GUIA DA RODADA #19: um copo metade cheio ou metade vazio

Já tivemos dez edições do Brasileirão em pontos corridos. Em sete delas, o campeão do primeiro turno ganhou o campeonato: Cruzeiro em 2003, Santos em 2004, Corinthians em 2005, São Paulo em 2006 e 2007, Fluminense em 2010 e Corinthians em 2011. É o copo metade cheio para o Cruzeiro, grande líder em 2013. Em outras três temporadas, o time que ganhou a metade inicial da competição não se sustentou na ponta até o fim: o São Paulo passou o Grêmio em 2008, o Flamengo superou o Inter em 2009; e o Fluminense deixou o Atlético-MG para trás em 2012. É o copo metade vazio para o Cruzeiro.

O Brasileirão encerra sua metade inicial de disputa neste fim de semana com a certeza de que a Raposa é a dona da melhor campanha. O cruzeirense otimista dirá que não é título, mas é indício; o pessimista dirá que é indício, mas não é título. E o mesmo vale para aqueles que perseguem a equipe de Belo Horizonte. No ano passado, por exemplo, os cinco primeiros colocados no fim do primeiro turno foram os cinco primeiros colocados no fim do campeonato. É boa notícia para o atual pelotão da frente. Já em 2011, dois ficaram pelo caminho: São Paulo e Botafogo guardaram vaga para Fluminense e Inter.

O equilíbrio já virou um clichê do campeonato. E 2013 não quebrou isso. Apenas seis pontos separam o quarto colocado (Grêmio) do líder. Outros seis separam o oitavo (Coritiba) do G-4. É justamente a mesma distância do Coxa para a zona de rebaixamento.

A 19ª rodada terá cinco jogos no sábado e outros cinco no domingo. Destaque para Cruzeiro x Flamengo, reedição de duelo de sair faísca pela Copa do Brasil - em que os cariocas, mal no Brasileiro, conseguiram eliminar o líder do Nacional.


FLUMINENSE x BAHIA
Confronto bolinha Fluminense x Bahia (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 18H30M - MARACANÃ

Aos poucos, sorrateira, quase invisível, chegou a zona de rebaixamento para gritar no ouvido do Fluminense o aviso de que 2013 não acabou - de que ainda pode oferecer emoções bastante desagradáveis aos tricolores. Com apenas uma vitória nos últimos oito jogos, o Flu precisa de recuperação. E urgente, sob pena de voltar a conviver com uma assombração que parecia restrita ao passado - depois da fuga histórica em 2009 e dos títulos em 2010 e 2012. A equipe das Laranjeiras só não está entre os rebaixados porque o Criciúma surpreendeu o São Paulo nesta quinta-feira, mantendo-o no Z-4. Vanderlei Luxemburgo vê recuperação de espírito no elenco, que volta ao Maracanã. A diretoria reduziu os valores dos ingressos, na expectativa de levar grande público ao estádio. Mas toda a mobilização dos cariocas tem como ressalva a presença de um adversário que já mostrou força no Brasileirão, mas agora vive momento instável. O Bahia tem duas derrotas seguidas na competição e venceu apenas um dos últimos sete jogos que disputou. Com isso, se afastou do bloco dos líderes. Está mais perto da zona de rebaixamento do que do G-4 - e apenas quatro pontos à frente do próprio Flu. Também precisa pontuar.

Cartola FC: Em casa, é de esperar que a defesa do Flu consiga segurar o placar em branco, o que daria cinco pontos a qualquer defensor. Mas, da defesa tricolor, quem costuma aparecer bem no ataque é o lateral Carlinhos (C$ 13,15), que já fez três gols no Brasileirão. Se achar que quem segura as pontas é o Tricolor baiano, a aposta pode ser no goleiro Marcelo Lomba (C$ 13,66), que tem 22 defesas difíceis no fantasy game.

Na TV: Premiere FC, com Julio Oliveira e Roger Flores.

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), com Carlos Berkenbrock (SC) e Marcus Vinícius Gomes (MG).

Você sabia que... O Fluminense somou seis pontos diante do Bahia no Campeonato Brasileiro de 2012. Ano passado, o Tricolor carioca deu goleada no Bahia por 4 a 0 no Engenhão (19/07), gols de Fred (2), Thiago Neves e Wallace, e venceu por 2 a 0 em Salvador (10/10), gols de Bruno e Rafael Sóbis. Já no Brasileirão de 2011, o Bahia obteve também seis pontos diante do Flu, vencendo  por 1 a 0 no Engenhão (18/06/11), gol de Jóbson, e por 3 a 0 em Salvador (18/09/11), gols de Souza (2) e Gum (contra).


VITÓRIA x ATLÉTICO-MG
Confronto bolinha Vitória x Atlético MG (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 18H30M - BARRADÃO

Na prática, é agora que começa a passagem de Ney Franco pelo Vitória. O treinador mal conheceu o elenco e, sem um treino sequer, comandou a equipe na derrota de 2 a 1 para o Flamengo, quarta-feira. Só foi a campo com seus novos subordinados nesta quinta. Novamente, terá tempo quase nulo para fazer o time rubro-negro evoluir. A situação começa a ficar preocupante. São quatro derrotas seguidas, e o bom início de campeonato, com presença entre os líderes, parece ter sido uma miragem. A meta é provar que não foi - e recuperar Maxi Biancucchi, sem gols desde a 12ª rodada, pode ajudar. Já o Galo segue sua caminhada para escapar de qualquer ameaça de queda, já que a vaga na Libertadores foi garantida com a conquista do título continental deste ano - e a grande meta é fazer uma boa preparação para o Mundial. Aos poucos, o Atlético volta aos eixos. Já são sete jogos sem derrotas no Brasileiro, incluindo o empate por 2 a 2 com o Fluminense na última rodada, com dois gols de falta de Ronaldinho Gaúcho.

Cartola FC: Já passou da hora de Maxi Biancucchi (C$ 19,12), que começou o campeonato voando, voltar a jogar bem. E a redenção pode ser diante dos campeões da América, com a ajuda da torcida rubro-negra no Barradão. Mas não podemos descartar o Galo de forma alguma e, se o assunto é redenção, vá de Diego Tardelli (C$ 11,36), que está devendo no Brasileirão e tem boa chance de mudar o quadro em Salvador.

Na TV: SporTV (menos para a Bahia), com Odinei Ribeiro e Belletti, e Premiere FC.

Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Wagner de Almeida Santos (RJ).

Você sabia que...  Nas últimas três vezes que as duas equipes se enfrentaram em Salvador, o Vitória não levou a pior: ganhou por 3 a 0 pela Copa do Brasil de 2009;  houve empate de 0 a 0 pelo Brasileiro de 2009; e o time baiano venceu por 4 a 3 pelo Brasileiro de 2010 (todos no Barradão). A última vitória do Atlético sobre o Vitória em Salvador aconteceu há quase cinco anos: Atlético 1x 0 Vitória, no dia 09/11/2008.


PONTE PRETA x INTER
Confronto bolinha Ponte Preta x Internacional (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 18H30M - MOISÉS LUCARELLI

Experimente perguntar a um colorado se ele confia mais em vitórias contra líderes ou contra times que lutam contra o rebaixamento. É batata: quanto pior o adversário estiver na tabela, mais o torcedor do Inter ficará desconfiado. Depois de uma vitória tão importante como a desta quarta-feira, contra o Corinthians, quebrando uma sequência de seis empates, os gaúchos tentam abafar a síndrome de Robin Hood: aquele que tira pontos dos ricos para ceder aos pobres. As duas únicas derrotas vermelhas no Brasileirão foram contra Bahia (em enorme crise na época) e Náutico (lanterna disparado do campeonato). A ideia é evitar que o mesmo aconteça contra a Ponte Preta, que se debate contra a queda. Para isso, Dunga deve manter o time que venceu na última rodada, com o garoto Otávio como titular. Na Ponte Preta, a água já bate no pescoço. A queda é impressionante: cinco derrotas consecutivas. A campanha já é pior do que em 2006, quando a Macaca foi rebaixada. O técnico Jorginho pediu vergonha na cara ao elenco durante a semana. O clima não é dos melhores. Exemplo: o goleiro Roberto disse que viu jogador caminhando em campo contra a Portuguesa, cobrou que ele corresse e ouviu que deveria ficar quieto.

Cartola FC: Assim como a Macaca na competição, que estacionou no Z-4 e gostou, o atacante William (C$ 15,22) parou nos 10 gols há quatro jogos, perdeu a liderança da artilharia e vem se desvalorizando no Cartola FC. Se acredita no artilheiro ponte-pretano, essa pode ser a hora da virada. Jogando fora de casa, não dá para inventar no Inter. Vá de D'Alessandro (C$ 18,54) no meio ou de Leandro Damião (C$ 19.07), as melhores médias entre os titulares.

Na TV: Premiere FC, com Osvaldo Luis e Renato Leal.

Arbitragem: Edivaldo Elias da Silva (PR), com Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ) e Carlos Jorge Titara da Rocha (AL).

Você sabia que...  A primeira partida disputada entre Ponte Preta e Internacional pelo Campeonato Brasileiro aconteceu no dia 24/11/76, no Beira-Rio, e terminou com vitória do Colorado por 2 a 0, gols de Caçapava e Jair.


SANTOS x GOIÁS
Confronto bolinha Santos x Goias (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 18H30M - VILA BELMIRO

A esperança de beliscar o G-4 alimenta Santos e Goiás no jogo deste sábado. O time esmeraldino, empurrado pelo talento de Walter, talvez o melhor jogador do primeiro turno do Brasileiro, não perde há um mês. São sete jogos de invencibilidade. Resultado: já está apenas quatro pontos atrás do quarteto de líderes. Se vencer de novo, a equipe goiana mergulhará na segunda metade do campeonato em condições de já migrar para o bloco de elite. É a mesma meta do Santos, que parece ter campanha menos sólida, mas conta com pontuação prejudicada pela defasagem de duas rodadas. Para recuperar terreno, o Peixe precisará emendar jogos - diminuindo o tempo de descanso e de treino. Se sobreviver bem aos próximos dias, o Alvinegro pode virar novo candidato ao G-4. A tarefa é complicada: quatro jogos em oito dias. Depois deste sábado, o Santos visita Inter na terça e Flamengo na quinta e depois recebe o Botafogo no domingo. Contra o Goiás, o Peixe estreará seu novo terceiro uniforme, em azul-marinho.

Cartola FC: Desde que ganhou a vaga no time titular, o goleiro Aranha (C$ 6,99) se destaca com defesas plásticas e, em casa, pode garantir o placar zerado. Se o camisa 1 segurar lá atrás, Thiago Ribeiro (C$ 11,29) pode decidir na frente para o Peixe. E é verdade que se Walter (C$ 10,89) fez dois gols no meio de semana e seria difícil repetir o desempenho na Vila Belmiro, não indicar o centroavante esmeraldino, com um preço tão em conta, seria um grande erro.

Na TV: Premiere FC, com Linhares Júnior e Müller.

Arbitragem: Wagner Reway (MT), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Paulo César Silva Faria (MT).

Você sabia que... O jogo mais espetacular entre Santos e Goiás pelo Campeonato Brasileiro aconteceu em 1974, quando as duas equipes empataram por 4 a 4 no Pacaembu (06/02/1974). Marcaram para o Santos Nenê (3) e Léo. Para o Goiás, Paghetti (3) e Lucinho.


GRÊMIO x PORTUGUESA
Confronto bolinha Grêmio x Portuguesa (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 21H - ARENA GRÊMIO

A impressionante arrancada do Grêmio rumo às primeiras colocações do Campeonato Brasileiro foi freada pela derrota de 2 a 0 para o Goiás na última rodada. Agora, o Tricolor volta para casa, onde venceu seis dos nove jogos que disputou no campeonato - empatou dois e só perdeu para o Coritiba. O time de Renato Portaluppi busca novo embalo. Em tese, o momento é ideal, visto que os dois próximos adversários são Portuguesa e Náutico, ambos moradores da zona de rebaixamento. Em tese, porque talvez não haja momento pior para encarar a Lusa, com confiança em alta após duas vitórias seguidas na competição - sobre Bahia e Ponte Preta.  Os paulistas buscam sua primeira vitória como visitantes. Até agora, o máximo que conseguiram longe de casa foram quatro empates. O Tricolor comemora o retorno do zagueiro Rhodolfo, alicerce do esquema 3-5-2, e a Portuguesa confia em profissionais acostumados ao Rio Grande do Sul - caso do técnico Guto Ferreira, de longa passagem pelo Inter como treinador da base ou auxiliar da comissão técnica profissional, e do meia Souza, ex-jogador do Grêmio.

Cartola FC: O técnico Renato Gaúcho (C$ 12,29) confirmou a volta de Zé Roberto (C$ 22,83) ao time titular do Grêmio e não vamos perder a oportunidade de dar a dica de um dos melhores jogadores do campeonato. Com o 10 de volta, que tal estender um pouco a aposta gremista e colocar também o ataque Barcos (C$ 19,16) e Kleber (C$ 11,82) entre os seus titulares? A Lusa, porém, costuma deixar o seu golzinho mesmo quando perde. Escalar o atacante Gilberto (C$ 7,85) não é nenhum absurdo.

Na TV: Premiere FC, com Luis Alano e Mario Marcos.

Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), com Fábio Pereira (TO) e Edílson Frasão Pereira (TO).

Você sabia que... Grêmio e Portuguesa já decidiram um Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Essa final foi em 1996. A Lusa contava com grandes jogadores, como Rodrigo Fabri, Clêmer e Zé Roberto. Na primeira partida, dia 11/12/1996, houve vitória paulista por 2a 0, gols de Gallo e Rodrigo, no Morumbi. Na partida de volta, dia 15/12/1996, no Olímpico, triunfo gaúcho por 2 a 0, gols de Paulo Nunes e Aílton. Como o Grêmio tinha melhor campanha, conquistou o título no critério de desempate.


CORINTHIANS x NÁUTICO
Confronto bolinha Corinthians x Náutico (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 16H - PACAEMBU

Era natural que se esperasse mais do Corinthians, atual campeão do mundo, nesta primeira metade de Brasileirão. Havia potencial para uma campanha superior. Mas o Timão ao menos chega ao fim do primeiro turno beirando o topo da tabela, em condições de entrar no returno dentro do G-4. Depois da derrota de 1 a 0 para o Inter, o time de Tite encara o Náutico, lanterna do campeonato. A equipe paulista tem uma série de desfalques ofensivos: Douglas, Emerson, Alexandre Pato, Guerrero... Léo, garoto de 18 anos, deve atuar ao lado de Romarinho, com Danilo um pouco atrás deles e Ibson mais liberado para atacar. Mesmo com tantos desfalques, o Timão é enorme favorito contra o Timbu, de campanha vexatória no campeonato - apenas oito pontos em 18 rodadas, com 15,7% de aproveitamento e cinco derrotas consecutivas. Nesta quinta-feira, os pernambucanos levaram 3 a 0 do Vasco, revoltando sua torcida na Arena Pernambuco.

Cartola FC: A melhor defesa do campeonato merece crédito, e colocar a dupla Gil (C$ 13,86) e Paulo André (C$ 6,92) pode garantir pontos preciosos, apesar de o Timão estar bem desfalcado. O atacante Léo (C$ 1,59) será a surpresa entre os titulares alvinegros. O Timbu será uma aposta de alto risco na rodada, não apenas por estar mal no Brasileirão, mas acabou de mudar o técnico. Levi Gomes (C$ 7,08) só vai comandar o primeiro treino neste sábado e pode mudar tudo em relação ao time que vinha jogando.

Na TV: TV Globo (apenas para PE), com Rembrandt Júnior e Marquinhos, e Premiere FC, com Jota Júnior e Rivelino Teixeira.

Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR), com Neuza Inês Back (SC) e Ivan Carlos Bohn (PR).

Você sabia que... O mando de campo costuma ser decisivo nas partidas disputadas entre Corinthians e Náutico pelo Campeonato Brasileiro. Apenas em quatro dos 18 jogos a equipe visitante saiu de campo vencedora. O Timão venceu duas vezes no Recife (1 a 0 em 1972 e 2 a 1 em 1980), e o Náutico ganhou duas vezes em São Paulo (3 a 0 em 2007 e 3 a 2 em 2009).


CRUZEIRO x FLAMENGO
Confronto bolinha Cruzeiro x Flamengo (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 16H - MINEIRÃO

Jogão. Os ótimos confrontos pela Copa do Brasil ganham novo capítulo neste domingo, pelo Brasileirão. E o caráter decisivo segue impregnando o encontro entre mineiros e cariocas. A Raposa, líder do Nacional, precisa vencer para se manter ali; o Rubro-Negro, ainda encucado com o risco de rebaixamento, busca alívio maior na tabela. O Fla se deu melhor na Copa do Brasil, mas a diferença de rendimento entre as duas equipes no Brasileiro é escancarada pela tabela. Os mineiros provaram que a eliminação em um torneio não causou maiores abalos em outro. Depois de cair para o Flamengo, o Cruzeiro teve dois jogos no Nacional, com duas vitórias - sobre Vasco e Ponte Preta. Parece cada vez mais forte, agora com o acréscimo de Julio Baptista, que se insere na equipe aos poucos. O time de Mano Menezes, em contrapartida, foi goleado pelo Corinthians e depois bateu o Vitória, por 2 a 1, com dois gols de Hernane, que seguirá no time no Mineirão - até porque seu concorrente, Marcelo Moreno, está com a seleção boliviana.

Cartola FC: A Raposa vai entrar com tudo para vingar a eliminação na Copa do Brasil. Um dos que mais sentiram aquela derrota foi o zagueiro Dedé (C$ 22,89). Ele vem crescendo de produção e ainda aparece bem no ataque nas jogadas aéreas. O meia Éverton Ribeiro (C$ 14,25) também estará em campo e pronto para mais um gol de placa em cima do rival carioca. Pelo lado rubro-negro, Hernane (C$ 16,25) está com a corda toda para se garantir entre os titulares e terá nova chance, enquanto Marcelo Moreno está na seleção boliviana.

Na TV: TV Globo (exceto SP, PR - menos Curitiba -, PE e Belo Horizonte), com Luís Roberto, Júnior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Rogério Corrêa e Bob Faria.

Arbitragem: Anderson Daronco (RS), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Nadine Câmara Bastos (SC).

Você sabia que... Os atacantes Nélio (ex-Fla), Fred, Thiago Neves e Deivid são os artilheiros dos confrontos entre Flamengo e Cruzeiro em Brasileiros, com três gols cada um. Vale destacar que grandes jogadores do futebol brasileiro balançaram as redes neste clássico em Brasileiros, como Paulo Cezar Caju, Marcelinho e Renato Gaúcho, pelo Fla, Palhinha, Joãozinho e Ronaldo, pelo Cruzeiro. Curiosamente, Zico, o maior artilheiro da história rubro-negra, jamais marcou um gol no Cruzeiro.


CORITIBA x SÃO PAULO
Confronto bolinha Coritiba x São Paulo (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 16H - COUTO PEREIRA

Duas equipes derrotadas na última rodada se enfrentam no Couto Pereira. O problema é muito maior para os visitantes. Quando o São Paulo parecia ensaiar uma recuperação, veio o jogo contra o Criciúma, com uma derrota trágica no Morumbi - teoricamente, diante de um adversário que pode ser concorrente direto na luta contra o rebaixamento. Agora, resta ao Tricolor buscar em Curitiba os pontos perdidos para que possa escapar do inferno ainda no primeiro turno. A tarefa está longe de ser fácil, mesmo que a fase do Coxa não seja boa. O Alviverde tem jejum de seis jogos, sequência que custou ao clube paranaense a presença entre os líderes do Brasileirão - levou 3 a 1 do Botafogo neste quinta-feira. Mesmo em casa, onde costuma ser tão forte, o Coxa vem pestanejando. São três partidas sem vencer: derrota de 1 a 0 para o Vasco, empate por 1 a 1 com a Portuguesa e outro empate, este por 0 a 0, com o Inter.

Cartola FC: Alex (C$ 20,11) é o cara no meio de campo do Coxa e tem sido sempre o diferencial quando a equipe joga bem. O goleiro Vanderlei (C$ 18,85) é outro atleta de destaque da equipe alviverde e vai fazer o possível para evitar os gols. O Tricolor está desesperado para deixar as últimas posições e aposta sempre no atacante Luis Fabiano (C$ 18,04) para ajudar na virada.

Na TV: TV Globo (para SP, PR - menos Curitiba - e Belo Horizonte), com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Felipe Lestar e Edson Militão.

Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG), com Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ).

Você sabia que... Neste Brasileiro, o Coritiba disputou nove jogos no Couto Pereira, obtendo cinco vitórias, três empates e uma derrota (0 x 1 Vasco), marcou 13 gols e sofreu oito. Como mandante, o Coxa tem aproveitamento de 67%. Para o São Paulo, esta é a 10ª partida fora de casa neste Brasileiro. Como visitante, o Tricolor somou 11 pontos (duas vitórias, cinco empates e duas derrotas), marcou sete gols, sofreu seis e tem aproveitamento de 41%. As duas vitórias são-paulinas como visitante foram diante da Ponte Preta em Campinas (2 a 0) e Náutico no Recife (1 a 0). São Paulo e Flamengo são as únicas equipes com mais pontos ganhos como visitantes que como mandantes.


VASCO x ATLÉTICO-PR
Confronto bolinha Vasco x Atlético PR (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 18H30M - SÃO JANUÁRIO

Jogo com potencial para ser um dos melhores da rodada. O Vasco, quando voltava a se assustar com a área de descenso, conseguiu vitória importante sobre o Náutico - 3 a 0 nesta quinta-feira, fora de casa. Com isso, deu um jeito de escapulir da zona do perigo. Busca agora a segunda vitória seguida (algo que só conseguiu uma vez no campeonato) para ganhar gordura. Mas do outro lado está uma das sensações do campeonato. O Atlético-PR não perde há 11 jogos e tem quatro vitórias consecutivas na competição. Não por acaso, é vice-líder da disputa. O Furacão tem apenas três derrotas no Brasileirão, e todas elas foram como visitante. O técnico Vagner Mancini terá que resolver o problema criado pela lesão do lateral-esquerdo Willian Rocha, que só volta a jogar em 2014. Destaque no Rubro-Negro para Éderson, goleador do Brasileirão, com 12 gols - quase 35% do total do Atlético no campeonato.

Cartola FC: As novidades vêm dando certo na equipe cruz-maltina. De olho nisso, as escalações do meia Marlone (C$ 5,65) e do atacante Willie (C$ 4,72) são apostas baratas e que renderam boas pontuações na últimas rodadas. O Furacão é um dos perseguidores do líder Cruzeiro, e, mesmo fora de Curitiba, precisa partir para o ataque, se quiser pensar em título. O artilheiro Éderson (C$ 17,66) e o zagueiro Manoel (C$ 17.02) têm as melhores médias de pontuação, enquanto o atacante Marcelo (C$ 9,81) é uma alternativa mais barata.

Na TV: Premiere FC, com Julio Oliveira e Raphael Rezende.

Arbitragem: Leandro Vuaden (RS), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e José Eduardo Calza (RS).

Você sabia que... O Vasco jamais perdeu para o Atlético-PR no Rio de Janeiro na história do Campeonato Brasileiro. Em 14 jogos no Rio, todos em São Januário, venceu 11 vezes e empatou três. Marcou 28 gols, contra 13 do Furacão. - As três únicas partidas entre Vasco e Atlético-PR no Rio que não terminaram com vitórias cruz-maltinas foram os empates por  0 a 0 em 1977, 2 a 2 em 2000 e 2 a 2 em 2008.


CRICIÚMA x BOTAFOGO
Confronto bolinha Criciuma x Botafogo (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 18H30M - HERIBERTO HÜLSE

Dos 23 pontos que o Criciúma somou até agora no Brasileirão, 16 foram conquistados em casa. Mesmo que experimente momento de crescimento como visitante, com duas vitórias seguidas fora (1 a 0 sobre Vitória e 2 a 1 contra o São Paulo, o último nesta quinta), o Tigre sabe que sua jaula é um fator a ser utilizado à exaustão para ter uma campanha tranquila no Brasileirão e, assim, conseguir permanecer sem sustos na Série A. Os catarinenses vivem momento especial nesta reta final de turno. O Heriberto Hülse deve lotar para o jogo contra o Botafogo, outro time vindo de vitória na quinta-feira - 3 a 1 sobre o Coritiba. Ao longo da primeira metade do Nacional, o Alvinegro sempre esteve de namoro com a liderança. Não conseguirá entrar no returno com a ponta, mas pode tentar colar no Cruzeiro - a diferença atual é de quatro pontos. Oswaldo de Oliveira não terá o craque Seedorf, suspenso, e terá que usar seu terceiro goleiro, Milton Raphael, já que Jefferson está com a seleção brasileira e Renan foi expulso contra o Coxa. Destaque para o garoto Hyuri, autor de dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, um deles comentado até agora.

Cartola FC: O Tigre se aproxima do grupo dos líderes a cada rodada que passa, e uma de suas peças mais importantes é o lateral Sueliton (C$ 6,06), sem contar o bom desempenho do atacante Lins (C$ 20,71). Os visitantes cariocas, porém, também podem aprontar e, sem o suspenso Seedorf, um bom resultado passa pela atuação do atacante Rafael Marques (C$ 21,49) e pela segurança do garoto Dória (C$ 15,19) na defesa do Bota. O garoto Hyuri, sensação da última rodada, com os dois gols marcados.

Na TV: SporTV (menos SC), com Eduardo Moreno e Lédio Carmona, e Premiere FC.

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), com Marcelo Bertanha Barison (RS) e Márcio Gleidson Correia Dias (PA).

Você sabia que...  Botafogo e Criciúma não se enfrentam há nove anos. Os últimos confrontos aconteceram pelo Campeonato Brasileiro de 2004, e a equipe catarinense levou a melhor, obtendo uma vitória e um empate.

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: Globoesporte

0 comments:

Postar um comentário