GUIA DA RODADA #18: pelotão de elite pode abrir uma boa vantagem

A duas rodadas do fim do turno do Campeonato Brasileiro, é possível ver uma razoável diferença de 12 pontos entre o primeiro time fora da zona de rebaixamento para o quarto colocado. Não dá para negar que está tudo muito embolado, friamente falando. Mas um pelotão da frente começa a desgarrar. Os cinco primeiros que o digam. Ainda que Corinthians (quinto), Botafogo (quarto) e Atlético-PR (terceiro) percam seus jogos, é impossível que deixem um intruso entrar no bloco dos cinco primeiros. A diferença do Timão para o Coritiba (sétimo) já é de quatro pontos.

E as diferenças podem aumentar. Se Botafogo e Corinthians vencerem seus jogos contra Coritiba (sétimo) e Inter (oitavo), respectivamente, o buraco entre quinto e sexto pode chegar a cinco pontos ao fim da rodada. Outro clube do bloco da frente que tem chance de segurar o ímpeto de quem vem da zona intermediária é o Cruzeiro, contra o Bahia (nono). Na abertura da rodada, porém, um integrante do pelotão de cima sucumbiu diante de um emergente: o ainda vice-líder Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Goiás, que provisoriamente pulou para o sexto lugar.

Lá embaixo a coisa anda pegando fogo também. E cada vez com um mais coladinho no outro. Os cariocas que abram o olho. O São Paulo, que vem se recuperando, venceu o Náutico em jogo atrasado disputado nesta terça (1 a 0) e pode sair de vez do Z-4 contra o Criciúma, na quinta, se aguentar o tranco dos dois jogos em curto espaço de tempo.  Portuguesa e Ponte Preta se enfrentam, e uma vitória da Lusa complicaria a vida de Flu e Fla em caso de derrotas dos cariocas.

Como a rodada teve início oficialmente na terça-feira, com Goiás 2 x 0 Grêmio, o mercado do Cartola FC já está fechado. As habituais barbadinhas para o fantasy game não se fazem presentes neste guia.


FLAMENGO X VITÓRIA
Confrontos guia da rodada bolas - Flamengo x Vitória (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)QUARTA - 19H30M - MARACANÃ

É com essa pressão que o Flamengo vai receber o Vitória. O Rubro-Negro carioca não vence há quatro partidas, desde o Fla-Flu na 13ª rodada, dia 11 de agosto. De lá para cá, foram dois empates e duas derrotas. González, servindo à seleção do Chile, Moreno com a Bolívia, e Léo Moura lesionado, estão fora. Já os baianos, depois de um começo promissor, vêm de três derrotas seguidas, que somadas à eliminação na Copa Sul-Americana resultaram na demissão do técnico Caio Junior. Ney Franco foi contratado para assumir o comando da equipe e ajudar o Leão a reencontrar o bom momento do início do campeonato, quando frequentou assiduamente o G-4. O zagueiro Kadu, recém-contratado, e o meia Renato Cajá, voltando de suspensão, estarão à disposição.

Na TV: Sportv (menos RJ) e PremiereFC 2: Júlio Oliveira e Roger Flores

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP)  apita o jogo, auxiliado por Marrubson Melo Freitas (DF) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO).

Você sabia que... o Flamengo tem ótimo retrospecto contra o Vitória em jogos no Rio, pelo Brasileirão? Em 15 jogos, o time carioca venceu 11, empatou dois e perdeu outros dois. Os baianos, por sua vez, têm em seu elenco sete jogadores com passagens pelo Fla: o goleiro Wilson, os zagueiros David Braz e Fabrício, os meias Vander e Marquinhos e o atacante Maxi Biancucchi, além do recém chegado lateral esquerdo Juan. E não vencem os cariocas há cinco anos (cinco jogos).


ATLÉTICO-PR X SANTOS
Confrontos guia da rodada bolas - Atlético-PR x Santos (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)QUARTA - 19H30M - DURIVAL DE BRITO

Há dez rodadas sem perder, o Atlético-PR tem a grande arrancada do Campeonato Brasileiro até agora. O time conquistou 24 dos últimos 30 pontos que disputou e saiu da zona de rebaixamento direto para o G-4, onde ocupa a terceira colocação. Os paranaenses não poderão contar com o volante Bruno Silva, mas se apoiam nos gols de Ederson, artilheiro do Brasileirão com 12 gols. No Santos, são seis jogos sem perder e a vitória contra o Fluminense, no Rio, animou ainda mais o Peixe, que viu Thiago Ribeiro marcar seu primeiro gol pelo clube. Mena é o único desfalque em relação ao time que bateu o Tricolor.

Na TV: PremiereFC 2: Linhares Júnior e Belletti

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ) apita o jogo, auxiliado por Thiago Gomes Brígido (CE) e José Javel Silveira (RS).

Você sabia que... Atlético-PR e Santos já disputaram o título do Brasileiro até a última rodada? Em 2004, os paulistas passaram os paranaenses na penúltima rodada, e ficaram com a taça ao vencerem o Vasco na última.


PORTUGUESA X PONTE PRETA
Confrontos guia da rodada bolas - Portuguesa x Ponte Preta (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)QUARTA - 21H - CANINDÉ

O confronto dos desesperados tem um objetivo animador para as duas equipes. Quem vencer pode deixar a zona de rebaixamento. A Portuguesa, na 18ª posição, está entre os quatro últimos desde a sexta rodada. A Ponte, em 19º, está sentindo a falta dos gols de Willian, que não marca há três jogos, e há duas rodadas está no Z-4. Em relação ao time que atropelou o Bahia no último sábado, apenas Ferdinando não joga, suspenso pelo terceiro amarelo. Advíncula e Luis Ramírez, convocados para a seleção peruana, e Giovanni, expulso contra o Grêmio, desfalcam a Macaca.

Na TV: PremiereFC 5: Bacchin Jr. e Ivan Andrade

Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho (SP) apita o jogo, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Alexandrino (SP).

Você sabia que... Portuguesa e Ponte Preta se enfrentaram apenas 10 vezes na Série A do Campeonato Brasileiro e a Lusa venceu somente uma vez? Foi por 1 a 0, no Canindé, no dia 27 de setembro de 1998, gol de Leandro Amaral. A Ponte leva vantagem neste confronto na primeira divisão, com cinco vitórias: 1x0 em 1976; 2x1 em 99; 3x1 em 2000; 2x1 em 2001; 2x1/2012.


BAHIA X CRUZEIRO
Confrontos guia da rodada bolas - Bahia x Cruzeiro (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)QUARTA - 21H50M - FONTE NOVA

O Bahia tenta se recuperar depois de mal ver a bola na partida contra a Portuguesa. O confronto acontece na Fonte Nova, onde o time consquistou quatro de suas seis vitórias no Brasileirão. Com campanha superior à do time campeão em 2003, o Cruzeiro espera seguir no caminho das vitórias. A Raposa, no entanto, tenta melhorar seu retrospecto fora de casa, onde conquistou apenas 11 dos 34 pontos que tem. Dagoberto, expulso contra o Vasco, está fora, junto com outros sete desfalques por lesão. Borges pode voltar.

Na TV: Globo: Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende para Belo Horizonte, Varginha, Montes Claros e Coronel Fabriciano. PremiereFC 4: Pedro Canísio e Jorge Allan

Arbitragem: Paulo César de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Luís Carlos Câmara Bezerra (RN) e Pedro Santos de Araújo (AL).

Você sabia que... goleadas são comuns na história deste confronto em Campeonatos Brasileiros? A maior delas aconteceu em 2003, quando o Cruzeiro venceu por 7 a 0 em Salvador. O Cruzeiro também venceu por 5x0 em 1979 e 95 e por 6 a 0 em 1993 com 5 gols de Ronaldo. Já as maiores vitórias do Bahia sobre o Cruzeiro em Brasileiros aconteceram em 1980 e 82, quando o Tricolor baiano venceu por 3x0, ambas em Salvador.


INTERNACIONAL X CORINTHIANS
Confrontos guia da rodada bolas - Internacional x Corinthians (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)QUARTA - 21H50M - ESTÁDIO DO VALE

Com o caldeirão fervendo. É assim que o Inter espera receber o Corinthians, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo - o Beira-Rio está interditado para obras de reforma. Apesar de ainda não ter lotado as arquibancadas com a capacidade do estádio (15 mil), a diretoria aposta no apoio dos colorados e chegou a fazer um apelo para que compareçam ao jogo. Para convencer os torcedores, porém, será preciso mostrar mais do que foi apresentado nas últimas partidas. Há 40 dias o time não sabe o que é vitória na competição. Por outro lado, o adversário vem de uma goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo. E com um artilheiro motivado. Além dos dois gols diante dos cariocas, Alexandre Pato foi convocado para o lugar de Fred, cortado da Seleção por conta de uma lesão. Aí é que mora o problema. O atacante terá de se apresentar à comissão técnica do Brasil e não pega o Inter. Para completar, Paolo Guerrero vai defender o Peru e também está fora. Emerson Sheik deve ser o titular ao lado de Romarinho, enquanto Danilo e Douglas formam o meio de campo. Se vencer, o Corinthians pode entrar no G-4, já que está a apenas um ponto da zona de classificação para a Libertadores.

Na TV: Globo: Cléber Machado, Walter Casagrande, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba para para SP, PR, SC, RS (menos Porto Alegre), GO, TO e SE. PremiereFC 2: Ramiro Ruschel e Batista

Arbitragem: Paulo Henrique Godoi Bezerra (SC) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Adson Marcio Lopes Leal (BA).

Você sabia que... apenas nove das 52 partidas entre as equipes pelo Brasileiro terminaram com vitórias do visitante? O Colorado venceu cinco vezes em São Paulo, e o Timão, quatro em Porto Alegre.


ATLÉTICO-MG X FLUMINENSE
Confrontos guia da rodada bolas - Atlético-MG x Fluminense (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)QUARTA - 21H50M - INDEPENDÊNCIA

Duas opções a mais, duas a menos. Assim o técnico Cuca vai precisar armar o Atlético-MG. Sem Josué, suspenso, e Jô, convocado, terá a volta de Ronaldinho Gaúcho e Leonardo Silva. Por falar em Ronaldinho, foi dele o passe que definiu o jogo no mesmo Independência, no ano passado. Contra o mesmo adversário. Enquanto o Galo lutava pelo título brasileiro, fez 3 a 2 no Fluminense, em casa. Passe do R10, gol de Leonardo Silva. Com a dupla de volta, os mineiros recebem novamente os tricolores. E a situação é totalmente diferente. Atual campeão, o Flu vive momento bem complicado. Fora da zona de rebaixamento por ter uma vitória a mais que o São Paulo, o Flu sofre ainda com a ausência do seu artilheiro. Fred sofreu um grave estiramento muscular na coxa direita e pode ficar fora do restante da temporada. O técnico Vanderlei Luxemburgo vai apostar no meia Robert, de 16 anos, convocado para ficar como opção.

Na TV: Globo: Luís Roberto, Júnior e Renato Marsiglia para RJ, ES, MS, MT, BA, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF e para as cidades de Porto Alegre, Uberlândia, Ituiutaba, Araxá e Juiz de Fora. PremiereFC 3: Jaime Júnior e Léo Figueiredo

Arbitragem: Anderson Daronco (RS) apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Anderson José de Moraes Coelho (SP).

Você sabia que... a última vitória do Fluminense sobre o Atlético-MG foi no dia 23 de setembro de 2010, em uma goleada por 5 a 1, no Engenhão? Na ocasião, o técnico Vanderlei Luxemburgo comandava o Galo e, após a derrota, foi demitido.


BOTAFOGO X CORITIBA
Confrontos guia da rodada bolas - Botafogo x Coritiba (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)QUINTA - 19H30M - MARACANÃ

Sinal amarelo para Botafogo e Coritiba. Líderes até duas rodadas atrás, os cariocas perderam para o Atlético-PR e empataram com o São Paulo na última rodada. Além de saírem da primeira posição, agora em quarto, quatro atrás do primeiro colocado Cruzeiro. Se não bastasse a saída de Vitinho, Lodeiro vai defender a seleção uruguaia e vai dar mais dor de cabeça ao técnico Oswaldo de Oliveira. Para o Coritiba a situação é ainda pior: são cinco jogos sem vencer, distância para o G-4 ampliada (são cinco pontos) e só uma vitória no Rio de Janeiro pode ajudar a retomar o caminho.

Na TV: PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Lédio Carmona

Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Edilson Frasão Pereira (TO).

Você sabia que... apenas em quatro dos 32 confrontos entre Botafogo e Coritiba em Brasileiros, a equipe que marcou o primeiro gol do jogo perdeu a partida? Em 1998, Coritiba perdeu por 3 a 2, e em 2001, 2011 e 2012 o Botafogo sofreu viradas perdendo por 3 a 2, 3 a 1 e 3 a 2, respectivamente.


SÃO PAULO X CRICIÚMA
Confrontos guia da rodada bolas - São Paulo x Criciúma (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)QUINTA - 21H - MORUMBI

Revigorado após derrotar o Náutico por 1 a 0, no Recife, o São Paulo tenta mais uma vitória para, dependendo de outros resultados, enfim deixar a zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.  De cara, o técnico Paulo Autuori não poderá contar com o zagueiro Antônio Carlos, expulso diante do Timbu. No Criciúma o momento é de ascensão. São dois triunfos seguidos (Coritiba e Vitória) que deixaram o time mais distante da zona de rebaixamento. Para isso a equipe conta com um auxiliar que vem ganhando confiança no comando. Ainda interino, Sílvio Criciúma foi o responsável por comandar o Tigre nos dois triunfos seguidos.

Na TV: PremiereFC 3: Reinaldo Porto e Müller

Arbitragem: Wagner Reway (MT) apita o jogo, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO).

Você sabia que...  o primeiro jogo oficial entre as duas equipes aconteceu só em 1988? Foi pelo Brasileirão daquele ano e o São Paulo venceu por 1 a 0, gol de Mário Tilico. Na Libertadores de 92, conquistada pelo Tricolor Paulista, os times se enfrentaram quatro vezes, com uma vitória do Criciúma, duas vitórias dos são-paulinos e um empate. No total, foram 14 jogos, com sete vitórias do São Paulo, três dos catarinenses e quatro empates.


NÁUTICO X VASCO
Confrontos guia da rodada bolas - Náutico x Vasco (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)QUINTA - 21H - ARENA PERNAMBUCO

O Náutico deu sequência a seu péssimo momento ao perder em casa para o São Paulo, na terça-feira, em jogo atrasado do Campeonato Brasileiro. Mesmco com um homem a mais em boa parte do segundo tempo, o lanterna não conseguiu evitar a derrota. O Vasco, por sua vez, não vence há quatro jogos e viu a zona de rebaixamento se aproximar novamente. Fora de casa o time conquistou apenas oito dos 24 pontos que disputou. O time espera repetir o bom retrospecto que conseguiu jogando no Recife em 2012, quando venceu o Sport e empatou com o Náutico. Para este jogo, o time não contará com Rafael Vaz e Yotún, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O lateral ainda foi convocado para a seleção peruana, que disputa as Eliminatórias sul-americanas nesta sexta-feira e na próxima terça-feira. Montoya, com uma conjuntivite é dúvida. Pedro Ken volta ao time após cumprir suspensão.

Na TV: SporTV (menos PE) e PremiereFC 2: Rembrandt Júnior e Luiz Ademar.

Arbitragem: Jaílson Macedo Freitas (BA) apita o jogo, auxiliado por Kléber Lúcio Gil (SC) e Fábio Pereira (TO).

Você sabia que... em 23 partidas entre as duas equipes pela Série A, o resultado que mais aconteceu foi o empate? Foram 12 jogos que terminaram com o placar igual. O Vasco venceu oito vezes, sendo quatro delas no Recife e o Náutico apenas três, sendo duas na capital pernambucana.

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: Globoesporte

0 comments:

Postar um comentário