecer rostos. Com ela a visão periférica ainda é suficiente para permitir outras atividades cotidianas. A presbiopia, ou vista cansada, ocasiona o enrijecimento dos músculos ciliares, aparecendo já por volta dos 40 anos de idade. O processo é progressivo, e piora com a idade, mas costuma se estabilizar em torno dos 60 anos.
A Catarata é a opacidade do cristalino que leva ao embaçamento da visão. Pode ser congênita ou adquirida, causada por traumas oculares, inflamações intraoculares, exposição excessiva à radiação ultravioleta ou por diabetes. As adquiridas são mais comuns acima dos 60 anos. Também causada por diabetes, a retinopatia diabética é uma lesão causada à retina por complicações da doença. É uma das grandes causas de cegueira.
Já o Glaucoma tem como complicação quase inevitável a perda visual, que é irreversível, mas pode ser prevenida ou atrasada por tratamento. O termo é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina. Pode ter como causas o aumento súbito da pressão intraocular, genética, catarata avançada, lesões oculares, diabetes ou uso de corticóides.
A Retinopatia Diabética merece atenção especial, porque é a primeira causa de cegueira no Brasil. A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira, fazendo parte ao lado das nefropatias, vasculopatias e neuropatias, do conjunto de complicações mais freqüentes dos pacientes com diabetes que, com o aumento da sobrevida, manifestam progressivamente a doença com maior incidência e gravidade. O controle metabólico adequado tende a retardar o aparecimento e diminuir a gravidade das alterações fundoscópicas que, no entanto, quando já existentes não se modificam significativamente com a normalização da glicemia 
Visão para a melhor idade
De 30/09 a 03/10
30/09 , das 14 às 17 horas
01/10 das 14 às 17 horas
02 e 03/10 das 9 horas ao meio-dia
Sesc Taguatinga
Atendimento gratuito

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário