SEMANA DO CERRADO EDUARDO RANGEL LANÇA EM SHOW (12/9)

É com olhar otimista que o cantor e compositor brasiliense Eduardo Rangel enxerga o futuro da relação do homem com a natureza, vislumbrando uma dinâmica de respeito dos seres humanos ao meio-ambiente, resultando numa utopia só imaginável nos dias de hoje em obras de ficção científica – aliás, uma das inspirações da composição 3416 d.C., faixa de abertura de seu mais recente álbum, Estúdio (lançado em 2011).

A música foi escolhida para virar videoclipe, tarefa que ficou a cargo do cineasta Douro Moura. Com patrocínio do FAC (o Fundo de Apoio à Cultura), o vídeo foi realizado em cinco meses e está próximo de sua estréia oficial: primeiramente na internet, em 9 de setembro, para ser visto por pessoas de todo o mundo, e, três dias depois, em telão de 200 polegadas, com projeção do clipe e apresentação de Eduardo Rangel e banda no Jardim Botânico (dentro da programação do evento Semana do Serrado).

Em 3416 d.C., o cantor interpreta o personagem-autor, um homem do futuro que celebra a felicidade do triunfo da consciência ecológica e manda um recado de esperança via ondas de rádio para o passado. O personagem agradece aos habitantes do século 21 por terem preservado o planeta, para que ele possa estar vivo em 3416. Aos habitantes do presente, a música lembra a responsabilidade com o legado que deixarão para o futuro da Terra.

O clipe foi filmado em Brasília e na cidade goiana de Cavalcante, localizada próxima à mística Chapada dos Veadeiros. As cenas que representam o passado, ou seja, o nosso presente, são apresentadas com situações do cotidiano. Para 3416 foram reservadas cenas de sugestões futuristas.

“Acho que a música tem despertado interesse porque gera diversas interpretações, é uma causa nobre e puxa pela imaginação”, comenta Eduardo Rangel. Por isso mesmo, o cantor deu toda a liberdade de criação para o diretor fazer o clipe. Douro partiu da música para a criação, tentando abstrair referências visuais que pudessem influenciar ou limitar o trabalho. “A própria música determinou que o clipe se passaria no passado e presente – no caso, o futuro, o ano de 3416. Nesse sentido, ficou fácil: tentamos nos ater a uma natureza exuberante. A grande dificuldade foi encontrar uma locação com estrutura física de uma residência que estivesse em comunhão com a natureza – pois no futuro sugerido pela música é assim que as pessoas vivem”, pontua Douro.

A locação escolhida é a casa, recém-construída, de um amigo do Eduardo. “Essa casa foi um achado! Ela é bem moderna, mas no meio do mato, sem interferir na natureza ao redor, o que tem tudo a ver com a música: o contraste da tecnologia de ponta com a natureza preservada”, observa o cantor.

No show de lançamento, Eduardo Rangel será acompanhado por Joaquim França (piano digital), Oswaldo Amorim (baixo), Renato Gloria (bateria), Paulo Góes (guitarra) e Ocelo Mendonça (violoncelo e saxofone). No repertório, o cantor privilegiará composições presentes no disco Estúdio.

Serviço do Show
Dia 12 de setembro, às 19h, no Jardim Botânico (SMDB, Área Especial, Lago Sul). Acesso livre. Classificação indicativa livre.

Semana do Cerrado
Visitação de 13 de setembro a 17 de novembro de 2013, de terça a domingo, das 9h às 17h30, no Jardim Botânico (SMDB, Área Especial, Lago Sul). Programação: exposição fotográfica Patrimônio de Todo Brasileiro; lançamento da pedra fundamental do Centro de Excelência do Cerrado do Jardim Botânico de Brasília no Programa Brasília Cidade Parque do GDF e da cooperação com o IBICT/MCTI; lançamento do videoclipe 3416 d.C. com show de Eduardo Rangel. Acesso livre. Classificação indicativa livre. www.jardimbotanico.df.gov.br.

Assessoria de imprensa Eduardo Rangel: Tato Comunicação: 3263-5597/8916
Jaque Dias: 9988-9618/ 7812-9893
Pedro Brandt: 9906-3317

Ficha técnica 3416 d.C.:
Eduardo Rangel - voz e composição
Douro Moura – direção, roteiro e montagem
Daniel Basil - fotografia
Madalena Schnabel - produção
Lia de Paula - assistência de fotografia, still e fotos de making of
Guto Martins - assistência de fotografia
Jaqueline Pereira - arte
Luciana Menescal - assistência de arte
Leonardo Brito - maquiagem
Roque Fritsch - eletricista
Fernando Cavalcante - som direto

Assistência de Produção:
Daniel Sarkis, Daniela Oliveira, Lauro Fialho, Maria Paula Caricatti e Tiago Faquini

Figurino: Suzana Barbosa e Cris Cordeiro, com colaboração de Jaqueline Pereira, Lia de Paula, Farlley Derze e Jamile Torman
Mattheus Macedo - efeitos especiais
Gabriel Ramos – criação e composição do jornal
Daniel Sarkis – projeto de captação
Tato Comunicações - assessoria de comunicação e imprensa

Atores:
William Ferreira, Simônia Queiroz, Marina Pimentel, André Deca, Mariana Rios e Pedro Leal

Figurantes:
Cid Rauen, Frank Joseph, Jessie Braz, Wander Braz, João Gott, Simone Oliveira e Bento XVII (gato)

Áudio musical:
Voz e composição – Eduardo Rangel
Arranjo, acordeom e programação – Leo Brandão
Guitarra e violão – Walter Villaça
Contrabaixo – André Vasconcelos
Gravação e mixagem – Daniel Musy
Masterização – Ricardo Garcia

==> Foto: Lia de Paula

0 comments:

Postar um comentário