A
CAIXA Cultural Brasília apresenta, na próxima quarta-feira (11), às
20h, pela Série Solo Música, o músico Juan Manuel Quintana tocando viola
da gamba. No palco,
o músico apresentará o recital denominado, por ele mesmo, “Espírito da
Gamba – Uma pequena antologia da música para viola da gamba solo”, no
qual faz um histórico da literatura para o instrumento, tocando obras de
quatro compositores fundamentais: Tobias Hume
(1569-1645), Karl Friedrich Abel (1723-1787), Jean de Sainte Colombe
(1640-1700) e Marin Marais (1656-1728). “É um privilégio ter Juan Manuel
Quintana na Série, ele que é referência no instrumento e um solista
maravilhoso”, destaca o produtor Alvaro Collaço.
A
vida de Colombe sempre permaneceu envolta de mistério, em razão da sua
modéstia e visão espiritual da música. Foi professor de Jean Rosseau e
Marin Marais, este
compositor importante do período Barroco, e que seria designado
gambista solo da corte de Luis XIV, o Rei Sol. A relação entre Colombe e
Marais foi romanceada pelo escritor Pascal Quinard, em seu livro “Todas
as Manhãs do Mundo”, que gerou filme homônimo de
Alain Corneau, com grande sucesso na década de 1990. Como o livro, o
filme é pura ficção, mas considerado um dos principais filmes já feitos
sobre música.
Viola da gamba:
Antecessora
direta do violoncelo, a viola da gamba foi desenvolvida no século XV, e
teve seu apogeu nos períodos da Renascença e Barroco. O instrumento era
popular
na Inglaterra, do período elisabetano, e na França era o instrumento
favorito de Luiz XIV. É instrumento utilizado mais em música de câmara,
sobretudo como baixo-contínuo, embora compositores importantes tenham se
dedicado a escrever para solos. Em função
disso, recitais de viola da gamba a solo são raros e desafiantes para
os instrumentistas.
O solista:
Juan Manuel Quintana nasceu em Buenos Aires, em 1972. Realizou seus estudos de viola da gamba com Ricardo Massun e, em
1991, na
Suíça, ingressou na classe de Arianne Maurette, no Centro de Música
Antiga de Genebra. A partir de 1992, estudou viola da gamba com Paolo
Pandolfo, na Schola Cantorum Basiliensis, aprofundando ao mesmo tempo os
seus conhecimentos de teoria musical e musicologia.
Completou os seus estudos no Conservatório de Paris, sob a orientação
de
Christophe Coin.
Nomeado
“Lauréat Juventus”, em 1995 (com o patrocínio do Conselho da Europa e
do Instituto Calude Nicolas Ledoux), Quintana iniciou
então colaborações regulares com
René Jacobs,
Marc Minkowski e Jordi savall. Como solista e como membro de vários
grupos de música antiga, realizou várias gravações. Apresentou-se, como
solista, em Paris (Théâtre de la Ville,
Auditório do Louvre, Théâatre des Abbesses), Dijon, Besançon, la Roque
d’Anthéron, Nantes «Les Folles Journées», bem como na Suíça, em Itália,
na Alemanha e nos Estados Unidos.
Desde
1999 realiza para Harmonia Mundi France diversas gravações, recebendo
distinções da crítica especializada internacional. Entre 1999 e 2005 foi
assistente de
Marc Minkowski nas óperas de Paris, Aix en Provence, Viena e Zurique.
Dirigiu numerosos projetos na Argentina e no exterior incluindo as tres
óperas de Monteverdi, assim como “Agrippina” e “Rodelinda” de Haendel.Em
2009 ganhou o Prêmio Konex de Prata da Cidade
de Buenos Aires.
Juan
Quintana tem atuado com regularidade, no Brasil, na Oficina de Música
de Curitiba, no Festival de Música Barroca de Alcântara, na Semana de
Música Antiga da
UFFMG, como regente da Camerata Antiqua de Curitiba, e atuando com os
músicos Guilherme de Camargo, Marília Vargas, Paulo Mestre, Rodolfo
Richter e Silvana Scarinci.
Serviço:
Série Solo Música – Juan Manuel Quintana
Data: 11 de setembro de 2013 (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS Quadra 4, Lotes 3/4, edifício anexo à matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Capacidade: 414 lugares (8 para cadeirantes)
Ingressos: À venda a partir de 7 de setembro – R$ 10 e R$ 5 (meia)
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores
de brinquedo
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo==> Foto: Roberto Rutkauskas
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